quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sopa de Tomate Espanhola


Não, ela não é gaspacho, rs... Sabe aquela sobrinha de tomate que você costuma jogar fora? Antigamente, não se fazia isso. Sua avó não fazia. Na época das navegações, por exemplo, os tomates rendiam ótimos cozidos e sopas, principalmente os ricos em gordura, já que a acidez do tomate equilibrava-os e muito bem. Ou você achava que queijo e tomate era uma coincidência. Sempre repletos de especiarias, os pratos antigos eram assim feitos para dar vigor e estatura aos cavaleiros e descobridores do Novo Mundo. Por isso, apostei em alho assado e cebola caramelizada, para enrriquecer esta produção, sair do âmbito comum. O que eu não sabia era que o limão e o coentro lhe dariam este perfume, tão medieval e contemporâneo ao mesmo tempo. Raspas de limão, sem dúvida, levam qualquer tomate a um universo que eu antes desconhecia. Deixei você salivando? Pois é, eu nem disse ainda que a dita cuja é fácil de fazer...





Ingredientes

Alho assado (1 cabeça)
Tomate Débora bem maduro (1Kilo e ½ )
Água (Quanto Baste)
Azeite extra virgem (3 colheres de sopa - 30ml)
Cenoura descascada picadinha (1 unidade - 250 gramas)
Sementes de coentro (1 colher de sopa)
Cebola Pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Coxão Duro em cubos grandes (600 gramas)
Fundo de carne (2 litros ou 2 tabletes)
Tomilho (Quanto Baste)
Folha de louro (2 unidades)
Raspas de limão tahiti (2 unidades)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)


Muedo de facer (rs)

Eu começo esta sopa com alho assado. Ele dá uma nota incrível. Se você não quer ter esse trabalho, pule esta parte e frite 2 dentes picadinhos. Para fazer o alho assado, pré aqueça o forno na maior temperatura possível. Quando colocar o alho, abaixe a temperatura para 180°C. Cubra toda a cabeça de alho com papel alumínio, mantendo a pele da cabeça intacta. Após 20 minutos, abra o alumínio para caramelizar. Corte a cabeça de alho ao meio, esprema o alho adocicado e dourado, reserve.

Corte os tomates ao meio e bata-os no liquidificador com bem pouca água. Peneire a polpa e reserve. Sue a cenoura no azeite até caramelizar. Bata-a com um pouco da polpa de tomate e reserve. Este é um espessante, que dará fibras e sabor a nossa sopa. Nessa mesma panela, frite as sementes de coentro até começarem a estalar. Adicione então a cebola e sue até caramelizar em fogo bem baixo. Doure a carne. Adicione o fundo (ou os tabletes), o tomilho e o louro. Após pegar pressão, conte 20 minutos. Abra a panela, adicione o suco de tomate, as raspas de limão e a pimenta. Deixe apurar por 10 minutos. Adicione o macarrãozinho e cozinhe até al dente. Corrija o sal. A finalização é opcional para quem não gosta de macarrão.

Finalização para autêntica sopa espanhola

Azeite extra virgem (3 colheres de sopa - 60ml)
Alho em dente (2 unidades)
Pão francês amanhecido picado(4 unidades - 170 gramas)
Coloral (1 colher de chá rasa)

No caso desta finalização, substitua o macarrão. Para fazê-la, frite os dentes de alho inteiros junto do coloral. Remova os dentes de alho e coloque o pão picado. Frite até o pão dourar. Remova do fogo e processe a sopa de tomate quente com o pão frito. Sirva quente.

Como servir

Azeite extra virgem (Quanto Baste)
Pão italiano fatiado (2 fatias por pessoa)
Alho picado (10 dentes)
Talo de salsão picadinho

Passe o alho no pão e respingue o azeite. Toste no forno pré aquecido a 180°C. Experimente também misturar manteiga em pomada com alho, vinho branco e coloral para uma torradinha ainda mais hype! O salsão é para quem não dispensa uma crocância.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP