quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pudim de Pão Inglês





Olá! Como vai você? Hoje vamos de pudim de pão...mas não um pudim qualquer. Este aqui é especial, tem gosto de Natal, gosto de três reis magos...leva noz moscada, passas, manteiga...receita antiga..Você não vai querer perder essa, né? Vamos aos nossos ingredientes!

Ingredientes

Creme de leite fresco (500ml) - pode substituir por creme de leite de latinha, que funciona, ok?
Leite integral (500ml)
Gema de ovo (8 unidades)
Açúcar refinado (200 gramas) (+ 100 gramas para polvilhar)
Pão de forma branco e sem casca (1 pacote)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Noz moscada fresca (1 unidade) - isso aqui faz toda a diferença, nem pense em substituir pela em pó!
Canela em pó (quanto baste)
Passas (50 gramas)

Modo de fazer

A primeira coisa a fazer é deixar as passas de molho em água. Você pode usar alguma bebida se quiser. Rum fica legal, licor de laranja também...licor de anis pode ser interessante.

Certo! Vamos começar aquecendo o creme de leite junto do leite em fogo médio.  Enquanto isso, separe as claras das gemas e guarde suas claras se quiser. Pode congelar.

Bata as gemas com  açúcar até ficar branquinho e não se preocupe com película porque vamos cozinhar as gemas. Você notou que não usamos baunilha até agora? Ela nem vai sobreviver perto da noz moscada, o sabor que deve imperar aqui.

Agora que as gemas estão branquinhas e os líquidos já começaram a ferver, despeje a mistura de leite e creme de leite lentamente nas gemas enquanto bate. Volte a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar até notar que não há mais espuma ou que espessou levemente. Você não sabia, mas está fazendo um creme inglês, base também para sorvetes.

Para acertar no ponto, faça o teste da colher, como indico no vídeo. Se passar dos 60°, as gemas cozinham e vira omelete. Em teoria, não tem problema porque vamos levar ao forno. Ou seja, vai cozinhar por completo. Caso ocorra com você, pode coar para deixar lisinho. Não tem problema!


Ok! Agora vamos montar. Eu fatiei os pães em triângulo, porque acho mais bonito, mas, por favor, faça como bem quiser. Vai ficar ótimo de qualquer jeito. Esta receita é deliciosa.

Vamos começar untando uma forma com manteiga. Pode ser forma de vidro, metal ou cerâmica. Unte generosamente. Agora vamos colocar as passas que estavam de molho e por sobre elas vão as fatias de pão. Mas não ainda...você deve preparar o pão!

Cada uma dessas fatias deve ser pincelada com manteiga, pulverizada com açúcar e, depois, rale noz moscada por cima. Agora sim! Coloque as fatias de pão e por sobre elas, jogue o restante do creme inglês. 

Salpique açúcar e canela e leve ao forno pré aquecido 180°C até dourar. Não! Não precisa cobrir com alumínio nem usar banho da dona maria...Isso aqui é prático, gentee uma delícia! Coma quentinho!

E divirta-se!


 



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Shepherd's Pie ou Escondidinho de Mandioca





Deu uma vontade de fazer a Shepherd's Pie que eu comi em Orlando! Humm...ela é como um escondinho de carne moída. Os ingleses usam batata. Nós vamos usar mandioca e fica incrível. Outra coisa que os ingleses não costumam fazer, mas eu vou (risos), é ralar um queijinho antes de levar isso ao forno. Vamos usar Gruyère, que eu adoro. Mas fique à vontade se quiser usar até gorgonzola, parmesão, etc. Cream cheese é uma pedida que eu também já experimentei em purê de batatas e fica divino.


Ingredientes

Mandioca (2kg)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Leite (1 Litro)
Alho (5 dentes)
Cebola (1 unidade)
Açúcar (1 colher de sopa)
Carne moída (1/2 kilo)
Cenoura (3 unidades médias)
Ervilha cozida (1/2 lata)
Molho de Tomate (1/2 xícara)
Queijo Gruyère (200 gramas)
Salsinha fresca (quanto baste)
Sal (quanto baste)
Pimenta (quanto baste)


Modo de Fazer

Vamos cozinhar a mandioca até o ponto em que o garfo atravesse facilmente os pedaços. É muito comum alguns pedaços ficarem mais duros que outros. Se você, como eu, usar um amassador de batatas, pode correr o risco de quebrá-lo. Sim, aconteceu comigo! (risos). Então, vamos tomar cuidado e separar as mais durinhas para cozinhar mais. Você também pode usar a panela de pressão. Acho que ajuda bastante a amolecer a mandioca.

Se você tiver um processador, é bem mais rápido. Só lembre de não bater demais, porque desenvolve o amido e vira uma gosma. O mesmo vale para purê de batatas feito em processador. 

Para quem não tem processador e quer usar o liquidificador, você pode bater a mandioca ajudando com o leite. Também funciona, mas deve ser feito em partes. Se você usar este método, pode derreter a manteiga no próprio leite.

Eu vou seguir a receita para processador, ok? O próximo passo é levar a mandioca batida para uma panela e adicionar toda a manteiga. Vocês vão ver pelo vídeo que eu faço uns cortes. Isso ajuda bastante a incorporar. Vamos adicionar o leite e misturar bem. Um batedor de arama aqui ajuda muito. Corrija o sal, a pimenta e reserve coberto. E lembre-se de evitar o sal se você adicionar gorgonzola ou qualquer outro queijo forte aqui.

Vamos fazer nossa carne

Pique o alho, a cebola, a cenoura e reserve. Sue o alho e depois a cebola. Adicione o açúcar e abaixe o fogo. Vamos caramelizar a cebola e iso pode levar uns 10 minutinhos, mexendo de vez em quanto. Agora que sua cebola já está mais escurinha, adicione a carne e continue mexendo. A carne deve cozinhar até não haver mais líquido na panela. A partir desse momento, ela estará fritando e grudando no fundo da panela, o que vai dar ainda mais sabor.

O próximo ingrediente é a cenoura. Adciione à carne frita e tampe para pegar vapor. Quando estiver macia ao garfo, adicione o molho de tomate para dar cor, as ervilhas e a salsinha. Misture e finalize com o sal e pimenta.

Para montar

Coloque o recheio de carne numa travessa e espalhe bem. Sobre ele, coloque o purê de mandioca. Ao fim, rale seu queijo no ralo grosso e leve ao forno para gratinar. Sirva com arroz branco e salada.

Mais detalhes, vocês conferem no video. Espero que gostem!




terça-feira, 28 de julho de 2015

Bolo de Caneca ou Mug Cake - 4 versões




Olá, meus amigos! Hoje vamos fazer bolos de caneca para microondas. São 4 sabores: Blueberry, Chocolate, Maçã e Banana Funcional. Bastante fáceis de fazer e que ficam prontas em torno de 1 minuto no microondas. Vamos começar com uma receita base, da qual você podem derivar outros sabores. E se vocês gostarem da idéia, podemos dedicar o espaço para mais sobremesas de caneca. Que tal?


Vamos aos nossos ingredientes!


Receita para a Massa Base
Rendimento (1 caneca)

Manteiga derretida (1 colher de sopa) 
Leite (2 colheres de sopa) - pode substituir por leite de soja, leite de arroz, suco de frutas
Ovo (1 unidade)
Açúcar refinado (2 colheres de sopa)
Farinha de trigo (3 colheres de sopa)
Sal (1 pitada)
Fermento em pó (1/2 colher de chá)

Opcional: canela em pó (1/2 colher de chá)

Variações de sabor (rendimento para 1 caneca):
Banana madura (1/2 unidade)
Blueberry (2 colheres de sopa)
Cacau em pó (1 colher de sopa)
Maçã descascada (1/4 de unidade)


Receita para a Farofa (Crocante)
Rendimento (4 canecas)

Farinha (2 colheres de sopa)
Manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
Açúcar (2 colheres de sopa)

Opcional: nozes, macadâmia, aveia, etc (quanto baste)


Modo de Fazer (Massa)

Derreta a manteiga no microondas, em torno de 10 segundos. Adicione o leite ou líquido de sua escolha para ajudar a manteiga a esfriar. Se quiser usar baunilha, coloque agora. Se quiser adicionar raspinhas de laranja, coloque na manteiga já derretida para soltar os óleos.

Depois do leite, coloque o ovo. Misture os líquidos com um garfo e adicione o açúcar. Mexa novamente. Adicione a farinha, junto do fermento e sal e misture levando o garfo até o fundo. Esta etapa é essencial. Nunca misture o bolo de caneca demais ou ele poderá ficar duro.

Leve ao microondas agora Potência Média-Alta por 1 minuto exato. A maioria dos bolos de canela cresce além da xícara, pode até passar um pouquinho e vasar. É normal! Se acontecer com você, limpe a bordinha e sirva imediatamente.

Modo de Fazer (Farofa)

Seja lá qual for o nome, se vem dos EUA ou da Alemanha, a receita é basicamente a mesma: manteiga, farinha e açúcar em proporções iguais, sempre. Por exemplo, se usar 50g de açúcar ou 1 colher, vai usar a mesma quantidade da farinha e da manteiga. Se você é como eu e adora Colomba Pascal, não vai ficar sem esta farofinha. Ela vai em cima da massa crua na xícara, direto para o microondas e fica crocante sobre o bolo. 

O legal da farofinha é que você pode variar, usar açúcar mascavo junto do refinado, adicionar aveia, cereais, o que for, e ela sempre vai te supreender. Pode ter certeza! E claro, se você quiser usar a farofa sobre uma receita de bolo sua, fique à vontade! Tenho certeza de que vai combinar super bem! Para bolos de maçã e banana, a canela é básica, mas fique à vontade se quiser experimentar aquela pitada de cravo em pó, sal, etc.

Tem várias formas de fazer a farofa. Se fizer com as mãos, lembre-se de usar apenas as pontas dos dedos. As palmas aqui, da mesma forma que com a massa podre, podem aquecer a manteiga e você não vai alcançar o resultado desejado. A farofa estará pronta quanto parecer uma areia com grumos. Ela não pode ficar lisa, perfeita. Então nada de esfarelar usando as palmas.

Você pode usar um processador, que acelera bastante o processo, ou um garfo, como eu fiz no vídeo. O ideal é você gelar um pouco a farofa antes de usar. Então, sim pode largar um tempinho no freezer, se o tempo estiver curto. Somente então, salpique por sobre a massa crua do seu bolo de caneca e leve ao forno.


Variação de Chocolate

Para fazer o bolo de chocolate, basta que você troque uma das colheres de farinha pela de chocolate. Eu usei cacau em pó e sim, como ele é mais alcalino e amargo, a tendência é este bolo ficar mais sequinho. Você pode compensar isso colocando mais manteiga ou leite. 

Outra opção legal aqui é adicionar um pouco de café. Vai ressaltar o sabor do chocolate e dar aquele 'up' logo cedo para ir ao trabalho. O resto da receita segue como a massa base.


Variação de Blueberry

O Bolo de Caneca de Blueberry fica bastante parecido com um cupcake. E se você a farofinha nele então, lembre-se de caprichar na canela e nas nozes, Castanha do Pará combina super bem. Uma boa farofa deixa este bolo de canela incrível.


Variação de Banana (Funcional)

A idéia com o bolo de banana é trazer uma opção funcional ou com teor calórico reduzido. Por isso, mesmo a banana vem aqui em substituição à manteiga. Se for a sua primeira opção para café da manhã, você pode deixar a massa pronta de dia anterior, adicionando o fermento na hora. Você também pode evitar o açúcar e substituir as 3 colheres de farinha branca por 2 de farinha de aveia. O resultado é mais parecido com uma panquequinha e pode ser frito também em frigideira, servido com frutas.

Passas aqui podem ajudar a substituir o açúcar. Nozes vão trazer um tom de terra para a banana, delicioso. Sementes de Chia e Linhaça também são ótimas aqui.

Não use farinha integral sem usar a branca junto. Não vai desenvolver legal e o sabor também, ruim. Substituia 1 das colheres de farinha por integral ou farinha de aveia.

Agora se você for glutão mesmo, adicione gotas de chocolate na massa. Nutela, se você quiser, precisa ir no meio da massa e sem misturar, fica como recheio.

O bolo de banana também tem uma parte separada porque ele começa com a banana. Não adianta nada você adicionar a banana no fim. Ela precisa vir logo no começo da receita porque você vai amassar com o garfo. E nada de amassar muito! Vamos deixar pedaços, ok? Logo em seguida, você pode adicionar os demais ingredientes da receita, deixando de lado a manteiga e o açúcar, como sugeri. Não esqueça da farofinha e da canela. Fundamentais aqui.


Variação de Maçã

Assim como o bolo de banana, este também começa pela fruta e substitui a manteiga. Vamos precisar de 1/4 de maça, picada na faca e cozida. Você pode cozinhar essa maçã no microondas, na mesma caneca onde vai fazer seu bolo. O tempo é de apenas 15 segundos. Fique à vontade se quiser manter a casca.

Isso feito, adicione os demais ingredientes, menos a manteiga. O açúcar aqui pode ser substituído também por passas. E se quiser adicionar nozes, com certeza vai ficar ótimo! 

A farofinha aqui e com bastante canela é fundamental.



Espero que gostem! 


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cheesecake Cup Light de Microondas



Esta é uma receita de Cheesecake em xícara, light e para microondas. Fica muito parecida com a original, só que esta não leva creme de leite, manteiga, farinha...enfim, coisas gostosas que nos matam aos pouquinhos, né? Quer mais? rs... Na verdade, eu desenvolvi a partir daqui

É bastante fácil e você pode fazer variações em cima da receita mestra. A receita que sugiro abaixo rende 3 xícaras ou uma forma média. Para NY Cheesecake, agregue 50g de chocolate meio amargo derretido. Faça swirl com purê de framboesa ou chocolate branco. Adicione purê de abóbora. Ou faça como a Gemma e adicione biscoito Oreo quebrado. O Oreo na base também fica legal e você pode amassar com o recheio, o biscoito, já vai dar liga. 

Pessoalmente, gosto de combinar cheesecakes com cítricos. Então sim, você pode colocar 1 colher de chá de suco de limão ou decorar com uma geléia de frutas vermelhas. A Gemma usa farinha para dar liga. Eu não vejo necessidade alguma, já que tem clara.



Ingredientes


Biscoito quebrado (1/3 xíc.) - adicione farinha de chia, cookies integrais, aveia moída, etc.
Creamcheese light Philadelphia (115g)
Iogurte desnatado ou de sua preferência (1 pote) - geralmente, eles têm 75g
Acúcar refinado (4 col. sopa rasa) - substitua por adoçante de fogão, agave, estévia, etc.
Clara de ovo (2 unid.) - se vai clara, é porque será cozido, ok? 
Essência de baunilha (quanto baste)
Frutas de sua preferência, geléia ou mel

Modo de fazer

Amassar o biscoito num saco plástico. Se quiser, pode adicionar algo para dar liga, como um suco, mel ou mansteiga. Reserve. Misture o creamcheese com o iogurte até ficar uniforme. Adicione o açúcar. Bata levemente as claras sem aerar e adicione na mistura. Finalize com a baumilha. Bata para tirar as bolhas de ar. 

Leve ao microondas, potência média alta por 30s a 1min, dependendo da potência do seu forno e do tamanho dos recipientes usados. Lembre-se de cozinhar de 15 em 15 segundos até as bordas ficarem com bolhas, levemente erguidas, mas o centro ainda estiver se movendo. Refrigere por 4 horas 3 sirva com frutas de sua preferência.

E não exagere! rs

sábado, 18 de julho de 2015

Reinauguração e uma crítica

Hoje é dia 19 de Julho de 2015. Após uma série de reviravoltas e algumas más decisões, decidi voltar a publicar no Canal Cozinha. Eu havia me dado um tempo para seguir com alguns objetivos e nisso, havia também deixado de lado o que mais gosto de fazer, criar. A cozinha está dentro disso, mas não é o único nicho onde consigo manifestar minha criatividade.

Eu já contei a vocês que publiquei um livro, ou que me especializei em confecionar sabonetes artesanais, vasos de flores artificiais? A próxima meta agora, segundo um grande amigo me sugeriu e sem, é claro, deixar de cozinhar, é voltar a interagir mais com o físico e menos com a mente. Sair em busca de estímulos para as mãos que não sejam apenas a comida, escrever, por exemplo.

Vocês vão dizer, mas o contato com esse self do lúdico para um chef é algo que se faz naturalmente. É tarefa que não exige esforço, uma vez que a criatividade em nós brota como uma verdadeira fonte de chocolate, se renovando e sempre propocionando algum momento de prazer, não é? Aliás, se me permitem, é exatamente o que um chocólatra faria, uma fonte dessas como exemplo para qualquer coisa (risos).

A vida é repleta de tentações e como todo bom criativo, eu também estava em busca das minhas. Nesse percurso, não tinha apenas deixado o Canal Cozinha de lado, como também havia interrompido a arte de cozinhar. E nisso, me enganando, acreditei que deixando de provar novas coisas, eu poderia cuidar mais de mim, da saúde, dos meus novos objetivos. Eu estaria centrado. Como eu estava enganado! Não se pode separar o todo das partes, assim como as cores do espectro. Assim ilustra o dia a dia frenético que todos levamos na cidade grande, de relações cada vez mais complexas e ao mesmo tempo tão efêmeras. Qualquer um facilmente subverte aos caprichos do comodismo, sai em busca de prazeres mundanos com que saciar a ansiedade, a fome, os desejos que todos temos e não sabemos expressar. A fonte de chocolate novamente, sua imagem está clara como exemplo para tudo neste momento. Quem não gostaria de molhar o bico numa dessas agora mesmo?

Pois é amigos! O melhor jeito de lidar com nossas frustações é encararmos as mesmas de frente. Se o erro está na forma de comer, então que se encontrem novas formas, e não que se deixe de comer,. Comer não é apenas por prazer, é social e fisiológico.

São 00:30h...Minhas mãos se agitam para escrever novas receitas, novos posts que os agradem com idéias fresquinhas que estão brotando neste exato momento em todos os cantos do mundo. Nesse percurso, algo me diz que devo reinaugurar o espaço com uma crítica, um jeito de botar para fora o que está aqui dentro entranhado e prejudica a tal da criatividade. No mais, aquele lugar me deixou insatisfeito; não, me deixou com raiva, isso! Não porque o alto preço era desproporcional à falta de mão e tempero, ou porque o atendimento era péssimo, mas porque estava cheio. Agora, imagine uma cena dessas no Mercado Municipal! Vocês conseguem? Eu não...Pode fazer sentido para alguns cobrar bem para servir mal quando se trata de uma marca com esse peso. Eu, no entanto, não vejo isso como uma discussão do quanto temos na carteira ou de um reflexo da crise. Mas afinal porquê estamos cada vez mais nos contentando com tão pouco?

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP