segunda-feira, 4 de junho de 2012

Como fazer óleo de coco





Nova febre das nutricionistas, o óleo de coco pode custar até R$ 60,00 um pote de 200ml. Pelo mesmo valor, você compra 30 cocos e fabrica seu próprio óleo sem aditivos nem conservantes. No video acima, a senhora bate o coco com bem pouca água até formar uma pastinha. Espreme com uso de uma malha de algodão para retirar os líquidos. Então, leva esse líquido para ferver até que o óleo separe da água e possa ser pego às colheradas.

Vou ensinar aqui não só como fazê-lo, mas também suas duas faces: como todo alimento, tem sim benefícios e, claro, se consumido em excesso, tem também seu lado ruim. Como podemos usar seu potencial a nosso favor, você confere agora!
O óleo de coco pode ser rico em ácido láurico e monolauril, substâncias que encontramos no leite materno, que podem aumentar a imunidade e até emagrecer. No entanto, essas mesmas substâncias também aumentam o triglicérides, uma vez que fazem parte das gorduras saturadas que compoem o fruto. E agora José?

Emagrece ou engorda?

Os benefícios do coco estão justamente em sua gordura. O ácido láurico e o monolauril, além de ajudarem a liberar toxinas do organismo, regulam o funcionamento da tireóide, com ação anti-inflamatória. São anti-vírais, melhorando a resposta imunológica. Também aumentam o HDL, nosso colesterol bom, melhorando o funcionamento do coração.

Vale lembrar, o coco deve ser consumido respeitando o limite diário de 50g, uma vez que, em excesso, aumenta o risco do triglicérides. Por essa razão, a melhor forma é consumí-lo na fruta, com a presença de fibras e líquido.

Não é preciso dizer, doces à base de coco, para ficarem cremosos, precisam de muito MUITO açúcar. Ou seja, evite! Água de coco é apenas refrescante, não traz tanto benefício quanto a fruta em si, nem emagrece. O coco verde também não é interessante, uma vez que os componentes saudáveis se concentram com o amadurecimento da fruta. Prefira o coco de casca seca ou os flocos desidratados para ter os verdadeiro benefício! Lembre-se, o óleo de coco é bom sim, mas sua polpa é ainda melhor.


Como usar na comida

Muito usado na culinária asiática, o óleo de coco pode ir em várias produções, de arroz a doces. Talvez seja o ponto de fumaça, que permite seu uso em frituras sem que ele desprenda tanto resíduo quanto o girassol ou a soja. Ou quem sabe o sabor amendoado, adocicado e defumado, apelo não só aos vegetarianos como também a muitos confeiteiros. Sua versão hidrogenada, o 'Copha', é muito usada na Austrália em biscoitos e nos cinemas para estourar pipoca. A versão light dos leites e óleos deve ser evitada, uma vez que os benefícios estão justamente na gordura.


Calorias

1 colher de sopa (10 g) de coco desidratado = 45 cal
1 colher de sopa (20 ml) de leite de coco = 50 cal
1 colher de sopa (10 g) de gordura de coco = 90 cal
1 copo (250 ml) de água de coco = 55 cal
1 colher de sopa (15 g) de doce de coco = 70 cal
1 cocada pequena (50 g) = 160 cal


Outros usos

O óleo de coco vai na base de creme faciais, lubrificantes de todo tipo (é isso mesmo que você pensou), na fabricação de sabão. Antes da invenção da luz, servia para acender lanternas na India. Hoje, nas Filipinas, serve também para abastecer automóveis. Ah, gente! É um óleo como outro qualquer, né? Só porque vai em motores, não quer dizer que não podemos consumí-lo.



Como fazer

Ingredientes
Coco de casca seca escura (10 unids.)
Água mineral gelada (2 a 3 litros)
Utensílios: Processador ou Liquidificador, Coador de malha fina, Pano perfex LIMTECH, panela


Técnica
Para fazermos este óleo, é importante que você tenha um liquidificador ou processador de maior capacidade e potência. Leve ao processador a polpa dos cocos secos e bata por 1 minuto. O que queremos nesta fase é que o motor do processador aqueça ligeiramente, fazendo com que o óleo entre as fibras do coco começe a separar da polpa. Agora, para afastar o óleo das fibras, vamos introduzir a água. A queda na temperatura, vai solidificar o óleo que estava distanciado das fibras e ele vai permanecer fora da fibra. Pegue um pano de algodão esterilizado ou do tipo perfex e coloque toda a mistura. Torça para liberar toda a parte líquida da mistura. Você terá 2 tipos de líquido, a água e o óleo de coco. A partir daqui, há 2 formas de proceder. Ou você leva esse líquido ao freezer e espera até congelar. Você consegue retirar o óleo, pois ele separa do líquido e congela. Outra forma é ferver o líquido e aguardar até que o óleo suba na panela. Aí, trabalho de formiguinha, retirar o óleo, colher a colher. Lembrando que esse método de fervura pode desnaturar as vitaminas do coco, tornando-o meramente uma gordura como outra. Qualquer que seja a opção escolhida, lembre-se de filtrar o óleo por 4 camadas de pano perfex, para que ele fiquei clarinho e sem resíduos. Guarde em pote esterilizado, em local escuro e fechado hermeticamente. Resfriado, ficará branco e duro como pomada.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP