quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sopa do chapeleiro louco

Uma sopa de carne e shitake com notas de cravo, anis e laranja... A sopa do Chapeleiro Louco!  Fosse eu Alice a presenteá-lo, essa seria a minha versão para uma sopa deliciosamente histérica e perfumada. Picante, cítrica, restauradora... Ainda assim, de um caldo translúcido, leve e despretensioso. Não a carne em cubos, mas moída. Não um talharim, mas o Garófalo, massa que imita a concha do caramujo, tudo a ver com minha mais insana criação. Enquanto cozinha, o Garófalo rouba para si todos os itens menores do caldo, protegendo-os em sua concha.





Ingredientes

Manteiga integral (1 colher de sopa)
Patinho moído 2x (200 gramas)
Vinho tinto Cabernet (100ml)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Anis em pó (1 colher de café rasa)
Cominho em pó (1 colher de chá rasa)
Curry do oriente (1 colher de sopa cheia)
Pimenta de cheiro picada (2 unidades)
Casca de ½ laranja com a parte branca raspada
Dente de cravo (5 unidades)
Folha de louro (3 unidades)
Tomilho fresco (1 colher de chá)
Fundo de carne aquecido (3 litros ou 2 tabletes com água)
Batata monalisa picada (2 unidades)
Pasta tipo Garofalo (1/2 pacote)
Cogumelo Shitake fatiado (50 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)

Frite a carne na manteiga até secar e dourar. Adicione a cebola picada e sue até a carne começar a pegar no fundo. Afaste do fogo e despeje o vinho, mexa para soltar o fundo. Adicione a pimenta, as especiarias, a cascas de laranja junto do cravo, o curry e as ervas. Adicione o fundo junto das batatas e deixe-as cozer por 10 minutos. Agora coloque a massa e aguarde de 15 a 20 minutos. O shitake vai por último. Salpique salsinha e cebolinha fresca se preferir.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Risoto de abóbora à provence


Risoto de abóbora assada com manteiga de ervas e lavanda. Respire os campos da provence em mais esta minha criação para um risoto leve e descomplicado. A lavanda é opcional, além de calmante, dá uma nota floral incrível a esta composição. Eu peguei esta idéia do Gordon Ramsay, que assa a abóbora e com ela também faz um lindo purê lisinho; ou seja, um risoto de abóbora ABÓBORA mesmo. Aí, eu como chef teimoso que sou, resolvi incrementar essa abóbora assada com sementes de cominho e páprica picante.


Ingredientes

Fundo de ave (2 litros) - aprenda abaixo
Manteiga integral (10 gramas)
Folha de sálvia picada (Quanto Baste)
Folha de alecrim picada (Quanto Baste)
Abóbora moranga com a casca (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Abóbora moranga descascada e picada (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Páprica picante em pó (1 colher de café)
Sementes de coentro (1 colher de café)
Azeite extra virgem (Quanto Baste)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão (Quanto Baste)
Arroz arbóreo (1 xícara - 180 gramas)
Cebola pêra picada finamente (1 unidade - 200 gramas)
Vinho branco Charddonay (80ml)
Queijo de cabra ralado fino (100 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta moída em grão (Quanto Baste)



Para fazer o fundo de ave, utilize tabletes de caldo de galinha ou cozinhe 1 carcaça de ave (cou ou sem a carne) em água fria fogo baixinho junto de legumes, ervas e especiarias de sua preferência. O fundo estará pronto quando pegar a cor e o sabor dos ingredientes. Coe, apertando bem e mantenha aquecido em fogo baixo.

Aqueça a manteiga no micro por 15 segundos Potência Média até o ponto de pasta. Pique a sálvia e o alecrim, adicione-os à manteiga e a refrigere no freezer. Reserve.

Pré aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Descasque a abóbora e pique em cubinhos. Tempere com a páprica, as sementes de coentro, o sal e a pimenta, envolva com o azeite. Cubra com papel alumínio e asse em forno 180°C até amolecer ao toque do garfo. Reserve. Com o outro pedaço de abóbora, leve para cozinhar na pressão com bem pouca água. Assim que pegar pressão, conte 15 minutos, desligue e aguarde até acabar a pressão. Tire a polpa da abóbora, bata no liquidificador com água ou processe. Coe o purê para ficar lisinho. Reserve.

Sue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o arroz, envolvendo com a gordura. Mexa sem parar. Quando começar a pegar no fundo, afaste do fogo e despeje o vinho. Mexa até umedecer os grãos e voltar a ver o fundo da panela. Volte a panela ao fogo médio e mexa para evaporar o álcool do vinho. Comece a adicionar o fundo de ave em fogo mais alto, mexendo vigorosamente. Adicione o fundo sempre que o risoto secar. Continue esse processo até restar 1/3 do fundo na outra panela. É o momento de adicionar o purê de abóbora para dar cor ao nosso risoto. Agora continue com o fundo até chegar ao ponto desejado. Coloque o queijo de cabra. Adicione a manteiga de ervas e, ao fim, do risoto, os pedacinhos de abóbora assada. Sirva imediatamente.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 motivos para consumir Chia



Original da América Central, a semente de chia é o “ultimate dream come true” para quem deseja emagrecer. Além de aumentar sua saciedade e emagrecer, pode ajudar a queimar a gordura abdominalcombater o envelhecimento além de inúmeras doenças. Quando a semente de chia é exposta à água, ocorre a formação de um gel - da mesma forma como se dá com a linhaça -, aumentando seu tamanho e peso.

Engolindo a semente, o processo se dá no estômago, inchando e revestindo a parede do órgão, o que aciona imediatamente o setor de saciedade do cérebro. Esse mesmo gel, quando chega ao intestino, hidrata o cólon, incrementando a flora. Como o gel é feito de água, praticamente não tem calorias. A recomendação médica é que se tome no máximo 1 colher de sopa por dia. Caso contrário, a chia pode sim ter valor calórico, o mesmo de 1 colher de Nutella. Disponível em grãos, óleo e farinha, prefira as sementes 30 minutos antes das 2 refeições principais para obter os melhores resultados.


1 - Controla a fome, emagrece e queima gordura abdominal

Uma comida deficiente em vitaminas e minerais pode levar a ataques de fome por doces e porcarias. Hipoglicemia Reativa também... Se você tiver deficiência em cálcio, por exemplo, seu cérebro vai te mandar comer queijos e sorvete. Mas e se você tem intolerância a lactose, o que fazer? Comer chia, 5 vezes mais rica em cálcio do que o leite integral e sem a lactose ou aquela gordura toda. Dale, Chia!

Sua combinação de fibras solúveis e insolúveis, além da formação do gel saciante, melhora a digestão, aumentando a saciedade e retardando a absorção da glicose no organismo. Pesquisas da revista USA Weekend comprovam o dobro da perda de peso nas dietas em que a chia foi presente diariamente.

Como se não bastasse, essa sementinha acelera o metabolismo, principalmente na região da barriga e da cintura. O cálcio em sua composição ajuda ainda mais a eliminar a gordura. Sua propriedade anti inflamatória também contribui para evitar a formação de células gordurosas no corpo.


2 - Vitaminas e minerais

8x mais ômega 3 que o salmão
5x mais Cálcio do que no Leite Integral
3x mais Ferro que no Espinafre
15x mais magnésio que no brócolis
2x mais potássio que a banana
3x mais antioxidante que a blueberry


3 - Calmante natural

Pesquisa realizada na Universidade de Ohio (EUA) comprova que além de reduzir os níveis de ansiedade, a chia também combate a depressão.


4 - Combate a várias doenças

Combate doenças cardíacas, diminui pressão alta, diminui triglicérides colesterol e LDL, evita a diabetes a osteoporose e o câncer de mama, além de aumentar nossa imunidade.

Como já disse acima, a chia tem uma combinação incrível de fibras solúveis e insolúveis. Isso, meus amigos, faz com que ela regule a absorção de glicose no organismo. Ou seja, reduz os picos de fome por doces e os picos de falta de energia (exaustão, apagões, moleza, apatia, anomia, soninho, bocejo, falta de motivação, momento deprê, etc...). Só isso a torna um normoglicemiante. Em termos leigos, uma sementinha que trabalha contra o Diabetes Mellitus tipo 2 (aquele que ocorre por insuficiência hepática quando a dieta é rica em açúcares e carboidratos, engordando muito e rapidamente).

Síndrome do intestino irritável, intolerância, alergia intestinal, diarréia, etc... Você não sabe, mas a Diverticulite e outras doenças do trato gastro-intestinal estão em alta no momento. Por que? Ora, porque nossas dietas são pobres em fibras e ricas em amidos brancos. Para quem não gosta de frutas, legumes e verduras, a chia veio como complemento - e não substituto. Isso porque o gel de chia ao hidratar o cólon combate o tal intestino preso, amigo sobretudo das mulheres.

 
5 - O alimento mais rico em Ômega 3 do momento

Imagine uma semente cujo óleo tem 60% de Ômega 3 e 40% de Ômega 6! É mais, MUITO MAIS do que encontramos no salmão. E vocês sabem, salmão, como todo peixe, carrega toxinas da própria alimentação do animal - aquela parte acinzentada na barriga do peixe. Ou seja, por mais ômega que tenha um peixe, a presença nele de toxinas incentiva também a produção de radicais livres. Ponto para a chia!


6 - Superproteína

Até então, quem queria perder peso ou ganhar massa muscular, abusava de feijão, soja, grão de bico, claras de ovo, queijos brancos. Não me entenda mal! Esses alimentos são ótimos. No entanto, a proteina neles é incompleta, uma vez que junto deles precisamos consumir carboidratos. Sabe aquela história que dizem para não consumir carboidrato depois das 6, porque engorda e que já foi por água abaixo? Então, se você consumir apenas proteínas, você morre. Com a chia não, a proteína dela é completa. Porque? Porque além da proteína, ela regula os níveis de glicose no sangue e seu gel nos sacia. O resultado é energia pura para quem quer fazer exercício e afins. Não é preciso dizer, o consumo da chia não deve substituir os carboidratos de forma alguma!


7 - Confeitaria magra sem perda de sabor

Coloque a chia em água e espere formar um gel. Agora pegue quaisquer receitas de bolo, pães, muffins, cookies e substituía metade da manteiga ou margarina pelo gel. O quê? O sabor será o mesmo? A consistência e tudo mais? Sim! O quê, o antioxidante da semente aumenta a validade do alimento? Oh, my god!


8 - Combate o envelhecimento

Todo mundo sabe o que são antioxidantes e seus benefícios. Que eles evitam a formação de radicais livres, prevenindo as inflamações do organismo e o envelhecimento precoce. Até então, essa beldade estava nas blueberries, nas nozes, no vinho tinto, nas uvas... Frutas estragam, vinhos azedam, nozes precisam ficar no freezer. E a chia? A chia pode ficar em temperatura ambiente por 2 anos justamente por sua composição de antioxidantes. Dessa forma, acaba sendo uma poderosa aliada contra as rugas e a celulite. Atenção, guardar longe da luz.


9 - Realçador de Sabor

A chia por si só não tem gosto de nada. No entanto, quando o gel ou a semente é adicionado ao alimento, age como um realçador de sabor incrível. Pudins de leite condensado ficam com nota achocolatada, iogurte fica frutado...


10 - Barato e sem aditivos

Remédios são perigosos. Comida light é cara, ainda mais se for entregue em sua casa. A Chia te custa menos que R$ 1,00 por dia no mês, ela não tem aditivos químicos e o único efeito colateral é o valor calórico para quem ultrapassa a dose diária de 1 colher de sopa.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cookie Monster da Disney World


Apresento o famoso Monster Cookie Americano, o mesmo que se serve na Disney World. Diferente de um cookie comum, este, para começo de conversa, é enorme. Pode alcançar uns 10 cm de tamanho por 2 cm de altura. Ele não esfarela na boca, é amanteigado e macio. O chocolate não vem em gotas, mas em pedaços enormes. Ao quebrá-lo, faz fio entre os pedaços... Ai, meu cristo! Para piorar, leva nozes picadas grosseiramente.

O segredo para a perfeição é picar o chocolate em pedaços grandes e não mexer demais a massa correndo o risco de tingi-la. O açúcar cristal não deve ser substituído pelo refinado, pois deixa o cookie com uma casquinha. A massa deve ser mantida refrigerada entre as fornadas. Ao assar, as bolas de massa devem ficar separadas 7 cm umas das outras. Ou seja, cada fornada terá 6 cookies no máximo.

A massa pode e deve ser congelada. Congele porcionada e depois passe para um saco. Se desejar acrescentar ½ xícara de aveia, linhaça, chia, passas, o que for, a massa agüenta. Não precisa diminuir a quantidade de farinha, a menos que você deseje usar farinha integral. Aí sim, use 1/3 de farinha integral em relação à branca. Se desejar substituir a manteiga por margarina, funciona, mas perde em sabor.



Ingredientes

Farinha de trigo (2 xícaras - 240 gramas)
Bicarbonato de sódio (1 colher de chá - 5 gramas)
Açúcar cristal (1/4 de xícara - 50 gramas)
Açúcar mascavo (3/4 de xícara -135 gramas)
Manteiga integral sem sal (1 xícara - 230 gramas)
Pó para pudim sabor baunilha Royal (2 saquinhos - 170 gramas)
Ovo integral (2 unidades - 110gramas)
Essência de baunilha (2 colheres de chá - 10ml)
Chocolate meio amargo pedaços de 2cm (420 gramas)
Noz tipo mariposa ou pecã (150 gramas)

Rendimento: 13 a 15 cookies grandes (10cm largura x 2cm de altura)
Peso cozido da porção: 90 gramas

Pré aquecer o forno a 180°C. Misturar a farinha ao bicarbonato e reservar. Bater os açúcares com a manteiga até esbranquiçar. Acrescentar a mistura para pudim de baunilha e a essência. Em seguida, os secos. O chocolate e as nozes vão por último sem mexer demais a massa. Fazer bolas e colocá-las sobre papel manteiga untado. Assar de 8 a 10 minutos, até as bordas começarem a dourar ou o cookie adquirir densidade ao toque. Assim que esfriar, ele endurece. Não deixe tempo demais ou ficará crocante ao esfriar!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cuscuz paulista de cenoura

Cuscuz paulista com cenoura além de saboroso, colorido, ajuda na digestão e é muito saudável. Esta é a segunda vez que faço esta receita. É a partir dela que espero derivar para cuscouz de abóbora, berinjela, abobrinha, com peixe, cuscuz de salmão, com aspargos, há muitas variedades. Seja lá a que você fizer, aposte sempre em pimentas de qualidade, agregadores de sabor como ervas e temperos, além do é claro e já tradicional amigo coloral. Ovos de codorna e tomatinhos cereja dão um toque mais delicado. Rostinhos com pimentões agradam às crianças. A farinha de milho flocada é o que manda a receita trdicional. Mas eu me atrevo a usar um fubá ou semolina qualquer dia desses para uma variedade mais italianada como um cuscuz caprese, de tomate, búfala, manjericão e azeite. Como fazer? Só Deus para me iluminar nessa hora... Enfim, cuscuz para você! E eu ainda faria um de beterraba facilmente...

Cenoura descascada e picada grosseiramente (1 unidade grande) - substitua por beterraba
Água (Quanto Baste) - esta é para batermos a cenoura no liquidificador
Azeite extra virgem (1/2 xícara - 120ml)
Alho em dente picado (4 unidades)
Cebola pêra picada (2 unidades - 200 gramas)
Pimenta chilli em pó (1/2 colher de café) - pode substituir por dedo de moça picada
Pimenta calabresa em flocos desidratada (1 colher de café rasa)
Coloral em pó (1 colher de sopa rasa) - tem que ser coloral. Cúrcuma deixa amarelo
Extrato de tomate (2 colheres de sopa cheia) - cubra a latinha com óleo depois que usar
Tomate Débora sem casca nem semente picado (6 unidades) - no micro a casca sai facin
Tablete de caldo de galinha (2 unidades)
Molho de tomate Quero (3 unidades - 3 pacotes de 340 gramas cada)
Ervilha em lata ou caixinha lavada e escorrida (2 unidades)
Milho em lata ou caixinha lavado e escorrido (2 unidades)
Palmito de picado lavado e escorrido (1 vidro) - a água do vidro deve ser claríssima
Azeitona verde e preta (1/2 xícara de cada) - eu não usei azeitona porque esqueci
Ovo cozido (10 unidades) - 5 unidades para o couscous e as outras 5 para a decoração
Vinagre de vinho tinto (1/2 xícara) - limão não combina. Vinho sim!
Salsa e cebolinha (À gosto) - tomilho e orégano devem ir no início da cocção, ok?
Sal refinado (Quanto Baste)
Farinha de milho flocada (500 gramas) - tem uma no mercado muito granulada, evite!


Bata a cenoura picada com a água no liquidificador. Não coe! Queremos toda essa fibra e polpa para saborizar nosso cuscuz. Certo! Comece fritando o alho rapidamente e, logo em seguida, venha com a cebola. Sue a cebola até caramelizar. Se desejar, pode adicionar um chorinho de açúcar para ajudar. O próximo passo é adicionar as pimentas para que liberem sabor e intensidade. Vá de coloral! Adicione agora o extrato de tomate e deixe-o caramelizar um pouco para controlar sua acidez. Pronto! Agora podemos começar a pôr os ingredientes. Comece pelos tomates, deixe-os suar até começarem a desfazer. Neste ponto, o aroma do cuscuz é delicioso. Ponha os caldinhos e mexa até dissolver. Agora o molho de tomate. E, em seguida, aquele suco de cenoura com a fibra. Seu cuscuz está líquido como uma sopa. É o momento de adicionar as leguminosas. O milho, a ervilha, o palmito. A azeitona e o ovo por último para não desfazerem. Agora o vinagre para uma nota cítrica de sabor. É hora de verificar o sal. Está bom? Coloque a farinha aos poucos e vá mexendo até a consistência de angu. Algumas regiões e fogões pedem quantidades diferentes de farinha. Aprenda a ver pela consistência e não pela receita, ok? Agora que você adicionou a farinha, o cuscuz ficou mais claro, a pimenta e o sal se perderam. É hora de verificar novamente se você gostou da cor, da ardência e do sabor. Corrija neste último momento antes de enformar. Passe óleo numa fôrma de anel sem dó. Decore com os ovos, azeitonas, milho, pimentões, o que desejar. Agora aperte o cuscuz em camadas para não desfazer o desenho. Cubra com papel filme por contato, aguarde esfriar e refrigere antes de servir. Caso tenha dificuldade para soltá-lo, basta passar diretamente na chama do fogão.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Buraco quente


Olha aí uma opção para o fim de tarde com os amigos, que não custa nada nem dá trabalho algum! Experimente variações com linguiça moída, defumada... Use pães diferentes... E que tal queijo derretido no meio de carne? Para que fique bem gostoso, deixe a carne apurar para secar o líquido. Aí, você tosta o pãozinho e ele segura o recheio por mais tempo sem umedecer. As crianças vão adorar e você também!

Azeite extra virgem (50ml)
Toicinho defumado picadinho (50 gramas)
Dente de alho picado (3 unidades)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Tomate débora maduro sem casca/semente (5 unidades)
Pimenta calabresa desidratada (1 colher de chá rasa)
Carne moída tipo patinho 2x (2 Kilos)
Cenoura picadinha (1 unidade - 200 gramas)
Pimentão vermelho picadinho (2 unidades)
Vinho tinto (1/2 xícara - 120ml)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Pão francês cascudo sem o miolo (20 unidades)
Opcional: Queijo gruyère ralado (150 gramas)

Frite o toicinho até ficar crocante e desprender sabor. Agora sue o alho rapidamente. Adicione a cebola e deixe caramelizar. O próximo passo é adicionar o tomate e refogar até desmanchar. Agora a pimenta calabresa. Coloque a carne e refogue até pegar cor. Adicione o vinho, deixe o alcool evaporar e apure. Agora a cenoura junto de um pouco de água para ajudar. Quando a cenoura estiver no ponto, adicione o pimentão e aproveite para verificar o sal e a pimenta. Aqui no fim, se desejar, adicione um queijo que derreta. Além dar liga no recheio, incrementa em sabor. Como sugestão, use o gruyère. Uma salsinha também cai muito bem! Retire o miolo do pão e aqueça-o em baixa temperatura até ficar crocante. Recheie com a carne e sirva imediatamente acompanhado daquela breja!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A melhor torta de frango do mundo

Não é que eu queira me gabar, mas esta torta humilha a Di Cunto, a Ofner e a Cristallo juntas. Procure em toda São Paulo e você não encontrará tortas com catupiry separado do recheio. As tortas de frango hoje em dia são baixinhas, pequenas, secas e caras. Esta aqui abaixo é uma das melhores coisas que eu sei fazer. Massa fininha, derrete na boca... Recheio com 6 cm de altura... 2 cm de catupiry (o original, claro!) fervilhando para queimar os lábios dos famintos! rs... Aviso, uma só mordida e você será meu(minha) escravo(a) para sempre...








Massa - Rendimento (2 tortas de 30cm diâmetro e 6cm de altura com tampa e catupiry)
Veja aqui os Segredos da Massa Podre, uma postagem com mais de 5000 acessos no google

Farinha de trigo (1 Kilo)
Sal refinado (1 colher de chá rasa - 5 gramas)
Manteiga integral gelada(2 barras - 400 gramas)
Gordura vegetal gelada (1 p acote - 200 gramas)
Gema de ovo (2 unidades - 40 gramas)
Água Gelada (Quanto Baste)

Misture a farinha e o sal. Pique a manteiga e a gordura vegetal geladas sobre a farinha, incorporando com as pontas dos dedos. Não deixe homogeneizar por completo. Bata as gemas com a água gelada sem deixar fazer espuma. Incorpore os líquidos na massa aos poucos até que agregue. Dependendo da umidade do dia e da qualidade das gorduras, não há necessidade de usar todo o líquido. Outras vezes, se a massa ainda tiver grãos esbranquiçados e não juntar com facilidade, molhe apenas as mãos e volte a incorporar. Se a massa estiver mole demais, não mantendo a forma e grudando nos dedos, leve ao freezer coberta com filme PVC por 10 minutos. Se a sua massa não estiver grudando nos dedos e nem com grãos esbranquiçados, abra entre 2 filmes plásticos até a espessura de 3mm. Prenda o plástico contra a bancada com a cintura e vá trabalhando com o rolo, soltando o plástico quando ele criar nervuras. A massa deve ficar bem fininha, ok? Forre a fôrma na base e nas laterais ainda com o plástico. Agora puxe o plástico delicadamente. Se grudar na massa, leve tudo ao freezer. Agora puxe! Ajeite a massa para não sobrarem bolhas de ar. Pincele clara de ovo batida e fure com o garfo. Faça o mesmo com a outra fôrma e leve ambas ao freezer por 20 minutos. Você ainda terá sobra de massa para as tampas. Se desejar, deixe-as abertas entre os plásticos guardadas na geladeira dentro de uma assadeira grande. Vamos ao recheio?






Recheio

Peito de frango com carcaça e pele (3 unidades)
Vinagre para lavar o frango (Quanto Baste)
Vinagre para o recheio (1/2 xícara - 120ml)
Água (2 litros)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Alho picado (3 dentes)
Extrato de tomate (1 colheres de sopa cheia)
Tomate Débora sem pele nem sementes (5 unidades - 750 gramas)
Ramo de tomilho (5 unidades)
Ramo de alecrim (2 unidades)
Folha de louro (3 unidades)
Talo de salsão (1 unidade)
Talo de salsinha (1 unidade)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Suco de limão tahiti para o recheio (2 unidades)
Semolina fina (300 gramas) - se utilizar farinha branca, toste-a antes para dextrinizar
Azeitona chilena gorda suculenta sem caroço (2 xícaras)
Catupiry (1 Kilo)

Higienize o frango com água e vinagre, remova o excesso de pele, mas deixe um pouco para sabor. Adicione todos os ingredientes na pressão (menos as azeitonas, a semolina e o catupiry) e cozinhe até a carne soltar do osso. Retire a carne da panela e reserve-a coberta. Peneire o caldo da cocção, apertando bem para extrair todos os sucos. Reserve o líquido e leve-o ao fogo para reduzir a 1/3. Despeje a semolina e mexa vigorosamente até engrossar, como uma polenta. Adicione o vinagre, os temperos e corrija o sal. Desfie o frango em pedaços grandes e adicione à mistura anterior junto das azeitonas. Incorpore 200 gramas de catupiry sem deixar homogeneizar. Não mexa demais! Aguarde esfriar.








Montagem

Coloque o recheio frio sobre a massa, alisando. Em seguida, o catupiry, sem miséria. Cole as tampas utilizando apenas água. Pincele com gema de ovo e creme de leite para um tom lindo na massa. Leve ao freezer de um dia para o outro. Asse a torta congelada no dia seguinte para um resultado excepcional. Sirva quentíssima e se acabe!



terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolo de frutas e caramelo



Bolo de ameixa com pêssego coberto de um caramelo de limão. É isso aí, vou ensinar a vocês como fazer um caramelo com um fundinho de limão. A receita desse caramelo vem de um livro dos anos 80, totalmente empoeirado na minha instante. Para quem gosta de doces, este bolo gelado é uma perdição. E a mistura do caramelo com as frutas fica excepcional. Salpique com açúcar de confeiteiro para dar glamour ao seu cafe da tarde


Olha as claras branquinhas no meio da massa. Super fofa!



Massa

Farinha de trigo (10 col. sopa rasa - 100 gramas)
Açúcar refinado (10 colheres de sopa rasa - 120 gramas)
Ovo integral (10 unidades - 550 gramas)

Receitinha de vó. Peneire a farinha 3 vezes para incorporar ar e remover grumos. Reserve. Separe clara e gemas. Bata as claras até ficarem em neve. Reserve. Bata as gemas com açúcar até o ponto de fita. Adicione a farinha usando uma peneira. Por fim, as claras em 3 partes, mexendo de baixo para cima. Assar até dourar e nada de furar com palitinho! Dê um tapinha para ver se a massa se comporta como uma esponja, se oferece resistência quando você bate ou se ainda se move líquida.


Recheio

5 gemas (100 gramas)
Leite integral (500ml)
Açúcar refinado (1 xícara - 180 gramas)
Amido de milho maisena (1 xícara - 120 gramas)
Manteiga integral (1 colher de sopa - 20 gramas)
Pêssego em calda drenado (1/2 lata - 200 gramas)
Ameixa seca demolhada e descaroçada (1 xícara-100 gramas)

Leve o leite ao fogo com metade do açúcar. Enquanto aquece, separe as claras das gemas. Passe as gemas pela peneira. Nelas misture um chorinho de leite com toda a maisena e a outra metade do açúcar. Assim que o leite ferver, despeje o conteúdo das gemas e mexa até engrossar. Desligue o fogo, adicione a baunilha e a manteiga gelada, mexendo até derreter e emulsionar. Coloque papel filme PVC por contato no creme ainda quente e reserve. Quando esfriar, quebre-o com um fouet (batedor) e adicione as frutas picadas. Reserve no refrigerador.


Cobertura

Creme de leite de lata sem o soro (1 lata - aprox. 270 gramas)
Açúcar refinado (1 xícara + 2/3 xícara - 300 gramas)
Manteiga integral sem sal (1 xícara - 200 gramas)
Essência de limão (Quanto Baste)

Misture o açúcar e o creme de leite. Leve para ferver em fogo baixo até chegar ao ponto de bala mole (um pouco da calda num copo de água forma uma balinha macia). Quando chegar nesse ponto, afaste do fogo, espere parar de ferver e adicione a manteiga gelada em pedacinhos, mexendo sempre. Por fim, a essência. Se você quiser usar raspinhas de limão, deve colocá-las no inínio, junto do creme de leite e do açúcar, ok? Aguarde o glacê gelar bem para firmar e você poder cobrir o bolo. Este glacê fica em consistência de recheio para bombom, parecido com caramelo. Não tente confeitar com bico pois ele não segura a forma, e não deixe tempo demais fora da geladeira.


Montagem

Regue o bolo com a calda das frutas com água. Recheie com o creme e as frutas. Decore com o caramelo.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pudim de tapioca




Se você gosta de tapioca vai adorar este pudim. Calda de coco com leite condensado e pedacinhos de manga. A consistência é completamente diferente de um simples manjar de coco. A tapioca oferece resist|ência quando a mordemos e outra coisa é que ela satisfaz muito mais já que o amido é mais consistente. Definivamente, não é o tipo de doce que você quer repetir 3 vezes.

Mas enfim, você sabe, a tapioca, como qualquer outro amido dessa espécie, vem a nós consumidores em vários formatos. Pode ser granulada, flocada, em farinha, parcialmente hidratada, etc. E este pudim veio assim, como uma petulância minha. Eu queria pudim de tapioca, mas não encontrei nossa amiga flocada.

Então, resolvi experimentar com a farinha de tapioca. Seria o mesmo que fazer um manjar usando amido de milho do tipo maisena, mas eu usei farinha de tapioca de mandioca. Vocês não sabem, o poder de espessamento da tapioca é terrível. Eu que usei o saco todo, fix pudim também para a semana toda. rs

 
Ingredientes

Leite integral (2 caixas - 2 litros)

Açúcar refinado (1 xícara - 160 gramas)
Leite de coco (1 vidro - 300ml)
Farinha de tapioca (1kilo)
Leite condensado (1 lata - 395 gramas)
Coco fresco ralado (1 unidade de casca escura - 120 gramas)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Unte uma fôrma para pudim com óleo e molhe com água fria. Leve à geladeira até firmar por cerca de 2 horas. Para desenformar, passe levemente sobre a chama do fogão. Misture o coco fresco com o leite condensado e decore com a manga.

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP