domingo, 3 de fevereiro de 2013

Arroz de champagne, açafrão e amêndoas

 











E lá me fui comprar açafrão espanhol em pleno Natal! Sabe, não é porque este arroz é mais transado, que deve ficar restrito a ocasiões especiais! Eu mesmo, adoro um arrozinho branco, neutro, vai bem com tudo; mas todo dia um branquinho enjoa, né amigos? Por isso mesmo vivo criando receitas de arroz e recebo com todo carinho cada nova receita que os amigos cozinheiros vão trazendo. Já fiz arroz de espinafre, de manga, beterraba, rúcula, são infinitas as possibilidades... Este aqui é um arroz de champagne com açafrão e amêndoas.
 
Fiz super de última hora, se não me engano, foi o último prato da ceia, feio às pressas. Ainda assim, ficou muito bom. Repare como as amêndoas estão inteiras! Sim, eu as adquirir assim, mas você pode economizar trabalhando com as amêndoas com pele. Basta fervê-las e pronto! Agora, se olhar nitidamente, vai perceber que algumas delas passaram do ponto, estão queimadinhas. Esse é o charme! Tostar essas bichinhas no forno não tem graça!
 
Faça na frigideira e deixe o cheiro subir no ar! Eu serviria com carnes de todos os tipos, contanto que a preparação da carne se imponha ao arroz. Pense bem, servir um arroz de champagne com uma tilápia assada pode ser muito bom, mas se você selar o peixe na manteiga, vai ser ainda melhor! Açafrão grita por manteiga, por carnes vermelhas. Já o champagne, ou o pouco que lhe resta no arroz - ou da garrafa, depois de eu beber -, fica uma nota bem sutil, nada alcoólica, que podemos sim servir às crianças. Vamu lah, garotada?


Ingredientes

Alho fresco picado (3 dentes)
Azeite extra virgem (10 ml)
Cebola pêra picada (200 gramas)
Arroz agulha (3 xícaras)
Açafrão em pistilo (Quanto Baste)
Fundo de ave com ossos e pele (500 ml)
Champagne (250 ml)
Manteiga integral (1 colher de sopa cheia)
Amêndoas sem pele tostadas e inteiras (1/2 xícara)

Sue o alho e a cebola no azeite. Frite o arroz até começar a pegar no fundo da panela. Adicione o açafrão e logo em seguida parte do fundo de ave para que o calor faça o açafrão desprender sabor. Porque é que eu não joguei o pistilo no inicio junto da cebola? Porque eu o quero inteiro, quero que apareça no arroz. Aguarde a mistura parar de fever e adicione a champagne. Sim, pois se você a coloca no fervor das emoções, ela vai reduzir muiro rápido no líquido da cocção e o fundo de ave vai predominar.
 
Certo! A quantidade de líquido é sempre um mistério, não é mesmo? E o volume do arroz varia de casa para casa. Por isso, uma boa dica é passar 2 ou 3 dedinhos de líquido do arroz. O sal também se deve adicionar agora e o líquidio da cocção deve ficar salgado ao ponto. A partir desse momento, abaixamos o fogo e gosto de deixar a panela semi tampada. Você deve usar esse tempo do arroz para tostar as amêndoas numa boa frigideira. Lembre-se, tostar as amêndoas, além de fazer os óleos ressaltarem, vai lhes dar crocância e uma terceira nota em seu prato, que eu gosto de chamar de 'terra'. Essa é a nota que eu sinto em cogumelos, peixes brancos, cerveja preta, coentro e nozes.
 
Sabe, tem muita gente que adora colocar as nozes para cozer junto do arroz. Não faça isso! Vai amolecer as nozes e o gosto delas definitivamente não será transferido para o arroz. Seo que você quer é sabor de nozes, toste-as, processe-as até que se tornem uma pasta e frite-as desde o inicio depois da cebola! Aí sim, você terá um arroz terroso, rico em óleo naturais.

Mas continuando nossa receita... Depois que você tostar as nozes, e o arroz cozinhar, daqui uns 20 minutinhos, a água já vai estar secando e o seu arroz já estará amarelinho pelo açafrão. A cozinha inundada com um aroma delicioso de chapagne e açafrão. Agora é o momento de desligar o fogo, tampar a panela e deixar os grão de arroz se aglutinarem e secarem. Destampe a panela e com o arroz ainda quente, adicione a manteiga.
 
Se você fez o arroz com antecedência, páre aqui! Você pode reaquecê-lo no microondas se precisar. Caso vá servir imediatamente, adicione as amêndoas e porque não, já que estamos falando de notas terrosas, uma boa salsnha picada vai bem, não acha? Sslsinha alguma eu tinha, mas amor e fome, isso sim eu tinha de sobra. Aproveitem!

6 comentários:

De Cordeiro

Olá! Parabéns pelo trabalho aqui no blog. Quero aproveitar para convidar você e seus seguidores para participar de um concurso culinário que vai premiar a melhor receita culinária com um kit Plasútil e Apostilas de Gastronomia. O prazo para envio da receita com foto é dia 29 de maio. Mais informações acesse : http://migre.me/eonmS

Executiva de Panela

Belo prato e chique. Ótima sugestão.

Márcia Rocha
Este comentário foi removido pelo autor.
Márcia Rocha

Vim te conhecer e gostei muito de tudo o que vi... Com certeza voltarei muuuuiiitas vezes, pois já estou te seguindo.
Seu Blog é uma TENTAÇÃO.... Huuuuuuuummmmmmmm!!!!
Aproveito a oportunidade para te convidar a visitar o meu Blog.
Lá as postagens são diárias(ou sempre que possível), e tem de tudo um pouco: Receitas, Dicas, Artesanato... E seria um prazer ter a sua companhia como meu seguidor :0)
Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

http://decolherpracolher.blogspot.com

ganhar seguidores no instagram

Muito boa a receita amei !

email marketing

Muiito Bom!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP