quinta-feira, 17 de maio de 2012

Como comer muito bem e manter o peso...





Muitos me perguntam como consigo manter o peso sendo descendente direto de espanhóis e italianos, residindo num bairro em que as massas e doces são nosso cartão postal. Como consegui sair de uma hipoglicemia reativa que me fez ganhar mais de 20 kilos em pouco menos de 6 meses e como agora consigo testar receitas novas sem descuidar do peso. Querem saber se faço alguma dieta milagrosa ou se opto pelas redondas.

Para elas eu respondo,’não!’. Eu não faço absolutamente nada a não ser desfrutar de bons momentos junto à família e os amigos. Mas eu não seria totalmente honesto se negasse que uso alguns artifícios para não engordar. Vejamos alguns deles.




Você provavelmente já ouviu de nutricionistas na tv que devemos todos fazer boas opções. A grande maioria crucifica gorduras, farinhas, laticínios, álcool e tantos outros que, quando colocamos no papel, a dieta fica restrita a cenoura e alface. E o que eu digo a toda essa leva de ‘modistas’? Não se deixe enganar por pesquisas que não levam em consideração longevidade, qualidade de vida, emocional e psicológico dos candidatos! Está  mais do que provado que nosso estado ansioso ou deprimido influencia não só nossa saciedade, mas a forma como digerimos e absorvemos a comida. Então, você vai abraçar com fé e força se alguém disser que gordura de porco faz mal?

Fosse isso verdade, nossos conterrâneos da Calábria e suas linguiças estariam todos mortos neste mesmo instante. Aí você me cutuca: ‘E o queijo, os amarelos não fazem mal?’. É óbvio que não são tão saudáveis quanto as variedades menos curadas como cotagge ou ricota. Mas não, eles não fazem mal. Fosse assim, os mestres queijeiros em Brie estariam todos com sobrepeso, quando, na verdade, não estão.

O que faz mal de fato é apostar em alimentos industrializados e de valor calórico ruim diariamente. Vamos analisar esta frase. Você deve ter se esquecido, mas, sabe, hoje você toma leite pasteurizado, come aves que foram entupidas de hormônio e vegetais repletos de agrotóxicos. Não adianta ficarmos restritos, acharmos que industrializado é apenas o alimento processado em ambiente industrial, com uso de máquina. Não! Industrializado é também o alimento que foi de alguma forma adulterado, visando, no final, o lucro do patrão e apenas o lucro.

Não importa se a MM’s faz a exata quantidade de chocolate em cada um dos saquinhos daqueles confeitos deliciosos para as pessoas comerem mais. Ou se o McDonald’s coloca salitre nas batatinhas. O fato é que eles querem que nós comamos mais para engordarmos um capitalismo da fome.

Tudo está industrializado hoje em dia, absolutamente tudo. Até mesmo aquela cenoura orgânica de que você tanto se gaba aos amigos passou por um baita processo de controle, foi concebida como um bebê de proveta digna dos filmes mais hediondos de ficção. O genoma foi todo desestruturado, os gametas cruzados, tudo para gerar opções mais resistentes às geadas, mais bonitas e grandes aos olhos. Nesse percurso, as sementes originais, selvagens, se perderam, restando apenas os híbridos que hoje vemos nas feiras, morangos enormes e sem sabor.

Aí você me pergunta, ‘Mas como fazer boas opções diante dessa realidade terrível?’ Vou responder essa pergunta mais à frente quando terminarmos de falar daquela frase. Lembra dela? ‘O que faz mal de fato é apostar em alimentos industrializados e de valor calórico ruim diariamente’. Agora que sabemos o que são de fato os alimentos industrializados, vamos entender o que é valor calórico.


Todo alimento tem valor calórico. A questão é, ‘O que você está fazendo para compensar o ganho de energia?  ‘ Se você faz caminhadas diariamente, tome um café substancioso. Se você passa a maior parte do tempo imóvel em seu trabalho, aposte em alimentos de baixo valor calórico. Não adianta malhar 2 horas na academia e depois se entupir de lasanha.

Dito isso, eu vejo valor calórico ruim  ligado a alimentos ou uma combinação deles que não trazem benefício tanto quanto poderiam se preparados adequadamente. O que eu quero dizer com isso é que você pode e deve comer seu chocolate, mas aposte num meio amargo. O índice de gordura e açúcar é menor. Os nutrcionistas parecem ter horror a laranja e abacate, que, na verdade, são dois alimentos miraculosos. Você sabia que pode usar abacate para substituir manteiga em bolos? Aposto que não!

Agora vamos falar no ‘diariamente’. Você pode comer uma lasanha quatro queijos no meio da dieta? Claro que pode! Contanto que você pegue mais leve no jantar, que não a coma com as sobras do dia seguinte, que evite a sobremesa. Lei das compensações universais e nada mais!

Como os italianos conseguem? Porque eles misturam aos pratos legumes e verduras, nozes, ervas e ingredientes fresquíssimos. Enquanto estamos fazendo uma lasanha quatro queijos, o italiano está fazendo a mesma lasanha, com berinjelas, repolho, abobrinha, rúcula, quem sabe todos eles juntos e manjericão ainda por cima. Nós estamos comendo um petit gateau repleto de manteiga e eles estão degustando uma pêra fresca com queijo de cabra.

Como conseguem os franceses? Os franceses, meus caros, comem de tudo, mas eles não fazem sensacionalismo com a comida. Eles comem porções pequenas e não beliscam entre as refeições.

Chegou o momento de revelar os meus segredos. O primeiro deles é abusar de frutas, legumes e verduras, principalmente as verduras escuras e amargas como catalônia, que muitos odeiam. Não implique com a catalônia, poxa! Tadinha dela! Use você um gruyère ralado, um crisp de bacon para deixá-la mais palatável!

Coma ao menos 3 maçãs por dia e com a casca! A maçã, além de regular sua flora intestinal (cuidado! Sem a casca, ela prende o intestino), regula a absorção de radicais livres e retarda a absorção de glicose. Em termos leigos, isso que dizer que, além de ela te fazer perder a fome por gulodices feito biscoitos e pãezinhos, nossa amiga aí vai te deixar jovem por mais tempo.

E isso não é tudo! Segundo pesquisas conduzidas pela Universidade da Califórnia, a maçã também mantem os vasos sanguíneos e o coração saudáveis. É um ansiolítico natural, que mantém os órgãos em bom funcionamento e, ainda por cima contribui na prevenção às cáries. Não é à toa o famoso ditado americano ‘An apple a day, makes the doctor go away’, ou seja, ‘Uma maçã ao dia, faz o médico ir embora’.

Quando der aquela vontade de comer um doce, coma uma maçã antes. Ela vai deixar seu estômago repleto de fibras. A vermelha vai retardar a absorção da glicose pelo pâncreas, aumentando sua saciedade. O resultado é que você, mesmo que queira repetir aquele pedaço de bolo, não vai engordar tanto, pois não vai sentir vontade de comer o doce novamente tão cedo.

Com massas, prefira vegetais e azeite à molhos amanteigados e repletos de queijos. Quer o queijo? Rale ele sobre a massa ao invés de comê-lo puro. Quer o molho branco? Processe-o com rúcula. Acrescente cenoura ralada ao molho bolonhesa! Essa é a chave de ouro! Saber combinar...

No próximo post, 10 dicas de como combinar melhor os alimentos e manter o ponteiro da balança no lugar. Não perca!

1 comentários:

Carmen

ADOREI !! obrigadíssima pela contribuição !!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP