quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Panetone Praliné de Amêndoas, Damasco, Chocolate e Sorvete


Panetone recheado é uma receita barata e fácil de fazer. As crianças podem participar e você usa aquele panetone chato da padaria. Seco e sem graça, ele pode ficar como novo! Fiz este aqui no final de semana. Inspirado pela Páscoa, aliei as frutas secas ao caramelo e a geléia artesanal, criando um denso panetone. Ficou todo permeado de sorvete com damascos, praliné de amêndoas e geléia artesanal de damasco turco (azeda) para equilibrar com a doçura dos outros ingredientes. Reguei todo o panetone com Cognac. Cobri de chocolate e decorei com nozes e pó de ouro. Preciso dizer que durou menos de 1 semana no freezer? Do jeito que esses doces ficam poderosos na caloria, dá para largar no amigo freezer e ir comendo aos pouquinhos sempre que bater aquela vontade. A próxima pedida é rechear com cerejas e pistaches, como o Jamie faz e eu adorei.



Para a geléia, eu usei 500 gramas de damasco turco e 2 kilos de açúcar. O damasco turco é diferente do que você vê ao lado, ele é marrom e incrivelmente azedo. Por isso mesmo, rende horrores com açúcar. Deixe-o de molho em água por uns 2 dias e utilize essa mesma água na cocção junto do açúcar. Basta deixar cozer até o damasco desfazer e dar ponto. Coloque um prato no freezer e vá pingando nele sua geléia até ficar no ponto desejado. Com a geléia ainda quente, coe para ficar lisinha e armazene em recipiente esterilizado. Com os damascos convencionais, cozinhei na água até que ficassem macios, piquei e reservei para entremear junto da geléia e oferecer um pouco mais textura. Uma xícara deles é mais do que suficiente.




O praliné, você faz assim: toste 200 gramas de amêndoas no forno (gosto de deixar a pele, para um ar mais artesanal). Em seguida, caramelize 100 gramas de açúcar. Sempre que for fazer caramelo com açúcar puro, pode mexer! Não mexa se você estiver usando açúcar e água! Agora, se for açúcar e água com algumas gotinhas de limão ou vinagre, pode mexer que nem cristo açucara. Misture as amêndoas tostadas no caramelo e deixe esfriar sobre tapete de silicone ou fôrma untada com manteiga. Assim que ficar em ponto de bala dura, pique na faca ou processe em pedaços para obter essa farofa crocante e granulada. A dita cuja já faz um excelente acompanhamento para sorvetes e pudins, não ouse duvidar! 



Agora vamos abrir o panetone pelo lado inverso. Você pode eventualmente abrí-lo pela abóboda, mas o corte da faca vai aparecer e não ficará bonito. A vantagem desse método é que o recheio é surpresa. Por outro lado, assim que fechar o panetone, você deve envolvê-lo com papel filme ou alumínio para não correr o risco de que vaze. Entre com a faca de leve, deixando uns 2cm na borda. Não precisa ir fundo, você vai cavar com as mãos.


Você viu a tampinha que eu retirei? Agora pode cavar com as mãos ou usando uma faca. Essa massa, pode voltar ao panetone em camadas ou servir de pretexto para um maravilhoso pavê com chocolates e cerejas frescas (delícia!!) (eu montei um triffle de panetone com sorvete e laranja) (não fotografei, também não durou...rs). Depois que retirar o recheio do panetone, aperte as bordas para compactar a massa. Isso vai ajudar a segurar o recheio.


Esta é a hora de regar seu panetone com um bom licor ou cognac. Outra opção é fazer uma calda de água e açúcar (1:1). Alguns malucos estão regando com vinho, com cerveja... Vai depender dos ingredientes que vai usar para combinar. Marsala com Zabaglione e cerveja com chocolate amargo! Aí, simmm!


O próximo passo foi envolver todo o panetone internamente com minha geléia de damasco turco azeda. Não deixe espaços, pois a geléia vai ajudar a impermeabilizar o sorvete, mantendo a massa livre de cristais de gelo. Agora vá alternando o sorvete com a geléia, os damascos e o práliné de amêndoas.


No lugar do damasco, use frutas secas de todos os tipos, glaceadas, pistaches, cerejas em calda ou frescas. Só uma ressalva, para frutas frescas como laranjas, tangerinas, cerejas e outras, faça uma calda (1:1) com gotinhas de limão, deixando apurar até virar xarope. Acrescente as frutas lavadas e escorridas inteira e deixe não mais do que 10 minutos, apenas para que o açúcar sele a humidade da fruta. Pronto, você já pode rechear seu panetone sem correr o risco de que ele estrague até a ceia!



Eu finalizei com o sorvete porque fica mais fácil de grudar a base de volta. Envolva com alumínio ou filme e aí vem a dica: amarre o panetone com saquinhos, pois ele vai querer ficar bojudinho entupido de sorvete. E você não quer serví-lo gordo, torto. Amarre e 2 ou três pontos para ajudar o sorvete a se manter no lugar até que congele. Depois, é só cobrir com chocolate de sua preferência, decorando com nozes e frutas secas. Um toque de pó dourado deixa o bonitão ainda mais apelativo para seus convidados! Feliz Natal!

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Rosquinhas de Leite




Receitinha do Bem Simples que, é claro, dei minha incrementations! Achei fácil de fazer, rápida e o resultado ficou muito bom para o tempo dedicado. Você que tem criançada aí o dia inteiro no Preistêixu, pó pô pá inrrolá! Diversão garantida ou farinha na sua cara! he he...Sem brincadeira, adoro essas rosquinhas, elas me lembram dos tempos de vó, de quando as famílias se reuniam, cada um fazendo uma parte da receita. Você acha que aqui foi diferente? rs... E hoje temos algo super especial (PÁ RÁ RÁ RÁ!!!), que vamos passar no açúcar com canela. Mas você pode fazer uma calda com pinga, com limão, anis, pode cobrir com choclo! Eu até pensei em moer nozes, pistaches e colocar na massa. Imaginou juntar pistaches com raspas de laranja? Água de flor de laranjeira faria milagres. O que acha?



Ingredientes
Leite Condensado (395 gramas)
Ovo integral (4 unidades)
Raspinha de 1 laranja
Baunilha (2 colheres de sopa)
Farinha de trigo peneirada (Quanto Baste)
Fermento (1 colher de sopa)
Açúcar refinado (Quanto Baste)
Canela da China em pó (Quanto Baste)



Misture o leite condensado aos ovos e a baunilha. Adicione a farinha aos poucos até ir pegando consistência. Adicione o fermento e volte a sovar, sem sovar demais. Corrija a textura para que não grude nas mãos. Para modelar, faça nozinhos ou pequenas orelinhas. Frite em óleo fervente sem deixar dourar demais. Passe no açúcar com canela. Guarde em lata, escura, fechad hermeticamente. Congele a massa porcionada e moldada ainda crua e no dia que for fritar, deixe descansar do gelo antes de fritar. Experimente misturar raspas de frutas cítricas ou aniz em pó. Nozes e amêndoas moídas nesta massa fazem o famoso 'chifrinho' do seriado Chaves.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Palha Italiana





Fiz essa palhinha quando bateu uma vontade de comer doce e não queria nada que desse muito trabalho. A palhinha, na verdade, pode ser à base de um brigadeiro, um doce de leite, creminho, o que você quiser. O segredo é a bolacha maisena processada que dá mais liga ainda e textura ao doce.

Na mesma semana, comi a palha de doce de leite e fiz a de brigadeiro. Muito fácil, barato e rápido. Recomendadíssimo para levar na bolsa e claro, pode acrescentar seus grãos favoritos, sementes, farinha de quinua, o que desejar. Só não vale desconfigurar o docinho. Vamos lá?



 
Ingredientes

Manteiga Integral sem sal (1 colher de sopa)
Cacau em pó passado na peneira (1 colher de sopa cheia)
Leite condensado (395 gramas)
Sal refinado (1 pitada)
Bolacha tipo Maisena (1 pacote)
Açúcar de confeiteiro (Quanto Baste)

Processe toda a bolacha até virar um pozinho. Não precisa ser perfeito. Quanto mais pedacinhos irregulares e de vários tamanhosa você deixar, mais textura e crocância terá no seu docinho. Derreta a manteiga em fogo baixo e misture-a ao chocolate em pó até dissolver sem deixar grumos. Acrescente o leite condensado e misture em fogo médio até levantar fervura. Abaixe o fogo e cozinhe mexendo sempre até da ponto de brigadeiro mole.

Acrescente a bolacha processada aos poucos, incorporando até ter uma massa consistente. Unte uma fôrma de alumínio com manteiga e assente a mistura ainda quente, alisando com as mãos. Corte ainda quente. Leve ao refrigerador para firmar. Separe os quadradinhos e passe no açúcar ao cacau. Exprimente variedades com brigadeiro de Nutella, Limão ou Pistache. Quando eu fizer, te aviso, tah?


domingo, 18 de novembro de 2012

Kibe Vegetariano


 
 
Olhando assim, parece que tem carne, ne? Parece mesmo quando mordemos, mas não há!Pessoas, depois que fizerem este kibe, nunca mais vão querer o de carne! Além de delicioso e super digerível, não engorda, é fácil e barato de fazer. O quê? Eu consegui emagrecer com isso? Sim, eu consegui. Fiz o de abóbora. E abóbora que se preza, caloria baixíssima.Vou dizer a vocês, soube da minha vizinha que fez o de abobrinha com hortelã. Deve ter ficado divino. Já a abobóra, combina com especiarias indianas do tipo curry. Por isso mesmo, abusei no cominho e de quebra uma pimentinha síria que não pode faltar JAMÁS! Se você for como eu, curtir uma aventura na cozinha, vá em frente e faça o de beringela! Tenho certeza que ficaria divino com nozes e um chutney de cebola com passas... Por ora, vejam a receita do Kibe de Abóbora! No meat and yet delicious!
 
 
Ingredientes
 
Abóbora Cabocha (1 unidade) - abrir uma tampinha e cozinhar no micro
Trigo fino par kibe (1 pacote - 500 gramas)  - lavar em água corrente, até a água sair cristalina
PS.: não tem necessidade de deixar trigo de molho e os libaneses não fazem assim!
Cebola roxa (2 unidades) - retire a casca e corte ao meio
Dente de alho (4 unidades) - sem a pele, não precisa picar
Sal e pimenta moída (Quanto Baste)
Cominho (1 colher de sopa rasa)
Pimenta siria (1 colher de sobremesa rasa) - a pimenta síria tem canela, noz moscada, etc...
Azeite de olive extra virgem (Montes)
 

Modo de fazer
 
Eu prefiro cozinhar a abóbora no micro, pois na pressão ela fica mole e solta muita água. No forno também é lagal, mas demora muiiiiiiiiiiito. Tah, depois que o garfo atravessar facinho, você vem com uma colher e cava toda a polpa, dispensando as sementes. Se quiser torrá-las, ferva, passando em água fria 4 a 5 vezes até retirar toda a baba. Faça uma pastinha de óleo com açúcar mascavo e especiarias e cozinhe-as no fogo baixo até o açúcar caramelizar e o odor das especiarias desprender. Ouça bem, deixe-as esfriar numa assadeira com óleo ou sebre o silpat de silicone, separando-as conforme esfriam porque as bichinhas podem grudar sim.

Mas eu sei que vocês não vão ter paciência em fazer isso, então vamos continuar com o kibe. Ebaaa! Misture a polpa de abóbora com o trigo lavado. Agora, a cebola e o alho, você passa no liquidificador junto do azeite, faz uma pastinha. Adiciona isso na massa do kibe junto das especiarias e agora corrija o sal e a pimenta. Para assar, unte uma assadeira - de novo - com azeite. Apalpe bem com as mãos, agora faça um desenho personalizado com as cóstas da faca. Regue com o quê? Adivinha! Mais azeite. Cubra com alumínio e forno 180°C. Só depois de uns 20 minutinhos, retire o alumínio e deixe dourar. Ah, que delícia! Fiz um molhinho de tomate com espinafre sem sal algum e bem cítrico para acompanhar. Espero que goste!
 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Como fazer Onion Rings super crocantes!!




Encontrei este video e quis compartilhar com vocês. Eu ainda não testei essa técnica, mas provavelmente funciona também para empanar frango e Tempurá. Para quem não entende inglês, coloquei a receita traduzida lá em baixo. O purê de batata liofilizado é da Yoki. Nada contra, mas na hora da correria, engana bem. Já a Panko, vocês encontram lá na Liberdade ou grandes supermercados.


Ingredientes

Farinha de trigo (1/2 xicara)
Amido de milho (Maisena)(1/4 xícara)
Purê de batata em pó (2 colheres de sopa cheia)
Pimenta caiena (pitada)
Soda Limonada Gelada (1 xícara)
Farinha de pão oriental PANKO (2 a 3 xícaras)
Cebola branca grande (2 a 3 unidades) - fatiadas em 1cm de espessura



Modo de fazer

Misture a farinha de trigo, o amido, o purê em pó e a pimenta. Adicione a soda e aguarde até que o purê de batata entre em ação, espessando a massa. Molhe as cebolas e, em seguida, passe na Panko. Frute em óleo quente e escorra.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Le Pain Quotidien



Localizado na Vila Madalena, o Le Pain é uma nova opção aos gourmands de pães artesanais. De origem belga, a boulangerie aposta na fermentação lenta e nas tartines, versão belga para a bruschetta italiana, muito bem sucedida.
 
 
 
 
O ambiente é formidável e acolhedor, a começar pelo proprietário cuja simpatia reforça ainda mais uma marca já difundida em várias metrópoles do mundo, inclusive Nova York.
 
Felicitei-me com uma tartine de Gruyère, pesto de manjericão e Dijon acompanhada de tomate e saladinha. Para acompanhar uma limonada de framboesa maçerada terrível de boa. No entremeio à sobremesa, uma degustação de pães acompanhada de Nutellas absurdas: pura, amarga, ao leite e branca.
 
A sobremesa, ao fim, não foge do que se espera num estabelecimentos desse porte. Pedi um trio de bolinho de pistache, tartelette de ganache negra e de limão. O bolinho poderia ter mantega noisette, a tarte de ganache podia ter a base de avelã e a de limão, por fim, deve aprimorar sua receita.
 
Lugar fascinante para quem aprecia pães gourmet, deve ainda passar por reformulações para atender um público bastante seleto e guarnecido. Essa, a meu ver, é a crítica de destaque, o valor ainda pouco acessível.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Le Pain Quotidien
Rua Wisard, 138 São Paulo, 05434-000
(0xx)11 3031-6977
Custo: $$$$
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bolinho integral de maçã e crumble crocante



Que tal um bolinho com gosto de Starbucks e calorias reduzidas? Que você pode combinar com blueberries, framboesas, fazer de banana com abacaxi? É possível e você vai adorar a cada mordida! Eu sempre me pego fazendo um bolo de maça integral. Bate aquela vontade do doce e você quer comer algo que, além de delicioso, seja funcional e pouco calórico. Dá para fazer bolo assim e sair gostoso? Dáaaaaaa!

Diabéticos inclusive, utilizem frutas secas demolhadas e picadas em substituição ao açúcar! Intolerantes, utilizem leite de soja ou sucos de frutas. Quem quiser reduzir a gordura, use gel de chia ou linhaça, utilize o mesmo peso em ABACATE. A farinha, faça sempre uma mistura de 1/3 integral e 2/3 branca. Não adianta querer usar só integral, pois o bolo não forma glúten, não cresce, embatuma e o gosto é terrível.

Nessa substituição, embarque nas farinhas alterativas, nos amarantos e quinuas para um zing ainda mais saudável! Asse em forminhas de papel para muffins caso queira levar para o trabalho no lugar daquela barrinha SUPER LIGHT MAS ARTIFICIAL. Ou faça como eu e asse nessa linda fôrma de quadradinhos (que me deu um pé no saco para desenformar), mas Ok! Get over e fotos lindíssimas a todos nós!




Ingredientes

Maçã Fuji crocante (4 unidades) - Picar 1 com a casca / Descascar e picar cubos grandes as outras
Raspas de laranja Pêra (4 unidades) - vamos usar apenas as raspas
Canela da China em pó (1 colher de sopa) - é isso mesmo, não se assuste!
Ovo integral (4 unidades) (220 gramas)
Óleo de soja (1 xícara) (240ml) - pode substituir por gel de chia ou linhaça dourada mesmo peso
Leite desnatado ou de soja (1/3 de xícara) (80ml)
Açúcar refinado (1/2 xícara) (90 gramas)
Açúcar mascavo (1/2 xícara) (90 gramas)
Passas (1 xícara)(140 gramas) - substitua todo o açúcar por passas amarelas para menos calorias
Castanha do Pará (1 xícara)(140 gramas) - toste-a no forno antes para se surpeender
Farinha de trigo (2 xícaras)(240 gramas) - use farinha de banana verde, maracujá, de frutas
Aveia em flocos (1 xícara)(80 gramas) - use chia, amaranto ou quinua
Fermento químico em pó (1 colher de chá cheia)


Para o crumble (farofa crocante)(opcional)(deixará o bolo mais calórico)

Margarina light gelada (50 gramas)
Açúcar refinado (50 gramas)
Canela da China em pó (1 colher de chá rasa)
Castanha do Pará picada grosseiramente (1/2 xícara)
Opcional: sementes de girassol


Vamos começar com o crumble (farofa). Misture com as pontas dos dedos a margarina, a farinha, o açúcar e a canela. Adicione as castanhas. Deixe-o no freezer o máximo que puder, pois dará ainda mais crocância sobre o bolo.

Unte sua fôrma com manteiga e farinha. Pré-aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Coloque os ovos, o óleo, o leite, o açúcar, as rapas de laranja, a canela, as passas e a maçã COM CASCA picada no liquidificador. Bata até que fique líquido, ajudando com a espátula. Despeje a mistura num bowl, adicione as maçãs DESCASCADAS picadas e a castanha. Agora, por fim, a farinha, a aveia em flocos e o fermento. Despeje a mistura na fôrma, salpique o crumble e leve para assar, abaixando a temperatura para 180°C.

Assim que dourar, retire do forno, deixando esfriar sobre uma grelha por 10 minutos. Desenforme e deixe na mesma grelha para não umedecer. Lembre-se que de consumir em no máximo 3 dias, mantendo em geladeira, pois as maçãs conferem umidade e, justamente por isso, diminuem a validade deste bolo.




quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Bolo de café com amêndoas



Um bolo de café com amêndoas enormes, você corta e vê 2 frisos de café no meio. Tudo isso regado com licor de café que você faz em casa. Vou ensinar, basta fazer uma caldinha de água com açúcar sem deixar ferver, apenas para dissolver o açúcar. Com a caldinha ainda quente dissolva um pouco de café instantâneo. Aguarde esfriar completamente para colocar um chorinho de vodka.

Baunilha, cardamomo e anis darão notas ainda mais sofisticadas ao seu licor. Prove e veja se ficou do seu agrado. Se agradar ao paladar, por certo agradará ao bolo. Agora imagine regar o bolo recém saído do forno com esse licor e ele ferver emitindo um chiado que levanta um forte aroma de café por toda cozinha? Isso e as amêndoas caramelizadas na boca não têm preço.



Ingredientes

Café expresso instantâneo (2 colheres de sopa cheia)
Amêndoas moídas (50 gramas)
Açúcar mascavo (50 gramas)
Açúcar refinado (150 gramas) (1 colher de sopa)
Manteiga sem sal em T ambiente (175 gramas)
Ovo integral (3 unidades - 165 gramas)
Farinha de trigo (200 gramas)
Fermento em pó (1 colher de chá)
Amêndoas picadas grosseiramente (200 gramas)
Canela em pó (1/2 colher de chá)
Licor de café (4 colheres de sopa)



Utilize uma fôrma de 18cm de diâmetro e fundo removível. Unte a fôrma com manteiga e forre o fundo com papel manteiga. Faça o mesmo com a borda da fôrma, deixando o papel manteiga passar a fôrma em 2 cm. Caso não saiba medir bem, pode colar várias faixas de papel manteiga entre si usando mais manteiga. Dá super certo!

O café instantâneo, misture-o com as amêndoas moídas e o açúcar mascavo, fazendo uma farofinha. Reserve. Misture de uma vez o açúcar refinado com a manteiga mole, os ovos, o fermento e a farinha. Espalhe 1/3 dessa massa na forma, deve ficar bem fininho mesmo. Agora salpique metade daquela farofa de café e amêndoas. A parte difícil começa agora. Com bastante paciência, você vai colocar outro 1/3 de massa sobre essa farofa, mas tem uma técnica!

Despeje a massa com uso de uma colher em pelotas. Isso é estratégico, pois se você tenta alisar a massa com a colher para espalhar, a farofa gruda e dá um trabalhão. Vá com calma, como se estivesse moldando um obra de arte. Acredite, depois de pronto, esse bolo é uma obra para os olhos e a boca. Prossiga com outra camada de farofa e a última camada de massa.

Misture o açúcar com canela e as amêndoas quebradas. Salpique sobre o bolo generosamente. Asse em forno a 180°C por 45 minutos até que a massa esteja firme ou ao espetar um palito saia limpo. Quando sair do forno regue o licor e escute a crosta do bolo ferver. Nesse exato instante, o açúcar caramelizado da cobertura cristaliza, encerrando as amêndoas de vez no bolo. Divino!

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pão multigrãos de tâmaras e castanha do pará




Desenvolvi uma técnica para assar pães em casa bem rápido. A fermentação é feita no microondas, potência bem baixa. O resultado é um pão macio, levedado e de estrutura aerada. Cerveja preta, chia, sementes de girassol, tâmaras e castanhas do pará são apenas alguns dos ingredientes. E que bom não ter de esperar 2 horas para assar um bom pão! rs


Ingredientes

Farinha de trigo (300 gramas) + (para polvilhar)
Farinha integral (150 gramas)
Farinha de quinua (50 gramas)
Fermento biológico (35 gramas)
Sal refinado (12 gramas)
Erva doce em pó (1 colher de sopa)
Anis em pó (1 colher de chá)
Cominho em pó (1 colher de chá)
Tâmara sem caroço picada grosseiramente (50 gramas)
Castanha do Pará picada grosseiramente (50 gramas)
Cerveja preta Malzebier (1 unidade)
Manteiga em ponto de pomada (25 gramas)
Ovo integral (1 unidade)+Água(Quanto Baste) para eggwash
Girassol, quinua e chia para decorar (Quanto Baste)



Pré aqueça o forno na temperatura mais alta possível até bombar. Agora desligue-o mantendo fechado.  Misture as farinhas, a erva doce, o anis e o cominho num bowl. De um lado, coloque o fermento esmigalhado. Misture com as mãos. Adicione agora parte da cerveja apenas para umedecer os grãos de trigo e envolvê-los. Entre agora com o sal. O próximo passo é adicionar o resto da cerveja e voltar a sovar. Antes da massa ficar uniforme, adicione as tâmaras e as castanhas. A massa ainda não está uniforme, vá agora com a manteiga no fim.

Trabalhe a massa para que o glúten da farinha enxugue a cerveja. Despeje-a na bancada e rasgue com os dedos até perceber sua elasticidade. Quando a massa começar a soltar das mãos, estará pronta. Pulverize um bowl de cerâmica ou vidro com farinha, coloque a massa sobre ele e cubra com papel filme. Leve ao micro Potência 4 ou média sobre um prato com água por 2 minutos. Aguarde outros 2. Coloque mais 2 minutos na mesma potência e aguarde mais 2. A massa já terá fermentado. Boleie, porcione e coloque nas fôrmas untadas com óleo ou margarina.

Cubra com papel filme. Verifique agora como está a temperatura do forno, não pode passar dos 25°C, bem morninho. Coloque os pães agora no forno cobertos e sobre uma fôrma com água. Ligue o forno em 25°C. A fermentação estará completa em cerca de 20 minutos. Quando isso ocorrer, retire os pães sem remover o plástico, cubra-os com um cobertor e enfie-os no microondas sem abrir. Enquanto a fermentação age ainda mais sobre os pães, ligue agora o forno em 250°C e aguarde até que ele fique bem quente. Retire o filme dos pães.

Corte, passe a gema, decore com as sementes. Introduza um recipiente com bem pouca água no fundo do forno e os pães logo acima dele. Feche o forno e abaixe a temperatura para 220°C. Ligue o ventilador e espere 10 minutos. Passados esses 10 minutos, o pão terá crescido. Abra o forno e retire o recipiente com água. Desligue o ventilador e deixe o pão dourar agora por mais 20 minutos. Deixe esfriar sobre uma grelha. Delicie-se!

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sopa do chapeleiro louco

Uma sopa de carne e shitake com notas de cravo, anis e laranja... A sopa do Chapeleiro Louco!  Fosse eu Alice a presenteá-lo, essa seria a minha versão para uma sopa deliciosamente histérica e perfumada. Picante, cítrica, restauradora... Ainda assim, de um caldo translúcido, leve e despretensioso. Não a carne em cubos, mas moída. Não um talharim, mas o Garófalo, massa que imita a concha do caramujo, tudo a ver com minha mais insana criação. Enquanto cozinha, o Garófalo rouba para si todos os itens menores do caldo, protegendo-os em sua concha.





Ingredientes

Manteiga integral (1 colher de sopa)
Patinho moído 2x (200 gramas)
Vinho tinto Cabernet (100ml)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Anis em pó (1 colher de café rasa)
Cominho em pó (1 colher de chá rasa)
Curry do oriente (1 colher de sopa cheia)
Pimenta de cheiro picada (2 unidades)
Casca de ½ laranja com a parte branca raspada
Dente de cravo (5 unidades)
Folha de louro (3 unidades)
Tomilho fresco (1 colher de chá)
Fundo de carne aquecido (3 litros ou 2 tabletes com água)
Batata monalisa picada (2 unidades)
Pasta tipo Garofalo (1/2 pacote)
Cogumelo Shitake fatiado (50 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)

Frite a carne na manteiga até secar e dourar. Adicione a cebola picada e sue até a carne começar a pegar no fundo. Afaste do fogo e despeje o vinho, mexa para soltar o fundo. Adicione a pimenta, as especiarias, a cascas de laranja junto do cravo, o curry e as ervas. Adicione o fundo junto das batatas e deixe-as cozer por 10 minutos. Agora coloque a massa e aguarde de 15 a 20 minutos. O shitake vai por último. Salpique salsinha e cebolinha fresca se preferir.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Risoto de abóbora à provence


Risoto de abóbora assada com manteiga de ervas e lavanda. Respire os campos da provence em mais esta minha criação para um risoto leve e descomplicado. A lavanda é opcional, além de calmante, dá uma nota floral incrível a esta composição. Eu peguei esta idéia do Gordon Ramsay, que assa a abóbora e com ela também faz um lindo purê lisinho; ou seja, um risoto de abóbora ABÓBORA mesmo. Aí, eu como chef teimoso que sou, resolvi incrementar essa abóbora assada com sementes de cominho e páprica picante.


Ingredientes

Fundo de ave (2 litros) - aprenda abaixo
Manteiga integral (10 gramas)
Folha de sálvia picada (Quanto Baste)
Folha de alecrim picada (Quanto Baste)
Abóbora moranga com a casca (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Abóbora moranga descascada e picada (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Páprica picante em pó (1 colher de café)
Sementes de coentro (1 colher de café)
Azeite extra virgem (Quanto Baste)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão (Quanto Baste)
Arroz arbóreo (1 xícara - 180 gramas)
Cebola pêra picada finamente (1 unidade - 200 gramas)
Vinho branco Charddonay (80ml)
Queijo de cabra ralado fino (100 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta moída em grão (Quanto Baste)



Para fazer o fundo de ave, utilize tabletes de caldo de galinha ou cozinhe 1 carcaça de ave (cou ou sem a carne) em água fria fogo baixinho junto de legumes, ervas e especiarias de sua preferência. O fundo estará pronto quando pegar a cor e o sabor dos ingredientes. Coe, apertando bem e mantenha aquecido em fogo baixo.

Aqueça a manteiga no micro por 15 segundos Potência Média até o ponto de pasta. Pique a sálvia e o alecrim, adicione-os à manteiga e a refrigere no freezer. Reserve.

Pré aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Descasque a abóbora e pique em cubinhos. Tempere com a páprica, as sementes de coentro, o sal e a pimenta, envolva com o azeite. Cubra com papel alumínio e asse em forno 180°C até amolecer ao toque do garfo. Reserve. Com o outro pedaço de abóbora, leve para cozinhar na pressão com bem pouca água. Assim que pegar pressão, conte 15 minutos, desligue e aguarde até acabar a pressão. Tire a polpa da abóbora, bata no liquidificador com água ou processe. Coe o purê para ficar lisinho. Reserve.

Sue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o arroz, envolvendo com a gordura. Mexa sem parar. Quando começar a pegar no fundo, afaste do fogo e despeje o vinho. Mexa até umedecer os grãos e voltar a ver o fundo da panela. Volte a panela ao fogo médio e mexa para evaporar o álcool do vinho. Comece a adicionar o fundo de ave em fogo mais alto, mexendo vigorosamente. Adicione o fundo sempre que o risoto secar. Continue esse processo até restar 1/3 do fundo na outra panela. É o momento de adicionar o purê de abóbora para dar cor ao nosso risoto. Agora continue com o fundo até chegar ao ponto desejado. Coloque o queijo de cabra. Adicione a manteiga de ervas e, ao fim, do risoto, os pedacinhos de abóbora assada. Sirva imediatamente.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 motivos para consumir Chia



Original da América Central, a semente de chia é o “ultimate dream come true” para quem deseja emagrecer. Além de aumentar sua saciedade e emagrecer, pode ajudar a queimar a gordura abdominalcombater o envelhecimento além de inúmeras doenças. Quando a semente de chia é exposta à água, ocorre a formação de um gel - da mesma forma como se dá com a linhaça -, aumentando seu tamanho e peso.

Engolindo a semente, o processo se dá no estômago, inchando e revestindo a parede do órgão, o que aciona imediatamente o setor de saciedade do cérebro. Esse mesmo gel, quando chega ao intestino, hidrata o cólon, incrementando a flora. Como o gel é feito de água, praticamente não tem calorias. A recomendação médica é que se tome no máximo 1 colher de sopa por dia. Caso contrário, a chia pode sim ter valor calórico, o mesmo de 1 colher de Nutella. Disponível em grãos, óleo e farinha, prefira as sementes 30 minutos antes das 2 refeições principais para obter os melhores resultados.


1 - Controla a fome, emagrece e queima gordura abdominal

Uma comida deficiente em vitaminas e minerais pode levar a ataques de fome por doces e porcarias. Hipoglicemia Reativa também... Se você tiver deficiência em cálcio, por exemplo, seu cérebro vai te mandar comer queijos e sorvete. Mas e se você tem intolerância a lactose, o que fazer? Comer chia, 5 vezes mais rica em cálcio do que o leite integral e sem a lactose ou aquela gordura toda. Dale, Chia!

Sua combinação de fibras solúveis e insolúveis, além da formação do gel saciante, melhora a digestão, aumentando a saciedade e retardando a absorção da glicose no organismo. Pesquisas da revista USA Weekend comprovam o dobro da perda de peso nas dietas em que a chia foi presente diariamente.

Como se não bastasse, essa sementinha acelera o metabolismo, principalmente na região da barriga e da cintura. O cálcio em sua composição ajuda ainda mais a eliminar a gordura. Sua propriedade anti inflamatória também contribui para evitar a formação de células gordurosas no corpo.


2 - Vitaminas e minerais

8x mais ômega 3 que o salmão
5x mais Cálcio do que no Leite Integral
3x mais Ferro que no Espinafre
15x mais magnésio que no brócolis
2x mais potássio que a banana
3x mais antioxidante que a blueberry


3 - Calmante natural

Pesquisa realizada na Universidade de Ohio (EUA) comprova que além de reduzir os níveis de ansiedade, a chia também combate a depressão.


4 - Combate a várias doenças

Combate doenças cardíacas, diminui pressão alta, diminui triglicérides colesterol e LDL, evita a diabetes a osteoporose e o câncer de mama, além de aumentar nossa imunidade.

Como já disse acima, a chia tem uma combinação incrível de fibras solúveis e insolúveis. Isso, meus amigos, faz com que ela regule a absorção de glicose no organismo. Ou seja, reduz os picos de fome por doces e os picos de falta de energia (exaustão, apagões, moleza, apatia, anomia, soninho, bocejo, falta de motivação, momento deprê, etc...). Só isso a torna um normoglicemiante. Em termos leigos, uma sementinha que trabalha contra o Diabetes Mellitus tipo 2 (aquele que ocorre por insuficiência hepática quando a dieta é rica em açúcares e carboidratos, engordando muito e rapidamente).

Síndrome do intestino irritável, intolerância, alergia intestinal, diarréia, etc... Você não sabe, mas a Diverticulite e outras doenças do trato gastro-intestinal estão em alta no momento. Por que? Ora, porque nossas dietas são pobres em fibras e ricas em amidos brancos. Para quem não gosta de frutas, legumes e verduras, a chia veio como complemento - e não substituto. Isso porque o gel de chia ao hidratar o cólon combate o tal intestino preso, amigo sobretudo das mulheres.

 
5 - O alimento mais rico em Ômega 3 do momento

Imagine uma semente cujo óleo tem 60% de Ômega 3 e 40% de Ômega 6! É mais, MUITO MAIS do que encontramos no salmão. E vocês sabem, salmão, como todo peixe, carrega toxinas da própria alimentação do animal - aquela parte acinzentada na barriga do peixe. Ou seja, por mais ômega que tenha um peixe, a presença nele de toxinas incentiva também a produção de radicais livres. Ponto para a chia!


6 - Superproteína

Até então, quem queria perder peso ou ganhar massa muscular, abusava de feijão, soja, grão de bico, claras de ovo, queijos brancos. Não me entenda mal! Esses alimentos são ótimos. No entanto, a proteina neles é incompleta, uma vez que junto deles precisamos consumir carboidratos. Sabe aquela história que dizem para não consumir carboidrato depois das 6, porque engorda e que já foi por água abaixo? Então, se você consumir apenas proteínas, você morre. Com a chia não, a proteína dela é completa. Porque? Porque além da proteína, ela regula os níveis de glicose no sangue e seu gel nos sacia. O resultado é energia pura para quem quer fazer exercício e afins. Não é preciso dizer, o consumo da chia não deve substituir os carboidratos de forma alguma!


7 - Confeitaria magra sem perda de sabor

Coloque a chia em água e espere formar um gel. Agora pegue quaisquer receitas de bolo, pães, muffins, cookies e substituía metade da manteiga ou margarina pelo gel. O quê? O sabor será o mesmo? A consistência e tudo mais? Sim! O quê, o antioxidante da semente aumenta a validade do alimento? Oh, my god!


8 - Combate o envelhecimento

Todo mundo sabe o que são antioxidantes e seus benefícios. Que eles evitam a formação de radicais livres, prevenindo as inflamações do organismo e o envelhecimento precoce. Até então, essa beldade estava nas blueberries, nas nozes, no vinho tinto, nas uvas... Frutas estragam, vinhos azedam, nozes precisam ficar no freezer. E a chia? A chia pode ficar em temperatura ambiente por 2 anos justamente por sua composição de antioxidantes. Dessa forma, acaba sendo uma poderosa aliada contra as rugas e a celulite. Atenção, guardar longe da luz.


9 - Realçador de Sabor

A chia por si só não tem gosto de nada. No entanto, quando o gel ou a semente é adicionado ao alimento, age como um realçador de sabor incrível. Pudins de leite condensado ficam com nota achocolatada, iogurte fica frutado...


10 - Barato e sem aditivos

Remédios são perigosos. Comida light é cara, ainda mais se for entregue em sua casa. A Chia te custa menos que R$ 1,00 por dia no mês, ela não tem aditivos químicos e o único efeito colateral é o valor calórico para quem ultrapassa a dose diária de 1 colher de sopa.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cookie Monster da Disney World


Apresento o famoso Monster Cookie Americano, o mesmo que se serve na Disney World. Diferente de um cookie comum, este, para começo de conversa, é enorme. Pode alcançar uns 10 cm de tamanho por 2 cm de altura. Ele não esfarela na boca, é amanteigado e macio. O chocolate não vem em gotas, mas em pedaços enormes. Ao quebrá-lo, faz fio entre os pedaços... Ai, meu cristo! Para piorar, leva nozes picadas grosseiramente.

O segredo para a perfeição é picar o chocolate em pedaços grandes e não mexer demais a massa correndo o risco de tingi-la. O açúcar cristal não deve ser substituído pelo refinado, pois deixa o cookie com uma casquinha. A massa deve ser mantida refrigerada entre as fornadas. Ao assar, as bolas de massa devem ficar separadas 7 cm umas das outras. Ou seja, cada fornada terá 6 cookies no máximo.

A massa pode e deve ser congelada. Congele porcionada e depois passe para um saco. Se desejar acrescentar ½ xícara de aveia, linhaça, chia, passas, o que for, a massa agüenta. Não precisa diminuir a quantidade de farinha, a menos que você deseje usar farinha integral. Aí sim, use 1/3 de farinha integral em relação à branca. Se desejar substituir a manteiga por margarina, funciona, mas perde em sabor.



Ingredientes

Farinha de trigo (2 xícaras - 240 gramas)
Bicarbonato de sódio (1 colher de chá - 5 gramas)
Açúcar cristal (1/4 de xícara - 50 gramas)
Açúcar mascavo (3/4 de xícara -135 gramas)
Manteiga integral sem sal (1 xícara - 230 gramas)
Pó para pudim sabor baunilha Royal (2 saquinhos - 170 gramas)
Ovo integral (2 unidades - 110gramas)
Essência de baunilha (2 colheres de chá - 10ml)
Chocolate meio amargo pedaços de 2cm (420 gramas)
Noz tipo mariposa ou pecã (150 gramas)

Rendimento: 13 a 15 cookies grandes (10cm largura x 2cm de altura)
Peso cozido da porção: 90 gramas

Pré aquecer o forno a 180°C. Misturar a farinha ao bicarbonato e reservar. Bater os açúcares com a manteiga até esbranquiçar. Acrescentar a mistura para pudim de baunilha e a essência. Em seguida, os secos. O chocolate e as nozes vão por último sem mexer demais a massa. Fazer bolas e colocá-las sobre papel manteiga untado. Assar de 8 a 10 minutos, até as bordas começarem a dourar ou o cookie adquirir densidade ao toque. Assim que esfriar, ele endurece. Não deixe tempo demais ou ficará crocante ao esfriar!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cuscuz paulista de cenoura

Cuscuz paulista com cenoura além de saboroso, colorido, ajuda na digestão e é muito saudável. Esta é a segunda vez que faço esta receita. É a partir dela que espero derivar para cuscouz de abóbora, berinjela, abobrinha, com peixe, cuscuz de salmão, com aspargos, há muitas variedades. Seja lá a que você fizer, aposte sempre em pimentas de qualidade, agregadores de sabor como ervas e temperos, além do é claro e já tradicional amigo coloral. Ovos de codorna e tomatinhos cereja dão um toque mais delicado. Rostinhos com pimentões agradam às crianças. A farinha de milho flocada é o que manda a receita trdicional. Mas eu me atrevo a usar um fubá ou semolina qualquer dia desses para uma variedade mais italianada como um cuscuz caprese, de tomate, búfala, manjericão e azeite. Como fazer? Só Deus para me iluminar nessa hora... Enfim, cuscuz para você! E eu ainda faria um de beterraba facilmente...

Cenoura descascada e picada grosseiramente (1 unidade grande) - substitua por beterraba
Água (Quanto Baste) - esta é para batermos a cenoura no liquidificador
Azeite extra virgem (1/2 xícara - 120ml)
Alho em dente picado (4 unidades)
Cebola pêra picada (2 unidades - 200 gramas)
Pimenta chilli em pó (1/2 colher de café) - pode substituir por dedo de moça picada
Pimenta calabresa em flocos desidratada (1 colher de café rasa)
Coloral em pó (1 colher de sopa rasa) - tem que ser coloral. Cúrcuma deixa amarelo
Extrato de tomate (2 colheres de sopa cheia) - cubra a latinha com óleo depois que usar
Tomate Débora sem casca nem semente picado (6 unidades) - no micro a casca sai facin
Tablete de caldo de galinha (2 unidades)
Molho de tomate Quero (3 unidades - 3 pacotes de 340 gramas cada)
Ervilha em lata ou caixinha lavada e escorrida (2 unidades)
Milho em lata ou caixinha lavado e escorrido (2 unidades)
Palmito de picado lavado e escorrido (1 vidro) - a água do vidro deve ser claríssima
Azeitona verde e preta (1/2 xícara de cada) - eu não usei azeitona porque esqueci
Ovo cozido (10 unidades) - 5 unidades para o couscous e as outras 5 para a decoração
Vinagre de vinho tinto (1/2 xícara) - limão não combina. Vinho sim!
Salsa e cebolinha (À gosto) - tomilho e orégano devem ir no início da cocção, ok?
Sal refinado (Quanto Baste)
Farinha de milho flocada (500 gramas) - tem uma no mercado muito granulada, evite!


Bata a cenoura picada com a água no liquidificador. Não coe! Queremos toda essa fibra e polpa para saborizar nosso cuscuz. Certo! Comece fritando o alho rapidamente e, logo em seguida, venha com a cebola. Sue a cebola até caramelizar. Se desejar, pode adicionar um chorinho de açúcar para ajudar. O próximo passo é adicionar as pimentas para que liberem sabor e intensidade. Vá de coloral! Adicione agora o extrato de tomate e deixe-o caramelizar um pouco para controlar sua acidez. Pronto! Agora podemos começar a pôr os ingredientes. Comece pelos tomates, deixe-os suar até começarem a desfazer. Neste ponto, o aroma do cuscuz é delicioso. Ponha os caldinhos e mexa até dissolver. Agora o molho de tomate. E, em seguida, aquele suco de cenoura com a fibra. Seu cuscuz está líquido como uma sopa. É o momento de adicionar as leguminosas. O milho, a ervilha, o palmito. A azeitona e o ovo por último para não desfazerem. Agora o vinagre para uma nota cítrica de sabor. É hora de verificar o sal. Está bom? Coloque a farinha aos poucos e vá mexendo até a consistência de angu. Algumas regiões e fogões pedem quantidades diferentes de farinha. Aprenda a ver pela consistência e não pela receita, ok? Agora que você adicionou a farinha, o cuscuz ficou mais claro, a pimenta e o sal se perderam. É hora de verificar novamente se você gostou da cor, da ardência e do sabor. Corrija neste último momento antes de enformar. Passe óleo numa fôrma de anel sem dó. Decore com os ovos, azeitonas, milho, pimentões, o que desejar. Agora aperte o cuscuz em camadas para não desfazer o desenho. Cubra com papel filme por contato, aguarde esfriar e refrigere antes de servir. Caso tenha dificuldade para soltá-lo, basta passar diretamente na chama do fogão.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Buraco quente


Olha aí uma opção para o fim de tarde com os amigos, que não custa nada nem dá trabalho algum! Experimente variações com linguiça moída, defumada... Use pães diferentes... E que tal queijo derretido no meio de carne? Para que fique bem gostoso, deixe a carne apurar para secar o líquido. Aí, você tosta o pãozinho e ele segura o recheio por mais tempo sem umedecer. As crianças vão adorar e você também!

Azeite extra virgem (50ml)
Toicinho defumado picadinho (50 gramas)
Dente de alho picado (3 unidades)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Tomate débora maduro sem casca/semente (5 unidades)
Pimenta calabresa desidratada (1 colher de chá rasa)
Carne moída tipo patinho 2x (2 Kilos)
Cenoura picadinha (1 unidade - 200 gramas)
Pimentão vermelho picadinho (2 unidades)
Vinho tinto (1/2 xícara - 120ml)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Pão francês cascudo sem o miolo (20 unidades)
Opcional: Queijo gruyère ralado (150 gramas)

Frite o toicinho até ficar crocante e desprender sabor. Agora sue o alho rapidamente. Adicione a cebola e deixe caramelizar. O próximo passo é adicionar o tomate e refogar até desmanchar. Agora a pimenta calabresa. Coloque a carne e refogue até pegar cor. Adicione o vinho, deixe o alcool evaporar e apure. Agora a cenoura junto de um pouco de água para ajudar. Quando a cenoura estiver no ponto, adicione o pimentão e aproveite para verificar o sal e a pimenta. Aqui no fim, se desejar, adicione um queijo que derreta. Além dar liga no recheio, incrementa em sabor. Como sugestão, use o gruyère. Uma salsinha também cai muito bem! Retire o miolo do pão e aqueça-o em baixa temperatura até ficar crocante. Recheie com a carne e sirva imediatamente acompanhado daquela breja!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A melhor torta de frango do mundo

Não é que eu queira me gabar, mas esta torta humilha a Di Cunto, a Ofner e a Cristallo juntas. Procure em toda São Paulo e você não encontrará tortas com catupiry separado do recheio. As tortas de frango hoje em dia são baixinhas, pequenas, secas e caras. Esta aqui abaixo é uma das melhores coisas que eu sei fazer. Massa fininha, derrete na boca... Recheio com 6 cm de altura... 2 cm de catupiry (o original, claro!) fervilhando para queimar os lábios dos famintos! rs... Aviso, uma só mordida e você será meu(minha) escravo(a) para sempre...








Massa - Rendimento (2 tortas de 30cm diâmetro e 6cm de altura com tampa e catupiry)
Veja aqui os Segredos da Massa Podre, uma postagem com mais de 5000 acessos no google

Farinha de trigo (1 Kilo)
Sal refinado (1 colher de chá rasa - 5 gramas)
Manteiga integral gelada(2 barras - 400 gramas)
Gordura vegetal gelada (1 p acote - 200 gramas)
Gema de ovo (2 unidades - 40 gramas)
Água Gelada (Quanto Baste)

Misture a farinha e o sal. Pique a manteiga e a gordura vegetal geladas sobre a farinha, incorporando com as pontas dos dedos. Não deixe homogeneizar por completo. Bata as gemas com a água gelada sem deixar fazer espuma. Incorpore os líquidos na massa aos poucos até que agregue. Dependendo da umidade do dia e da qualidade das gorduras, não há necessidade de usar todo o líquido. Outras vezes, se a massa ainda tiver grãos esbranquiçados e não juntar com facilidade, molhe apenas as mãos e volte a incorporar. Se a massa estiver mole demais, não mantendo a forma e grudando nos dedos, leve ao freezer coberta com filme PVC por 10 minutos. Se a sua massa não estiver grudando nos dedos e nem com grãos esbranquiçados, abra entre 2 filmes plásticos até a espessura de 3mm. Prenda o plástico contra a bancada com a cintura e vá trabalhando com o rolo, soltando o plástico quando ele criar nervuras. A massa deve ficar bem fininha, ok? Forre a fôrma na base e nas laterais ainda com o plástico. Agora puxe o plástico delicadamente. Se grudar na massa, leve tudo ao freezer. Agora puxe! Ajeite a massa para não sobrarem bolhas de ar. Pincele clara de ovo batida e fure com o garfo. Faça o mesmo com a outra fôrma e leve ambas ao freezer por 20 minutos. Você ainda terá sobra de massa para as tampas. Se desejar, deixe-as abertas entre os plásticos guardadas na geladeira dentro de uma assadeira grande. Vamos ao recheio?






Recheio

Peito de frango com carcaça e pele (3 unidades)
Vinagre para lavar o frango (Quanto Baste)
Vinagre para o recheio (1/2 xícara - 120ml)
Água (2 litros)
Cebola pêra picada (1 unidade - 200 gramas)
Alho picado (3 dentes)
Extrato de tomate (1 colheres de sopa cheia)
Tomate Débora sem pele nem sementes (5 unidades - 750 gramas)
Ramo de tomilho (5 unidades)
Ramo de alecrim (2 unidades)
Folha de louro (3 unidades)
Talo de salsão (1 unidade)
Talo de salsinha (1 unidade)
Pimenta preta em grão moída na hora (Quanto Baste)
Suco de limão tahiti para o recheio (2 unidades)
Semolina fina (300 gramas) - se utilizar farinha branca, toste-a antes para dextrinizar
Azeitona chilena gorda suculenta sem caroço (2 xícaras)
Catupiry (1 Kilo)

Higienize o frango com água e vinagre, remova o excesso de pele, mas deixe um pouco para sabor. Adicione todos os ingredientes na pressão (menos as azeitonas, a semolina e o catupiry) e cozinhe até a carne soltar do osso. Retire a carne da panela e reserve-a coberta. Peneire o caldo da cocção, apertando bem para extrair todos os sucos. Reserve o líquido e leve-o ao fogo para reduzir a 1/3. Despeje a semolina e mexa vigorosamente até engrossar, como uma polenta. Adicione o vinagre, os temperos e corrija o sal. Desfie o frango em pedaços grandes e adicione à mistura anterior junto das azeitonas. Incorpore 200 gramas de catupiry sem deixar homogeneizar. Não mexa demais! Aguarde esfriar.








Montagem

Coloque o recheio frio sobre a massa, alisando. Em seguida, o catupiry, sem miséria. Cole as tampas utilizando apenas água. Pincele com gema de ovo e creme de leite para um tom lindo na massa. Leve ao freezer de um dia para o outro. Asse a torta congelada no dia seguinte para um resultado excepcional. Sirva quentíssima e se acabe!



Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP