segunda-feira, 3 de agosto de 2015

6 Maneiras de Descascar Alho







Você não detesta esses alhos que vendem prontos de supermercado? Eu também! A gente sai para comprar de kilo e depois tem aquele trabalhão para descascar um por um. A mão fica fedendo, enfim... Chega! Vou facilitar sua vida...

Em meu vídeo, temos 6 formas de agilizar esse processo que só as vovós têm paciência. Fora aquele monte de casca em todo lugar, fica sempre um dentinho querendo pular entre as panelas. Vamos aos métodos. E se você quiser acessar Meu Canal no Youtube, inscreva-se!




1 - ChacoALHO

O primeiro método é antigo e com ele você consegue descascar 500g de uma vez. Ele trabalha usando água e força mecânica. Esse método começa deixando as cabeças de alho de molho na água de um dia para o outro. Só de fazer isso, a pele dos dentes já começa a soltar. No dia seguinte, vamos soltar os dentes das cabeças, eles vão sair com mais facilidade. Então, após secar muito bem, muito bem mesmo, vamos pegar um bom pote. O tamanho do pote vai depender da quantidade de alho que você está usando. Vamos colocar todo o alho no pote, tampar e chacoalhar bastante, bastante, bastante, tah, você entendeu, fica uns 5 minutos aí, liga uma rumba...rs...E tcharam! Quando abrir o pote, ebaaaaaa, boa parte dos dentinhos já vão estar sem pele. Você tem 2 jeitos de continuar agora: ou você separa à mão o você volta tudo para uma tigela de água. Isso vai fazer as peles subirem, facilitando o processo. Se continuar com mais água, lembre-se de secar muito bem antes de continuar. Coloque os dentes que ainda estão com pele num novo pote, menor, e chacoalhe novamente até todos estiverem sem pele. O processo todo leva uns 20 minutos, mas você não precisa ficar sentado com as comadres, descascando um a um. Claro, se a família estiver unida e rolar uns pãezinhos, aí tudo bem!


2 - Tigela

Esse método é bem legal e você precisa apenas de 2 tigelas, de tamanhos diferentes. Vamos começar pegando as cabeças, três de cada vez. Coloque as cabeças na tigela maior. Eu estou usando tigelas de inox. Agora venha com a tigela menor dentro da maior e aperte usando as duas mãos. Quando abrir, tcharaaaammm, as cabeças já estarão soltas. Agora você inverte as tigelas uma contra a outra, como uma bola, segure bem e vamos para o arrasta pé, meus fios! Esse método solta a pele dos alhos mais facilmente, pois não usa água. Parece que a água do método anterior prejudica o atrito entre os dentes, fora, é claro, de contribuir para diminuir a validade. Por outro lado, você não consegue fazer grandes quantidades de uma vez.


3 - Faca

Este método serve apenas para o alho que se descasca na hora, no momento da preparação. Coloque seu dente de alho sobre a tábua, pode estar com pele e tudo. Vire a faca de lado e aperte com o punho. Isso vai rachar o alho e já soltar a pele. Você pica a usa para fazer aquela farofinha. Este método não é eficiente para grandes quantidades.


4 - Espremedor

Este utensílio já está muito bem difundido em boa parte das lojas de cozinha em São Paulo. Além de separar a pele do dente de alho, já pica, tudo ao mesmo tempo. Tem 2 desvantagens. A primeira delas é a força, você tem que usar as duas mãos para espremer o alho. Pessoas como a minha mãe, já não têm força para isso. Boa parte das mulheres ao atingir a maturidade parece que segue o mesmo caminho, perde a força nas mãos para esse tipo de trabalho, ou sentem dor nas juntas. Eu não me admiraria se este utensílio tiver penetração mais com o público jovem. Passou da hora de inventarem algo para facilitar a vida das cozinheiras de plantão.




5 - Microondas


Este é o meu método favorito. Ele tem suas vantagens e desvantagens, é claro. Para fazer, coloque as cabeças de alho no micro-ondas, por 20 segundos, potência Média-Alta. Bem no finzinho, você vai ouvir um chiadinho. São os dentes perdendo umidade. Quando tirar do micro, os dentes descascam que nem manteiga, mas cuidado porque estarão quentes ao toque. Quando cozinha um pouquinho, o alho fica mais suave ao paladar. Para quem não gosta daquele gosto forte, taí uma boa pedida. Outra coisa. Vocês já repararam que existe uma tendência nas cozinhas de se fritar o alho depois da cebola? Isso ocorre porque o alho, quando vem primeiro, tende a queimar muito facilmente. Se usado depois da cebola, no entanto, ele dificilmente queima, mas também não vai dourar. Para quem já está acostumado, como eu, o alho de micro-ondas é interessante porque já está parcialmente cozido; ou seja, pode muito bem vir depois da cebola. A última desvantagem é que sim, pode haver perda de nutrientes no microondas. Deixo para as nutricionistas responderem. Por favor, meninas da Chia, do Ômega, revelem seus poderes! rs


6 - Fouet

Este é o nome chique afrancesado para o batedor de arame. Esta técnica está aqui porque eu quis mencionar. Ela é legal de se ver, mas o resultado não é tão ótimo quanto a técnica do microondas ou da tigela. Ela começa assim: você joga água fervente sobre as cabeças de alho e aguarda 2 minutos. Depois, você vem com o batedor e literalmente estrangula o alho, bata mesmo nesse danadinho! Boa parte deles se solta da cabeça e perde a pele. Por outro lado, este é o método em que o alho mais perde sabor. Boa parte vaisimbora na água quente, tipo canja...rs...Mas de novo, se você gosta de alho suave, go for it!


Por fim, eu quero mencionar que também existem aparelhos que fazem todo esse trabalho por você, mais eles podem ser industriais, grandes, pesados e caros e trambolhões na sua cozinha. Ou seja, antes de sair por aí, comprando relíquias num tal de AliExpress, saiba que podem haver impostos e toda uma dor de cabeça que nem o chá de alho vai curar nessa hora. Trabalhe seu alho, divida com os amigos e a família e use-o em suas preparações. Alho fresco é saudável e ajuda a controlara pressão. Aos hipertensos, guardem a água do alho e bebam como chá. Dipirona natural.





1 comentários:

college paper writing service

Woah this blog is awesome i like concentrate your posts. Keep up the considerable work! You see, heaps of people are chasing around for this data, you could help them incredibly. I essentially couldn't leave your site in front of telling you that I really adored the absolute best great quality data

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP