quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sopa de mandioquinha


Mandioquinha é um clássico nestes dias mais frios, você não acha? Eu podia ter colocado músculo, mas não gosto muito. E mandioquinha tem essa sina de acharmos que só fica bem se for creme, bem grossa, quando, na verdade, o resultado para sopa fica excepcional. Afinal de contas, creme não é o mesmo que sopa. Enquanto um creme tem menos líquido e sustenta mais para um almoço, uma sopa pode ser mais leve e apropriada para o jantar. Abaixo 2 técnicas para uma sopa lisinha - para a criançada Pokémon em casa - e outra versão, mais pedaçuda e com cara de vó. Não tente salpicar amêndoas ou gorgonzola nesta produção. Adoramos parmesão, mas ele destrói sua doçura. Azeite, o mínimo possível. Mandioquinha casa apenas com proteínas como frango ou músculo e olhe lá. Doce, aveludada e amanteigada... Quem gosta, levanta a mão!




Ingredientes
Mandioquinha (600g)
Fundo de ave (2 a 3L) – adicione cebola, alho porró, salsão, sobrinhas são ótimas para um fundo
Cebola pêra (1)
Alho (3 dentes)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Macarrãozinho (Quanto Baste) - eu usei um de bichinhos que minha tia emprestou. Use letrinhas!



Técnica 1

O fundo você já sabe fazer. Basta picar os vegtais e hortaliças que se quer usar, juntar ao frango ainda cru, colocar água fria apenas até cobrir e ligar o fogo baixinho. O fundo estará pronto quando pegar cor  e a ave estiver cozida por inteiro. Frango com pele e carcaça dará ainda mais sabor. Sabe, é legal você reduzir o fundo de ave, deixá-lo no fogo médio por 1 hora ou mais até ele reduzir em 1/3 de sua capacidade. Assim, os sabores vão se acentuar na sopa. Lembre-se que o fundo de ave mais acentuado complementa com a doçura da mandioquinha, enquanto o sal a estraga. O sal, se usado em demasia aqui, faz sumir a doçura natural da mandioquinha e você não quer isso. Descasque as mandioquinhas e fatie na espessura de 1cm. Adicione a cebola, o alho e o fundo. Quando a panela pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Abra a panela, verifique a consistência e utilize o mixer (ou liquidificador). Se ficou com pouca água, adicione água aquecida. Não se esqueça de que o macarrão vai espessar a sopa. Se ela estiver muito grossa, vira aquele angu de pedreiro no dia seguinte. Você quer um caldo aveludado e bonito, não é? Então bota água nesse troço, minina! Depois que o macarrãozinho estiver al dente, corrija o sal e a pimenta imediatamente antes de servir. Não deixe o macarrãozinho mole, pois ele vai se desfazer no dia seguinte!










Técnica 2

Descasque a fatie as mandioquinhas na espessura de 1cm. Refogue o alho e depois sue a cebola até caramelizar. Adicione a mandioquinha e sue apenas para pegar cor. Adicione um chorinho de água e deixe cozinhar com a panela tampada. Quando estiver quase no ponto, você pode adicionar 1 tomate picado e deixá-lo apurar, conferindo cor à sopa. Tenha em mente, no entanto, que o tomate vai diminuir a validade em sua produção, azedá-la mais cedo, ok? Se for usar tomate, consumir o quanto antes. A finalização da sopa e feita com o fundo apurando junto da própria mandioquinha até que ela se desfaça e a sopa fique em pedaços. Eu adoro esta versão, mas ela pesa mais no estômago. Esta, acho que fica mais legal com arroz!


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP