terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Geléia de uva pretinha






Gente,


Este último fim de semana foi uma loucura. Passei na Chocolândia, na 25 de Março e também no Mercado Municipal. Dentre várias coisinhas, comprei 4Kg de uva pretinha. Pois é! Fiz geléia e também congelei um pouco de polpa para suco. Vocês não sabem como o sabor é delicioso! Vamos à receita?


INGREDIENTES


2 kg de uva pretinha
1/2 xícara de água
Açúcar



MODO DE FAZER


1 - Lave as uvas e com os dedos, puxe-as dos cachos.

2 - Coloque um punhado delas nas mãos e friccione para encontrar as uvas que ainda têm pedaços do cacho. Retire se puder.

3 - O próximo passo é jogá-las na panela com a água. Com o fogo baixo, vá amassando vez em quando com uma boa colher de silicone para facilitar. Não aumente o fogo e nem aperte demais.

4 - Você sabe que está no ponto quando retira um pouco e tudo que enxerga são as casquinhas bem amassadinhas. Não leva mais que 10 ou 15 minutos  esta etapa.

5 - Próximo passo: vamos passar tudo por uma peneira, tomando cuidado de espremer bem. Lembre-se que as vitaminas, flavonóides  e a pectina estão na casca. Pressione o máximo que puder.

6 - Certo! Agora, para o açúcar, meça quantas xícaras de líquido você obteve. Devemos colocar a mesma quantidade de açúcar e xícaras. Pessoalmente, gosto do fundo azedinho característico da fruta; então, não abuso no açúcar.

7 - Vamos cozinhar nossa geléia em fogo baixo, tomando cuidado de mexer de vez em quando. Para atingir o ponto correto, deixe um prato raso no feeezer e despeje uma colher da mistura sobre ele. Não deixe formarem ondinhas! A geléia ficará dura demais, com cara de industrializada. Você quer um produto com cara de fazenda? Retire do fogo assim que a geléia der uma 'engrossada' sobre o prato. Ao levantar o dedo, ela cai em pedaços cremosos. Essa é a consistência que queremos!

8 - Caso não queira utilizar todas as uvas, faça como eu! Reserve parte da polpa líquida (SEM AÇÚCAR) no freezer.


E boas geléias para todos nós!!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP