quarta-feira, 14 de julho de 2010

Trufas vietnamitas




E se você pudesse fazer trufas não com chocolate, mas arroz? Esta receita, adaptei daqui, da minha querida e amiga chef Anna Olson. Apenas imagine, misturar especiarias exóticas, água de rosas, pistache e coco! Não se contente! Use gengibre ralado, açafrão de pistilo, raspas de cítricos. Adoro sair do convencional, ainda mais quando envolve um dip de morangos e pimenta rosa. Já fiz muitos doces com esse arsenal de especiarias. Pode soar estranho ao paladar brasileiro, mas, acredite quando digo, vicia e muito esse sabor dos deuses.


Ingredientes

1 e 1/2 xíc. de leite integral
2g de leite de coco
3/4 de xíc. de arroz basmati  - deve-se usar um arroz com alta contração de amido, carnaroli também serve
1 xíc. de açúcar
6 sementes de cardamomo - o cardamomo em pó é mais intenso
2 canelas em pau - a canela em pau oferece uma nota diferente da canela em pó
1 col. sopa de água de rosas - pode substituir por água de flor de laranjeira
1/2 xic. de pistaches sem sal e sem casca - picados grosseiramente
1 1/3 xíc. de coco fresco ralado - este é para envolver as trufas. Toste para um efeito diferenciado


Molho Dip para acompanhar

2 col. de sopa de água
2 co. sopa de açúcar
2 xíc. de morangos fatiados finamente
1 col. chá de água de rosas
1/2 col. de chá de pimenta rosa em grãos


Modo de fazer

1 - Pile as sementes de cardamomo até que se abram. Numa panela, coloque o leite, as sementes quebradas de cardamomo e a canela em pau. Ligue em fogo baixo. Assim que começar a ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe fechada por 30min.
2 - Coe o leite. Misture nele o leite de coco, o açúcar e o arroz. Cozinhe, mexendo com vigor por cerca de 30 a 40min em fogo médio. A mistura vai reduzir pela metade. Misture os pistaches quebrados e a água de rosas. Passe a mistura para um refratário e deixe esfriar completamente.
3 - Para fazer o dip, processe metade dos morangos com o açúcar, a água de rosas e a pimenta rosa. Passe a mistura por uma coador e leve à geladeira para ficar geladinho.
4 - Para fazer as trufas de arroz, molhe as mãos com água gelada e vá fazendo bolinhas. O amido do arroz, em contato com a água, volta a pegar nos dedos. É nessa hora que se passa o coco ralado fresco.
5 - Sirva em colheres de porcelana chinesas com o dip, fatias de morango e grãos de pimenta rosa quebrados.

2 comentários:

Maurício

Olá, meu nome é Maurício, descobri seu blog por acaso, simplesmente amei, muito bom, adminirável...quero fazer uma troca de links com você, pode ser? Se sim entre em contato comigo atraves do e-mail que está no meu blog! Até mais!

Unknown

Puxa, Mauricio! Eu fico muito feliz de saber que estou agradando. Estou aqui para ajudar no que precisar. Como faço para conhecer seu blog? Vc não deixou o endereço...rs

Bços!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP