quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bolo de café com amêndoas



Um bolo de café com amêndoas enormes, você corta e vê 2 frisos de café no meio. Tudo isso regado com licor de café que você faz em casa. Vou ensinar, basta fazer uma caldinha de água com açúcar sem deixar ferver, apenas para dissolver o açúcar. Com a caldinha ainda quente dissolva um pouco de café instantâneo. Aguarde esfriar completamente para colocar um chorinho de vodka.

Baunilha, cardamomo e anis darão notas ainda mais sofisticadas ao seu licor. Prove e veja se ficou do seu agrado. Se agradar ao paladar, por certo agradará ao bolo. Agora imagine regar o bolo recém saído do forno com esse licor e ele ferver emitindo um chiado que levanta um forte aroma de café por toda cozinha? Isso e as amêndoas caramelizadas na boca não têm preço.



Ingredientes

Café expresso instantâneo (2 colheres de sopa cheia)
Amêndoas moídas (50 gramas)
Açúcar mascavo (50 gramas)
Açúcar refinado (150 gramas) (1 colher de sopa)
Manteiga sem sal em T ambiente (175 gramas)
Ovo integral (3 unidades - 165 gramas)
Farinha de trigo (200 gramas)
Fermento em pó (1 colher de chá)
Amêndoas picadas grosseiramente (200 gramas)
Canela em pó (1/2 colher de chá)
Licor de café (4 colheres de sopa)



Utilize uma fôrma de 18cm de diâmetro e fundo removível. Unte a fôrma com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. Faça o mesmo com a borda da fôrma, deixando o papel manteiga passar a fôrma em 2 cm. Caso não saiba medir bem, pode colar várias faixas de papel manteiga entre si usando mais manteiga. Dá super certo!

O café instantâneo, misture-o com as amêndoas moídas e o açúcar mascavo, fazendo uma farofinha. Reserve. Misture de uma vez o açúcar refinado com a manteiga mole, os ovos, o fermento e a farinha. Espalhe 1/3 dessa massa na forma, deve ficar bem fininho mesmo. Agora salpique metade daquela farofa de café e amêndoas. A parte difícil começa agora. Com bastante paciência, você vai colocar outro 1/3 de massa sobre essa farofa, mas tem uma técnica!

Despeje a massa com uso de uma colher em pelotas. Isso é estratégico, pois se você tenta alisar a massa com a colher para espalhar, a farofa gruda e dá um trabalhão. Vá com calma, como se estivesse moldando um obra de arte. Acredite, depois de pronto, esse bolo é uma obra para os olhos e a boca. Prossiga com outra camada de farofa e a última camada de massa.

Misture o açúcar com canela e as amêndoas quebradas. Salpique sobre o bolo generosamente. Asse em forno a 180°C por 45 minutos até que a massa esteja firme ou ao espetar um palito saia limpo. Quando sair do forno regue o licor e escute a crosta do bolo ferver. Nesse exato instante, o açúcar caramelizado da cobertura cristaliza, encerrando as amêndoas de vez no bolo. Divino!

4 comentários:

Bernat

Olá Marcel,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 330.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo em Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br

Anônimo

Marcel,

Como não gosto de café, poderia substitui-lo por qual ingrediente?

Obrigada!

Flavia

Anônimo

Fiquei na dúvida sobre a quantidade de açúcar refinado: 1 colher de sopa ou 150g?
Devem ser 10 colheres talvez (=150g) para a quantidade de manteiga. Certo?
Adoro amêndoas, vou tentar!
Obrigada,
Lala.

Unknown

Fla, você pode tentar castanha do pará. E para substituir o café, pode usar chocolate em pó. O açúcar são 150 gramas mesmo, ignorem a colher! rs ...erro meu!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP