sábado, 15 de maio de 2010

Visita à Engefood



Faz pouco tempo, estive na Engefood a convite do Sr. José Carlos, quem encabeça essa maravilhosa empresa que todos nós, chefs, conhecemos e muito. Para quem não sabe, a Engefood é líder no quesito cozinhas industriais. Seja em hotéis, restaurantes e até mesmo na Universidade Anhembi Morumbi, a empresa marca presença com seus fornos combinados, resfriadores, seladoras, lavadoras e muito mais.





Vedete dos chefs, os fornos combinados são verdadeiros monstros da cozinha contemporânea. Permitem que se cozinhe vários alimentos de uma só vez sem que um transmita odor aos outros. É possível fazer batatas fritas crocantes e sequinhas com quase nenhuma gordura. Você consegue fazer fermentação num combinado, sabia?










O sous-vide, técnica pouco difundida, permite cozer o alimento à vácuo e em temperaturas mais baixas, técnica empregada pelo nosso já conhecido Felipe Mocotó. A novidade agora é que esses equipamentos estão mais humanizados do que nunca. Humanizados? Sim, pois são totalmente programáveis, quase falando com os chefs. Pensam por nós e nos facilitam o dia a dia, mas, que fique bem claro, não nos substituem. É o caso da sua recente entrada USB, que agora nos permite adicionar receitas ao forno como se procede com um PC.

As seladoras, por sua vez, ao diminuírem o teor de oxigênio dos alimentos, nos servem para prolongar sua validade. Os resfriadores, conseguem não só abaixar a temperatura dos alimentos - detalhe, sem retrogradação, ou seja, a velha película chatinha -, como também gelá-los tão rápido que não se nota a presença de cristalização (gelo).





As lavadoras, enfim, completam todo esse arsenal, nos trazendo não só agilidade, mas economia de água e energia.



É fato, poderia passar o dia todo falando da Engefood, as fermentadoras, os richauds, os mixers (eu mesmo trabalhei com um modelo jumbo no D.O.M.)...Na dúvida, se você é proprietário de restaurante ou algum estabelecimento ligado à alimentação, não hesite! O investimento numa dessas belezinhas pode pesar de inicio, mas tenha a certeza de que os ganhos em produtividade mais do que compensam seu lucro.





 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP