quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lasanha de abóbora e espinafre




Abóbora, espinafre e ricota com pesto de castanha do Pará. Comida de regime? Longe disso! Deliciosa, esta lasanha incorpora a robustez da cozinha italiana sulista à alimentação saudável. Receita com fotos e vídeos. Confira! Vamos saborizar nossa ricota com um pesto de salsinha e castanha. O molho branco, vamos fazer um velouté, mistura de molho branco com caldo de galinha.

Nosso espinafre é salteado na manteiga com cebola e noz moscada. Costumo preparar os molhos e recheios primeiro para usá-los frios na montagem. Uso 1 Litro de leite apenas para regar, 500ml no dia da montagem para deixar a lasanha enxugar. No dia seguinte, você corta a lasanha em quadrados - já definindo a porção - e rega com os outros 500ml de leite. Assim, fica bem cremosa mas não despedaça no corte.

Não se preocupe se sua lasanha passar um pouco da fôrma. Coloque-a num refratário com água quente e asse em banho maria. O provolone é que dá esse dourado no topo. A abóbora, não jogue fora suas sementes. Lave com vinagre e asse em forno a 180° Celsius, revolvendo a forma até tostar levemente. Salpique em saladas ou como tira gosto.




Ingredientes do purê de abóbora

Abóbora tipo americana (1 unidade - 3Kg)
Noz moscada (Quanto Baste)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta branca em pó (Quanto baste)

Lave sua abóbora e fatie em 8 partes, deixando a casca. Utilize uma faca e uma colher para remover as sementes. Coloque os pedaços de abóbora na pressão com apenas 1 dedo de água. Assim que pegar pressão, deixe por 15 minutos em fogo baixo. Abra a pressão e veja a maciez da abóbora. Cave as cascas com faca ou colher. Amasse com o garfo e deixe sorar numa peneira. A abóbora perde água e reduz seu volume. Tempere-a fria e reserve num refratário para a montagem.



Ingredientes do espinafre

Alho (2 dentes)
Cebola pêra (1 unidade - 200 gramas)
Azeite extra virgem (1 colher de sopa - 15ml)
Manteiga integral (1 colher sopa - 20 gramas)
Noz moscada (Quanto Baste)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta branca em pó (Quanto baste)

Pique a cebola e o alho. Sue o alho no azeite junto da manteiga. Adicione a cebola, abaixe o fogo e deixe dourar, mexendo aos poucos. Acrescente o espinafre e refogue. Quando estiver macio, escorra o excesso de líquido e tempere com o sal, pimenta e a noz moscada. Reserve para a montagem.




Ingredientes do molho bechamel velouté (confira o video)

Cebola pêra (1 unidade - 200 gramas)
Manteiga integral (3 colheres de sopa cheias - 75 gramas)
Farinha de trigo (aprox. ½ xícara - 50 gramas)
Leite integral (1 litro e ½ )
Fundo de ave ou tablete (1 xícara - 240ml)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída (Quanto Baste)
Noz moscada (Quanto Baste)
Folha de louro (2 unidades)

Pique a cebola. Doure-a no azeite junto da manteiga, deixando caramelizar. Adicione a farinha de uma vez e mexa para umedecer o trigo. Ficará parecido com areia, é o que chamamos de roux. Vamos fazer um roux amarelo. Para isso, continue mexendo em fogo baixo até que a mistura de farinha e manteiga comece a desprender um odor de nozes e que a cor mude para amarelo escuro.

Adicione o leite frio aos poucos, mexendo nos intervalos para reajuntar a massa. Caso seu molho tenha empelotado, há 3 técnicas: bata com o batedor fora do fogo e volte, bata no liquidificador e volte, ou peneire. Ao fim do leite, adicione o fundo (ou tablete) de galinha. Agora o louro, a pimenta e a noz moscada. Deixe apurar por 10 minutos. Corrija sal e pimenta. Se for montar sua lasanha no dia seguinte, ponha mais 200ml de leite, pois o molho espessa na geladeira de um dia para outro. Papel filme tocando o molho evita que se forme aquela crosta de nata.




Ingredientes da ricota ao pesto de castanha do pará

Castanha do Pará (1 xícara - 140g)
Folhas de salsinha fresca (½ maço)
Alho fresco (3 dentes)
Azeite extra virgem (½ xícara - 120ml)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Ricota fresca (600 gramas - 2 pacotinhos de 300g)

Processar a castanha, as folhas de salsinha, o alho, azeite, sal e a pimenta até que se torne uma pasta bem artesanal e nada homogênea. Você quer enxergar aqui a castanha, a salsinha e, de preferência, até o alho. Esmigalhe a ricota entre os dedos e tempere com o pesto. Experimente o sal e reserve para a montagem.


Ingredientes do molho de tomate rápido

Cebola pêra (1 unidade - 200g)
Azeite extra virgem (1 colher de sopa - 15ml)
Extrato de tomate (1 colher de sopa cheia - 5 gramas)
Tomate pêra (8 a 10 unidades - entre 1 e ½ e 2 Kilos)
Molho de tomate (2 saquinhos de 340 gramas)
Fundo de carne (2 litros ou 2 tabletes)
Açúcar refinado (1 colher de chá rasa - 4 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)

Pique a cebola e refogue no azeite em fogo baixo até dourar. Adicione o extrato e refogue em fogo baixo para caramelizar. Enquanto isso, bata os tomates no liquidificador com pouca água apenas para ajudar. Passe por um coador de malha fina com ajuda de uma concha e junte à cebola e o extrato. Acrescente o molho de tomate e o fundo de carne. Deixe apurar em fogo baixo por 15 a 20 minutos. Corrija a acidez com o açúcar (ou 1 col. café rasa de bicarbonato). Corrija o sal e a pimenta. Volte ao fogo por mais 10 minutos e reserve para a montagem.


Montagem

Massa de lasanha ondulada Adria (1 pacote - 500 gramas)
Muçarela fatiada (500 gramas)
Peito de Peru sem capa (500 gramas)
Leite integral (1 Litro)

Pré aqueça seu forno na temperatura mais alta possível (200 a 240° Celsius). Forre sua forma com uma camada fina de molho de tomate. Adicione a primeira camada de massa. Sobre ela, uma camada de molho de tomate e um pouco de molho branco. Respingue leite. Adicione a ricota temperada e sobre ela salpique um pouco do espinafre. Acrescente molho branco sobre a ricota. Respingue leite. Adicione agora a primeira camada de peito de peru. Sobre o peito de peru, vai agora um pouco do purê de abóbora. Sobre o purê, coloque a muçarela. Respingue leite.

Adicione um pouco de molho de tomate e termine as camadas, respingando leite entre elas. Lembre sempre de deixar a ricota junto do espinafre e do molho branco. E o purê de abóbora, junto da muçarela e do molho de tomate. Quando chegar ao fim, adicione uma camada de muçarela e, sobre ela, uma camada de queijo provolone. Cubra com papel alumínio. No dia seguinte, corte a lasanha em quadrados e respingue os outros 500ml de leite. Assim que puser no forno, abaixe a temperatura para 180° Celsius. Para gratinar bem, deixe uma grelha logo acima da lasanha e bem próximo a ela. O metal vai aquecer e gratinar lindamente seu provolone.


5 comentários:

Unknown

Espero que gostem!

Paulinha Rios

Linda..*.*
E parece deliciosa... acho a coisa mais linda desse mundo as cores misturadas numa boa comida.. mas to longe de fazer essas coisas que você faz.. até posto algumas receitas, mas não fica bonito assim! hahahaha
adorei o blog, ja estou seguindo e lendo tudo!

www.ajoaninhadeverniz.com

Rose Ragazzon

Seguindo seu blog por indicação da Paulinha Rios do Blog Joaninha de Verniz! Amei cada receita ♥ Bjs

http://esmaltandoguaruja.blogspot.com.br

Unknown

Obrigado, Paulinha! Aguardo sugestões para postar mais idéias legais! Vocês me pedem, eu coloco!

Unknown

Obrigado, Rose! Fico muito feliz com a participação de vocês!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP