terça-feira, 28 de julho de 2015

Bolo de Caneca ou Mug Cake - 4 versões




Olá, meus amigos! Hoje vamos fazer bolos de caneca para microondas. São 4 sabores: Blueberry, Chocolate, Maçã e Banana Funcional. Bastante fáceis de fazer e que ficam prontas em torno de 1 minuto no microondas. Vamos começar com uma receita base, da qual você podem derivar outros sabores. E se vocês gostarem da idéia, podemos dedicar o espaço para mais sobremesas de caneca. Que tal?


Vamos aos nossos ingredientes!


Receita para a Massa Base
Rendimento (1 caneca)

Manteiga derretida (1 colher de sopa) 
Leite (2 colheres de sopa) - pode substituir por leite de soja, leite de arroz, suco de frutas
Ovo (1 unidade)
Açúcar refinado (2 colheres de sopa)
Farinha de trigo (3 colheres de sopa)
Sal (1 pitada)
Fermento em pó (1/2 colher de chá)

Opcional: canela em pó (1/2 colher de chá)

Variações de sabor (rendimento para 1 caneca):
Banana madura (1/2 unidade)
Blueberry (2 colheres de sopa)
Cacau em pó (1 colher de sopa)
Maçã descascada (1/4 de unidade)


Receita para a Farofa (Crocante)
Rendimento (4 canecas)

Farinha (2 colheres de sopa)
Manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
Açúcar (2 colheres de sopa)

Opcional: nozes, macadâmia, aveia, etc (quanto baste)


Modo de Fazer (Massa)

Derreta a manteiga no microondas, em torno de 10 segundos. Adicione o leite ou líquido de sua escolha para ajudar a manteiga a esfriar. Se quiser usar baunilha, coloque agora. Se quiser adicionar raspinhas de laranja, coloque na manteiga já derretida para soltar os óleos.

Depois do leite, coloque o ovo. Misture os líquidos com um garfo e adicione o açúcar. Mexa novamente. Adicione a farinha, junto do fermento e sal e misture levando o garfo até o fundo. Esta etapa é essencial. Nunca misture o bolo de caneca demais ou ele poderá ficar duro.

Leve ao microondas agora Potência Média-Alta por 1 minuto exato. A maioria dos bolos de canela cresce além da xícara, pode até passar um pouquinho e vasar. É normal! Se acontecer com você, limpe a bordinha e sirva imediatamente.

Modo de Fazer (Farofa)

Seja lá qual for o nome, se vem dos EUA ou da Alemanha, a receita é basicamente a mesma: manteiga, farinha e açúcar em proporções iguais, sempre. Por exemplo, se usar 50g de açúcar ou 1 colher, vai usar a mesma quantidade da farinha e da manteiga. Se você é como eu e adora Colomba Pascal, não vai ficar sem esta farofinha. Ela vai em cima da massa crua na xícara, direto para o microondas e fica crocante sobre o bolo. 

O legal da farofinha é que você pode variar, usar açúcar mascavo junto do refinado, adicionar aveia, cereais, o que for, e ela sempre vai te supreender. Pode ter certeza! E claro, se você quiser usar a farofa sobre uma receita de bolo sua, fique à vontade! Tenho certeza de que vai combinar super bem! Para bolos de maçã e banana, a canela é básica, mas fique à vontade se quiser experimentar aquela pitada de cravo em pó, sal, etc.

Tem várias formas de fazer a farofa. Se fizer com as mãos, lembre-se de usar apenas as pontas dos dedos. As palmas aqui, da mesma forma que com a massa podre, podem aquecer a manteiga e você não vai alcançar o resultado desejado. A farofa estará pronta quanto parecer uma areia com grumos. Ela não pode ficar lisa, perfeita. Então nada de esfarelar usando as palmas.

Você pode usar um processador, que acelera bastante o processo, ou um garfo, como eu fiz no vídeo. O ideal é você gelar um pouco a farofa antes de usar. Então, sim pode largar um tempinho no freezer, se o tempo estiver curto. Somente então, salpique por sobre a massa crua do seu bolo de caneca e leve ao forno.


Variação de Chocolate

Para fazer o bolo de chocolate, basta que você troque uma das colheres de farinha pela de chocolate. Eu usei cacau em pó e sim, como ele é mais alcalino e amargo, a tendência é este bolo ficar mais sequinho. Você pode compensar isso colocando mais manteiga ou leite. 

Outra opção legal aqui é adicionar um pouco de café. Vai ressaltar o sabor do chocolate e dar aquele 'up' logo cedo para ir ao trabalho. O resto da receita segue como a massa base.


Variação de Blueberry

O Bolo de Caneca de Blueberry fica bastante parecido com um cupcake. E se você a farofinha nele então, lembre-se de caprichar na canela e nas nozes, Castanha do Pará combina super bem. Uma boa farofa deixa este bolo de canela incrível.


Variação de Banana (Funcional)

A idéia com o bolo de banana é trazer uma opção funcional ou com teor calórico reduzido. Por isso, mesmo a banana vem aqui em substituição à manteiga. Se for a sua primeira opção para café da manhã, você pode deixar a massa pronta de dia anterior, adicionando o fermento na hora. Você também pode evitar o açúcar e substituir as 3 colheres de farinha branca por 2 de farinha de aveia. O resultado é mais parecido com uma panquequinha e pode ser frito também em frigideira, servido com frutas.

Passas aqui podem ajudar a substituir o açúcar. Nozes vão trazer um tom de terra para a banana, delicioso. Sementes de Chia e Linhaça também são ótimas aqui.

Não use farinha integral sem usar a branca junto. Não vai desenvolver legal e o sabor também, ruim. Substituia 1 das colheres de farinha por integral ou farinha de aveia.

Agora se você for glutão mesmo, adicione gotas de chocolate na massa. Nutela, se você quiser, precisa ir no meio da massa e sem misturar, fica como recheio.

O bolo de banana também tem uma parte separada porque ele começa com a banana. Não adianta nada você adicionar a banana no fim. Ela precisa vir logo no começo da receita porque você vai amassar com o garfo. E nada de amassar muito! Vamos deixar pedaços, ok? Logo em seguida, você pode adicionar os demais ingredientes da receita, deixando de lado a manteiga e o açúcar, como sugeri. Não esqueça da farofinha e da canela. Fundamentais aqui.


Variação de Maçã

Assim como o bolo de banana, este também começa pela fruta e substitui a manteiga. Vamos precisar de 1/4 de maça, picada na faca e cozida. Você pode cozinhar essa maçã no microondas, na mesma caneca onde vai fazer seu bolo. O tempo é de apenas 15 segundos. Fique à vontade se quiser manter a casca.

Isso feito, adicione os demais ingredientes, menos a manteiga. O açúcar aqui pode ser substituído também por passas. E se quiser adicionar nozes, com certeza vai ficar ótimo! 

A farofinha aqui e com bastante canela é fundamental.



Espero que gostem! 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP