quarta-feira, 29 de julho de 2015

Shepherd's Pie ou Escondidinho de Mandioca





Deu uma vontade de fazer a Shepherd's Pie que eu comi em Orlando! Humm...ela é como um escondinho de carne moída. Os ingleses usam batata. Nós vamos usar mandioca e fica incrível. Outra coisa que os ingleses não costumam fazer, mas eu vou (risos), é ralar um queijinho antes de levar isso ao forno. Vamos usar Gruyère, que eu adoro. Mas fique à vontade se quiser usar até gorgonzola, parmesão, etc. Cream cheese é uma pedida que eu também já experimentei em purê de batatas e fica divino.


Ingredientes

Mandioca (2kg)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Leite (1 Litro)
Alho (5 dentes)
Cebola (1 unidade)
Açúcar (1 colher de sopa)
Carne moída (1/2 kilo)
Cenoura (3 unidades médias)
Ervilha cozida (1/2 lata)
Molho de Tomate (1/2 xícara)
Queijo Gruyère (200 gramas)
Salsinha fresca (quanto baste)
Sal (quanto baste)
Pimenta (quanto baste)


Modo de Fazer

Vamos cozinhar a mandioca até o ponto em que o garfo atravesse facilmente os pedaços. É muito comum alguns pedaços ficarem mais duros que outros. Se você, como eu, usar um amassador de batatas, pode correr o risco de quebrá-lo. Sim, aconteceu comigo! (risos). Então, vamos tomar cuidado e separar as mais durinhas para cozinhar mais. Você também pode usar a panela de pressão. Acho que ajuda bastante a amolecer a mandioca.

Se você tiver um processador, é bem mais rápido. Só lembre de não bater demais, porque desenvolve o amido e vira uma gosma. O mesmo vale para purê de batatas feito em processador. 

Para quem não tem processador e quer usar o liquidificador, você pode bater a mandioca ajudando com o leite. Também funciona, mas deve ser feito em partes. Se você usar este método, pode derreter a manteiga no próprio leite.

Eu vou seguir a receita para processador, ok? O próximo passo é levar a mandioca batida para uma panela e adicionar toda a manteiga. Vocês vão ver pelo vídeo que eu faço uns cortes. Isso ajuda bastante a incorporar. Vamos adicionar o leite e misturar bem. Um batedor de arama aqui ajuda muito. Corrija o sal, a pimenta e reserve coberto. E lembre-se de evitar o sal se você adicionar gorgonzola ou qualquer outro queijo forte aqui.

Vamos fazer nossa carne

Pique o alho, a cebola, a cenoura e reserve. Sue o alho e depois a cebola. Adicione o açúcar e abaixe o fogo. Vamos caramelizar a cebola e iso pode levar uns 10 minutinhos, mexendo de vez em quanto. Agora que sua cebola já está mais escurinha, adicione a carne e continue mexendo. A carne deve cozinhar até não haver mais líquido na panela. A partir desse momento, ela estará fritando e grudando no fundo da panela, o que vai dar ainda mais sabor.

O próximo ingrediente é a cenoura. Adciione à carne frita e tampe para pegar vapor. Quando estiver macia ao garfo, adicione o molho de tomate para dar cor, as ervilhas e a salsinha. Misture e finalize com o sal e pimenta.

Para montar

Coloque o recheio de carne numa travessa e espalhe bem. Sobre ele, coloque o purê de mandioca. Ao fim, rale seu queijo no ralo grosso e leve ao forno para gratinar. Sirva com arroz branco e salada.

Mais detalhes, vocês conferem no video. Espero que gostem!




Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP