quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bolo Negro do Viena Delicatessen (Flourless chocolate cake)



Gente,


A primeira vez que fiz essa receita, vazou 1/3 da fôrma. Ainda assim, ficou suficientemente bom para que eu voltasse a fazer. Para quem gosta de bolos de chocolate pastosos, estilo mousse (eu não vivo sem isso), este aqui não leva farinha. Por isso fica cremoso, pois se trata de chocolate, manteiga e gemas...Acompanha uma caldinha de frutas vermelhas bem pedaçuda, igualzinha à que eles fazem por lá...Mas não se acanhe, faça este bolo com especiarias, tome com Banyul's, tome com licor de menta ou sorvete!



MASSA

300g de chocolate meio amargo picado
100g de chocolate ao leite picado
1 lata de creme de leite com o soro
8 gemas grandes
200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
150g de açúcar
60g de cacau em pó peneirado
3 colheres de sopa de conhaque
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de essência de baunilha
1 colher de café de essência de rum
8 claras
50g de açúcar


COBERTURA

300g da Massa negra (que esta reservada)
100g de chocolate meio-amargo picado
100ml de creme de leite fresco


MODO DE FAZER

1 - Pique o chocolate ao leite e o amargo para levar ao microondas num pirex de vidro. Potência média, cerca de 1,5min, sempre tirando a cada 30 segundos para mexer. Assim que estiver homogêneo, acrescente o creme de leite com o soro e misture. Reserve.


2 - Na batedeira, bater primeiro as gemas, depois com o açúcar até esbranquiçar e, enfim, a manteiga em temperatura ambiente. Peneire o cacau; então despeje a ganache reservada, o conhaque, o bicarbonato e as essências. 

3 - Bata as claras em neve e adicione os 50g de açúcar aos poucos até formar um meregue suíço. Envolva delicadamente o merengue na massa anterior até que fique homogêneo.

4 - Reserve 300g da massa pronta. Com o resto, espalhe em uma assadeira redonda de 25 cm de diâmetro untada e enfarinhada. Então, leve ao forno pré-aquecido à 180 graus em banho-maria e asse por aproximadamente 30 minutos. Banho maria é um dos segredos desse bolo!


5 - Lembra da massa reservada? Você não vai acreditar, mas ela vai voltar ao fogo com mais chocolate e creme de leite para virar a cobertura. Duvida? Tente e veja por si só mais esta maravilhosa receita no palatável.



Espero que gostem!

10 comentários:

iliane

oi Marcel..obrigado por postar essa maravilha..a algum tempo atras.... alguem me passou essa receita e tentei fazer..e como você..ela derramou a metade no fôrno..rssss..mas..todo mundo amou..depois..em algumas mudanças de casa e de vida..apagou do meu pc! essa receita incrivel!!amei ter de novo!!um grande abraço...

Unknown

Tenta fazer, Iliane! Depois que você pega o jeito, fica muito fácil. E não precisa assar demais. Se você gosta de chocolate, esse bolo é o melhor.

Silmara Fernandes

Oi Marcel!!!

Sempre procurei por esta receita e finalmente encontrei. Mas tenho uma dúvida....Só a base vai ao forno em banho-maria?? Ou depois de assar a base retorna ao forno.
Me esclareça por favor, pois estou louquinha para fazê-la. Um abraço Silmara

Silmara

Oi Marcel!!!

Esqueça o comentário anterior....já resolvi minha dúvida!!! rsrsrs Inclusive já fiz a receita, só falta provar!!!
Obrigada, um abraço Silmara

Anônimo

Oi, Marcel,
Sou louco por chocolate e gostaria de fazer o bolo negro do Viena. Tenho uma duvida com relacao a cobertura: apos juntar a massa restante com o chocolate e o creme de leite, quanto tempo de fogo?
Obrigado,
Marcelo Silva

Unknown

Oi, Marcelo! É até entrar em simmer, o suficiente para derreter o chocolate. Não precisa ferver.

Bços

Elizabeth

Olá Marcel. Não consigo assar corretamente o bolo. Em banho-maria ele fica líquido demais no fundo. Acabei colocando de novo no fogo sem o banho-maria. Também não consigo retirá-lo da forma sem que ele quebre todo. Onde estou errando?
Mas ele é mesmo uma delícia apesar da aparência de feito em casa. Obrigada.

Karine Torres

Marcel,

Simplesmente magnífico!!! Para mim, chocálatra de carteirinha, com certeza uma das melhores receitas!!!rsrsrsr
Só uma dúvida: vc costuma assar em forma de fundo removível??? A massa não vaza?? Assei em forma comum e tive um pouco de dificuldade para desenformar..Obrigada!!!!

Valeska

Oi adorei o seu blog, parabéns! Mas tenho uma dúvida, qual a diferença entre extrato de baunilha e a essência? Vi a sua receita de extrato de baunilha e é ótima! Mas nessa receita de bolo negro de Viena vc pede essência de baunilha. Obrigada por sua atenção, abraço, Valeska

jasonbob

kyrie 6
off white
golden goose
kevin durant shoes
off white clothing
moncler
curry 6
jordan shoes
goyard
lebron shoes

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP