terça-feira, 14 de setembro de 2010

Maionese de maracujá





Aqui em casa já estamos acostumados a fazer maionese com ovos. Claro que há um risco chatíssimo de Salmonella, mas, sabe como é, todo mundo vai preferir a fresca à industrializada. Lembre-se de manter os ovos refrigerados e lavar apenas com água quando for utilizar!

A maionese, na verdade, é uma espécie de molho mãe, já que dela partem inúmeras variações.  Experimente misturar com katchup, tabasco e suco de limão siciliano para fazer coquetel de camarão! Bata com alcaparras ou azeitonas! Bata com manjericão! Tente iogurte, curry, gengibre, mel, limão e o que mais pedir o coração estômago. Cansei de ver frutas serem empregadas em sua confecção nos restaurantes e na TV, nada! Então, parti para cima do maracujá.

Lá estava eu com este belo e rosado salmão, que deixei marinando em suco e zest de limão de um dia para o outro. Sabe como é, peixe sem limão, é insuportável a maresia, eu detesto. Mas enfim, o que melhor poderia combinar senão uma maionese de maracujá? E olha que deu muito certo, ainda melhor que o velho cliché molho de maracujá. Ouse fazer de abacaxi, abacate, morango, laranja, nozes, castanha...e, aí meu Deus, faça a de alho para se acabar nas torradinhas.



Ingredientes

Polpa de 1/2 maracujá
3 col. polpa de maracujá de garrafa
2 ovos
Óleo de canola até dar ponto
Sal  - Q.B.


Modo de fazer

1 - Vamos primeiro bater a polp do maracujá com as 3 col. de sumo. Passar tudo por uma peneira média. Lembre-se, queremos que fiquem um pouco dos pontinhos. Senão, ninguém sabe que é de maracujá, né?
2 -  Agora bata essa polpa coada com os 2 ovos. Não invente de colocar alho, cebola, pimenta e outros ingredientes aqui; o que tem que sobressair é o maracujá, a maionese deve ter uma nota azedinha.
3 - Isso feito, deixe seu liquidificador na vel. 1 e vá despejando o óleo em fio continuo até emulsionar. Estará pronto quando a maionese não se movimentar mais no centro, próximo às pás. 
4 - Para render mais, passe tudo para um bowl e continue adicionando óleo com auxílio de um fouet. Esse processo só é possível aqui. No liquidificador, de forma nenhuma, entendeu? Você corre o risco de perder o sabor da fruta, mas isso pode ser corrigido com a polpa de vidro, ok? A função das sementinhas é mais estética. Validade curtíssima, super perecível, manter em geladeira direto, cobrir com papel filme! Yes?


Espero que gostem e usem para acompanhar não só salmão, mas frango, saladas, ovos, batatas y mucho mas. Yessssssss!

1 comentários:

Anônimo

Ola
O que seria e onde encontro polpa de maracuja de garrafa
Obrigado

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP