quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ovos moles de Aveiro







Queridos leitores,


Esta receita portuguesa é usada por várias doçerias em recheio de bolo. Há variações e vou atualizá-las neste mesmo post sempre que possível. Pelo teor dos ingredientes - e por teor, obviamente, me refiro às 20 gemas -, escolhi esta receita por cremosidade. A União tem uma bem antiguinha, que leva farinha de arroz para espessar. Lembre-se sempre de remover a película das gemas, aromatizar apenas no fim da preparação, para que seu extrato ou essência não evapore. Fique à vontade caso queira adicionar aniz estrela, cravo em pau, cardomomo, água de rosas, de laranjeira, zest de limão, suco de laranja (que pode ser que talhe, ok?). Com as 20 claras, faça um pudim ou ilha de claras em creme inglês!


Ingredientes

Água (250ml)
Açúcar (500g)
Gemas (20)

Modo de fazer

1 - Vamos levar a água e o açúcar numa panela e mexer bem para desfazer todos os grumos. Então, levar a fogo médio e não voltar a mexer

2 - Nossa calda deve atingir o ponto de fio, em 114ºC, e então deve esfriar

3 - Retire a película das gemas ou passe-as por uma peneira. Bata-as com um fouet ou na sua batedeira até que aumentem de volume

4 - O próximo passo é adicionar as gemas batidas na calda de açúcar e levar novamente ao fogo. Lembre-se de mexer sempre até que levante fervura.
5 - Retire do fogo e cubra com um PVC de contato. Faça um banho maria de gelo com água e, logo após, monte os ovos moles em tacinhas ou use como recheio de bolo.

1 comentários:

Anônimo

Ola deve ser bom esté crème

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP