domingo, 2 de maio de 2010

Salada Caesar





Receita de Caesar Cardini (um mexicano nascido na Italia), a salada foi criada em 1924, ao que diz a filha de Cardini, com uso de sobras. Outras versões para a história falam do Hotel Caesar, a invenção de um grupo de ators numa festa de fim de semana em Hollywood e até mesmo numa receita para os 'aviadores'.

Todo caso, e como aponta Julia Child em seu livro (Da cozinha de Julia Child), a receita original não leva anchovas e sim molho Worcestershire (molho inglês fermentado à base de anchovas). A alface é romana e não americana; além disso, deve ser servida inteira para que se possa pegar na base e levá-la à boca. Também não se coloca proteína. O molho é feito com gema de ovo crua e por aí vai...

Enfim, a receita original é muito chata...risos...por isso, mudou. Tem crutons e frango grelhado. Embora a acidez do vinagre seja suficiente para matar a Salmonella, é aconselhável cozinhar o ovo por 1 ou 2 minutos em água fervente ou 10 minutos em água sem deixá-la ferver. Há também a opção de se fazer uma vinagrete sem ovos ou utilizar iogurte para dar cremosidade. Eu fiz a minha versão. E a sua?


Ingredientes


1 peito de frango desossado e sem pele - corte em filés e tempere a gosto
Alface romana - higienizar e rasgar
Pão de forma - vou ensinar a fazer crutons
Azeite aromatizado de alho - vou ensinar



Molho Caesar

1 ovo - colocar na água fervente e contar 1 minuto.
1/2 cebola pérola
4 filezinhos de aliche - pode substituir pelo molho Worcestershire
50g de parmesão fresco - eu uso no molho. Você pode torar lascas e jogar na salada.
1 col. sopa de mostarda Dijon
1 col. café de vinagre de vinho bco
Sal e pimenta moída na hora



Modo de fazer


1 - Vamos primeiro fazer o azeite aromatizado. Leve uma travessa rasa ao forno com azeite de boa qualidade (100ml) e os dentes de alho. Cubra com alumínio e deixe a 150ºC.


2 - Para os crutons, utilize pão de forma. Gosto de usar a casca, que sempre tenho congelada no freezer. Dê aquele pin up adicionando azeite de alho, orégano, sal e pimenta.


3  - Vamos fazer o molho Caesar. Jogue no liquidificador: 1 ovo, 1/2 cebola pérola, 4 filezinhos de aliche, 1 col. sopa de mostarda Dijon, o parmesão, 1 col. café de suco de vinagre, sal e pimenta moída na hora. Salsinha dá um verdinho legal. Ligue o liquidificador na velocidade mais baixa e despeje o azeite em fio. Quando emulsionar, desligue! Não forçe, pois ela desanda fácil.


4 - Para o frango, o ideal é grelhá-lo. Utilize um grill ou George Foreman. Se não tiver nenhum dos dois, frite com um fio de óleo para dar crocância. Depois de frito, fatie e reserve.


5 - A salada Ceasar é montada com a alface fresca e o frango quente. Tempere a alface rasgada com o molho Ceasar. Monte no prato. Jogue os crutons e coloque o frango quente. Finalize com mais molho e sirva junto de uma molheira. Esse molho tem muita saída.



2 comentários:

Figos & Funghis

Que linda que ficou! Adoro salada caesar!

Unknown

Obrigado, querida!

Bjo

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP