quinta-feira, 28 de junho de 2012

Arroz de cenoura e laranja



Arroz é uma dessas categorias de alimento que a gente sempre tenta seguir à risca para combinar com qualquer coisa. Já descombinando, apostei neste arroz de cenoura, laranja e sementes de coentro. Perfumado, laranja, cítrico, rico em fibras... Outros ingredientes que aqui casam muito bem são o gengibre, a beterraba e um tal de zimbro (já ouviu falar?). Quem não gosta de coentro, vai se surpeender com as sementes. Acredite, eu odeio coentro e adoro essas pequerruchas.

Ao invés de água, aposte num fundo de ave! Você consegue essa façanha cozinhando um frango inteiro ou apenas a carcaça. Saborize com cenoura, salsão, ervas frescas, etc... Sabe, você pode congelar as carcaças e usá-las mais tarde, como, por exemplo, ao fazer torta de frango ou aquela canja deliciosa. Concordo que carcaça de frango é um bicho muito do feio, mas em termos de sabor e imunidade, a boca e o corpo padecem. Vegetarianos, façam um fundo múltiplo com hortaliças, legumes e vegetais, fica de outro mundo!

Com a cenoura, tem uma dica: prefira as velhas. Não, não sua avó! As cenouras velhas, aquelas bem raquíticas e sequinhas. Sabe porquê? As cenouras novas têm muita água, elas são ótimas para saladas e sucos, sopas e refogados, mas péssimas para receitas que levem amido como bolos e arroz. Elas seguram a umidade. Eu ainda quero fazer um arroz que misture cenoura e beterraba, igualzinho ao Borscht. O sabor terroso desses legumes permite sua combinação com os ingredientes mais inusitados: citricos, cogumelos, especiarias e frutas secas. Cada qual numa nova e supreendente explosão de sabor. Crie e recrie! 


Ingredientes

Cenoura pequena (1 unidade - 50 gramas)
Fundo de ave (5 xícaras - 1200ml) - aqueça água com frango, cenoura, salsão e cebola!
Azeite extra virgem (20ml)
Sementes de coentro (1 col. sopa) - se você não tiver, gengibre ralado fica incrível aqui
Alho picado (2 dentes)
Cebola pêra picada (200g)
Arroz agulha (2 xícaras - 420 gramas)
Raspas de laranja (1 unidade) - para um arroz super cítrico, bata 1/8 da laranja com a cenoura
Sal refinado (Quanto Baste)
Salsa ou cebolinha (opcional para decorar)

Bata no liquidificador o fundo de ave com a cenoura crua. Você terá um suco alaranjado e que deixará seu arroz também dessa cor. Eu coei, você pode e deve deixar a fibra aí, intocável. Reserve. Frite as sementes de coentro no azeite até desprender o aroma. Doure o alho levemente e sue a cebola em fogo baixo mexendo sempre. Adicione o arroz e frite-o bem, envolvendo com a gordura. Agora adicione o fundo com a cenoura que você já tinha reservado. Coloque as raspas de laranja. Verifique o sal e deixe cozer até secar. Sirva salpicado com raspas e salsinha. Outra opção é cozer o arroz em suco de laranja com água e, somente no fim da cocção, adicionar a cenoura ralada e abafar. Nesse caso, meus amigos, o arroz fica tão cítrico que eu aconselho uma leve pelotinha de manteiga (10 gramas, para os detalhistas...rs).


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP