domingo, 10 de abril de 2011

Le Manjue Bistrô

Petit salé, fleurs e azeite aromatizado



Se a primeira impressão é a que fica, não me pergunto porque regressei ao Le Manjue Bistrô com gostinho de quero mais. Não era só o esplêndido cardápio, de criação do chef Renato Kaleffi. O ambiente primorosamente decorado ou a atenção que me deram, da recepção à despedida. Era muito mais. Será que me estendo em detalhes ou as fotos falarão por si só? What the hell...

Apostando numa cozinha contemporânea totalmente despretensiosa, o bistrô de Bruno Fattori é no mínimo intrigante. Revisitando a culinária de Nova Orleans e seus jambalayas, seu cardápio muito bem sucedido passeia pelo mundo globalizado através do que há de mais orgânico e brasileiro, uma castanha do pará e banana verde. 




Logo que entrei, serviram-me este shot quente, uma Sopa de cenoura com anis estrelado. Adocicado e quente, o caldinho tinha consistência perfeita. O anis não tinha nota predominante. E quem lá gosta do bendito a não ser junto de frutas tropicais ou naquelas balinhas retrô? rs





De entradinha, pedi as Cestinhas de frango thai: massa chinesa com frango desfiado, milho, leite de coco e molhinho de pimenta. Bastante crocante, ponto positivo para a textura, composição de sabores e o molho suave como deve ser.

A bebida, pedi suco de tangerina, amora, cardamomo e manjericão. A tangerina é engarrafada e isso vem descriminado no cardápio. Ainda assim, quero aqui elogiar a equipe, pois o uso do industralizado na verdade favoreceu a composição. Nosostros, que somos chefs, sabemos a importância de nossas reduções, de como  fazer para que algo blasé como um suco de laranja sobressaia num purê ou risoto. O manjericão dá a pitada final. Gostinho de floresta. Tão entretido estava, que me esqueci da foto. Pardon, pardon!





Em seguida, pedi a Salada indiana, exótica e saborosa. Ela leva nada menos que: mini filés de frango grelhado sobre mix de folhas verdes. Molho de iogurte, pepino e hortelã junto a chutney de tomate. Agora imagine só, o que já era boníssimo, salpicado também por crocante de queijo Gouda! Quer mais?





O melhor ainda estava por vir no prato principal. Numa linda mini sopeira de porcelana, este digníssimo Jambalaya de alcachofra com queijo camembert, alho negro e avelãs tostadas. Morram, pois acompanhava um azeite de matchá (chá verde). Eu quis morrer. rs... Principalmente quando descobri que no fundo da cumbuca, lá estava disposta  em berço esplêndido a absoluta flor de alcachofra, como que sustentando todo o risoto. Apenas imagine, a cada mordida, um espetáculo de fios de camembert enquanto desfia aos poucos a alcachofra!





We want candy e eu não quis outra coisa senão o bolo de mel com doce de leite e sorvete de creme. Eu, que sou formiguinha já pré diabetiquinha, senti que faltava uma nota ácida. Não sei, talvez seja pessoal, um paladar que foi se adaptando ao azedo para se enganar ao vício do açúcar. Todo caso, um maracujá ou framboesa. Quem sabe? O fato é que o crocante de quinua coroa este doce e continua perfeito... Já o fiz em casa e sempre dá certo.



A quem interessar, o Le Manjue Bistrô fica em São Paulo, SP.
R. Domingos Fernandes 608, próximo à Praça Pereira Coutinho
Bairro Vila Nova Conceição. Tel.: (11) 3034-0631.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP