domingo, 20 de junho de 2010

Chowder de vegetais


Você sabia que se pode fazer sopa com leite? Pois é! Nos eventos, é uma sensação. Costuma sair muito em copinho. O comensal prefere bem quente, salpicado com parmesão fresco e bacon crisp.


Ingredientes

1 xíc. de cebola em cubos pequenos
½ xíc. de salsão em cubos pequenos
½ xíc. de cenoura em cubos pequenos
1 xíc. de couve-flor em floretes
1 xíc. de brócolis em floretes
½ xíc. de pimentão vermelho em cubos
1 xíc. de ervilhas
1 xíc. de batata picada em cubos pequenos
1/2 xíc. de abobrinhas em cubos
2 col. sopa de manteiga sem sal
3 col. sopa de farinha
2 xíc. de fundo de ave
2 xíc. de leite integral
1 col. chá de tomilho fresco
1 col. chá orégano
1 folha de louro
Sal e pimenta
Opcionais: bacon e abobrinha


Modo de fazer


1 - Se você optou por colocar o bacon, frite-o em fogo médio até dourar. Separe o bacon e na gordura frite a cebola, salsão e cenoura até ficarem transparentes (5 min.). Adicione a abobrinha, o brócolis, a couve-flor e o pimentão vermelho. Refogue por mais 3 min. e reserve os vegetais.

2 - Em outra panela, derreta a manteiga e adicione a farinha. Deixe dextrinizar (o amido da farinha deve cozinhar). Nesta etapa, pode-se deixar o roux alcançar um tom amendoado, conferindo uma nota ainda mais complexa a sua sopa.

3 - O próximo passo é despejar o leite frio aos poucos. Lembre-se: roux quente, leite frio; roux frio, leite quente (essa é a regra). Primeiro um chorinho de leite e mexa rapidamente para que se forme uma bola, continue mexendo até dissolver qualquer resquício de farinha.

4 - Vá adicionando o leite aos poucos. Você pode usar um fouet se quiser um resultado mais rápido, mas você corre o risco de não pegar os cantos da panela. Pessoalmente, prefiro uma colher se silicone, que pegue todos os cantinhos.

5 - O próximo passo é adicionar o fundo de ave. Você terá um resultado muito superior se cozer uma carcaça em água fria com especiarias e aromáticos. Se não quiser ter esse trabalho, o velho caldinho em tablete dá um jeito.

6 - Retorne os vegetais refogados à sopa. Adicione o milho, as batatas, o tomilho, orégano e a folha de louro. A sopa estará pronta quando as batatas estiverem macias.

7 - A finalização fica por sua conta. A receita original pede que se sirva a sopa com o crisp de bacon. Como não usei bacon, me dei ao luxo de fazer um azeite de manjericão. Ah, não esqueça de retirar a folha de louro, senão azeda!





0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP