quinta-feira, 15 de abril de 2010

Salada de arroz negro





Cultivado há mais de 4 mil anos na China, o arroz preto é uma das variedades das plantas Heirloom, junto do arroz negro indonésio e o arroz proibido. Diferente do arroz branco tradicional esta versão tem sabor de nozes, é rica em ferro e pouco glutinosa; ou seja, não gruda. Quando cozido, se torna arroxeado por conta da antocianina, um dos inúmeros aminoácidos que carrega.

Pois é, se antes ele era conhecido como arroz proibido - porque somente o imperador podia comê-lo -, hoje, ele caiu nas graças da gastronomia, até mesmo desbancando o queridinho arroz integral. Riquíssimo em nutrientes e fibras, além de ajudar a emagrecer, é 11 vezes mais rico em antioxidantes que o integral. Assim aponta pesquisa feita pelo Instituto de Agricultura de Campinas ao afirmar que a variedade tem 20% mais proteína e 30% mais fibras.

Favoritas das nutricionistas, as fibras ajudam não só a emagrecer, mas também a dosar a glicemia, prevenindo contra o diabetes. Como se trata de carboidratos complexos, elas demoram mais para serem digeridas. Você vai perguntar, ‘mas e as calorias?’. Embora as mesmas que do arroz integral, com o arroz preto, o organismo gasta mais energia. Nesse processo, além da perda calórica, tem-se a saciedade também aumentada por conta das proteínas. Na certa, um grande aliado à saúde.

 

Ingredientes (Ingredients)

300g de arroz negro
4 tomates sem sementes - em cubos pequenos
1 cebola roxa grande - em cubos pequenos
Salsinha
Cebolinha
Vinagre balsâmico
Azeite
1 laranja

(300g) (10oz) (0,8lb) black (or forbidden) Rice
4 tomatoes - seedless and finely diced
1 big purple onion
Fresh parsley - finely chopped
Chives - thinly sliced
Balsamic vinager
1 tbs refined sugar
Olive oil
½ orange - extract the juice (blood orange, tangerines work perfectly)



Modo de fazer (Method)


1 - Numa panela de pressão, coloque o arroz e complete com o dobro da quantidade de arroz em água. Ligue. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e aguarde 25min.

Put rice in a pressure cooker and fill in with double amount of water. Turn on high heat. As soon as you hear steam, low heat and let it cook for 25min more.


2 - Enquanto isso, pique todos os ingredientes e já deixe-os juntos com os temperos num bowl.

While that, chop all other ingredients and stir them into a medium bowl.


3 - Assim que o arroz estiver pronto, lave-o em água fria ambundante, revolvendo com os dedos. Esse procedimento ajuda a esfriar, impede que ele continue cozinhando no calor residual e já te permite misturá-lo com os outro ingredientes sem que eles cozinhem ou soltem mais água.

When rice is cooked, wash it with cool water, revolving with both hands. That helps to chill rice and also avoid it to keep cooking on residual heat. Also, you can already mix it with other ingredients without cooking them.


4 - Corrija o sal e a pimenta. Sirva junto de um filet de frango e purê de cenoura.

Adjust salt and pepper and transfer mixture to a serving platter.




 


FAÇA SUA ENCOMENDA!

3 comentários:

Figos & Funghis

Bela salada! Adoro arroz negro, é delicioso!

Unknown

Oi, Sônia! Que maravilha! Aposto que será um sucesso!

Quando quiser, podemos trocar banners...Que tal?

Bjaum!

Anônimo

q otimo,adorei

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP