quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Geléia de Kiwi e Banana


Kiwi é uma fruta diferente, nem todo mundo gosta. Mas se você juntar com outras frutas, pode ficar incrível. É o caso desta geléia, que supreende pelo sabor exótico. Vamos usar uma especiaria que vai mudar todo o sentido desse casal. Confira no vídeo!





sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Filet de Frango Recheado (Fácil)



Frango recheado pode ser mais fácil do que você pensa. Com poucos ingredientes, você pode fazer um jantar de impressionar. Se você é desses que prefere carne branca a vermelha, este vídeo é para você!





Arroz com Repolho Roxo e Nozes




E queria um arroz roxo...procurei e descobri o repolho...E fiz sem imaginar que ficaria tão bom. Macio, úmido, saudável...Joguei umas nozes e ficou top! 




Pepino de Panela




Você sabia que dá para refogar pepino? E que fica melhor que chuchu? E que isso é comum na India e na Inglaterra? Pois é! Nem eu...rs...Você morde o pepino cozido e ele lembra o chuchu no começo, mas aí você chega no meio, com as sementes, e a gelatina do pepino está conservada...Fica muito macio. E mais, é um vegetal que absorve qualquer coisa...Eu queria ter servido com iogurte e amêndoas, pero no tinha...então foi chuchu com chuchu mesmo. E ficou 10!







Barrinha de Cereais




Essa barrinha ficou incrível! Tudo o que é bom está nela: amêndoas, côco, frutas secas, chia e muito mais. Rendeu mais de 20 barrinhas e as que quebraram, eu fiz uma farofinha para iogurte e saladas.

A sacada é comprar tudo a granel e de pouquinho. Desse jeito, você consegue apostar em ingredientes que estão em alta - como a Goji - sem pecar no bolso. Eu comorei tudo de 100g. Indico a Zona Cerealista.

Falando nela, aqui tem um post bem legal com todas as dicas oara quem vier ao Mercado Municipal aqui no centro, mas não sabe que há poucos metros vendentudo do mesmo e bem mais barato. Dica do bambino.

Invente você sua própria barrinha com o que gosta. Não precisa de ingredientes caros e exóticos...Basta ter imaginação e combinar bem! Por exemplo, você sabia que pode substituir o óleo da receita pela polpa do abacate? 

☺️



Cavatelli com Beterraba




Nesta aqui, você aprende várias coisas: uma massa nova, um molho diferente, e tudo isso sem deixar de ser saudável.

Experimenta e me conta o que achou? Depois eu quero fazer com cenoura...massa laranja.

Já pensou? Uma massa cor de laranja, um molho com amêndoas, mel...salgado, claro...

Hummm!!


Bolo de Chocolate sem Farinha (Flourless Chocolate Cake)

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Brigadeiro de Capim Santo




Hoje é dia de Brigadeiro! E Capim Santo, além de verdinho e calmante, é delicioso! Vou ensinar a vocês todos os beabás para um brigadeiro perfeito. Papel e caneta na mão!

Ingredientes (Rendimento: 16 porções de 20g)

Capim Santo (60g) - equivale a três ramos. Pode substituir por erva cidreira
Leite integral (100ml)
Creme de leite UHT (100ml)
Leite condensado (395g ou uma lata)
Manteiga integral sem sal (1 colher cheia)

Modo de fazer

Vamos primeiro cortar o capim santo com uma tesoura. Lave bem e leve ao processador com o leite. Coe e reserve. Leve o creme de leite, leite condensado, o leite de capim santo e a manteiga ao fogo alto, mexendo sempre. Assim que começar a ferver ligeiramente do lado, abaixe o fogo e mexa com mais vigôr e rápido.

Não deixe formarem borbulhas e nem pegar no fundo da panela. Observe os pontos no vídeo e use uma colher de silicone para melhores resultados. Quando soltar da panela, coloque num recipiente untado com pouca manteiga e cubra com papel filme PVC por contato, apertando bem para remover todo o ar.

Resfrie e enrrole. Pode usar uma balança de precisão para deixar todos iguais. No video tem uma técnica legal para passar no açúcar. Recomendo o cristal fino ou refinado.



Espero que gostem!




6 Maneiras de Descascar Alho







Você não detesta esses alhos que vendem prontos de supermercado? Eu também! A gente sai para comprar de kilo e depois tem aquele trabalhão para descascar um por um. A mão fica fedendo, enfim... Chega! Vou facilitar sua vida...

Em meu vídeo, temos 6 formas de agilizar esse processo que só as vovós têm paciência. Fora aquele monte de casca em todo lugar, fica sempre um dentinho querendo pular entre as panelas. Vamos aos métodos. E se você quiser acessar Meu Canal no Youtube, inscreva-se!




1 - ChacoALHO

O primeiro método é antigo e com ele você consegue descascar 500g de uma vez. Ele trabalha usando água e força mecânica. Esse método começa deixando as cabeças de alho de molho na água de um dia para o outro. Só de fazer isso, a pele dos dentes já começa a soltar. No dia seguinte, vamos soltar os dentes das cabeças, eles vão sair com mais facilidade. Então, após secar muito bem, muito bem mesmo, vamos pegar um bom pote. O tamanho do pote vai depender da quantidade de alho que você está usando. Vamos colocar todo o alho no pote, tampar e chacoalhar bastante, bastante, bastante, tah, você entendeu, fica uns 5 minutos aí, liga uma rumba...rs...E tcharam! Quando abrir o pote, ebaaaaaa, boa parte dos dentinhos já vão estar sem pele. Você tem 2 jeitos de continuar agora: ou você separa à mão o você volta tudo para uma tigela de água. Isso vai fazer as peles subirem, facilitando o processo. Se continuar com mais água, lembre-se de secar muito bem antes de continuar. Coloque os dentes que ainda estão com pele num novo pote, menor, e chacoalhe novamente até todos estiverem sem pele. O processo todo leva uns 20 minutos, mas você não precisa ficar sentado com as comadres, descascando um a um. Claro, se a família estiver unida e rolar uns pãezinhos, aí tudo bem!


2 - Tigela

Esse método é bem legal e você precisa apenas de 2 tigelas, de tamanhos diferentes. Vamos começar pegando as cabeças, três de cada vez. Coloque as cabeças na tigela maior. Eu estou usando tigelas de inox. Agora venha com a tigela menor dentro da maior e aperte usando as duas mãos. Quando abrir, tcharaaaammm, as cabeças já estarão soltas. Agora você inverte as tigelas uma contra a outra, como uma bola, segure bem e vamos para o arrasta pé, meus fios! Esse método solta a pele dos alhos mais facilmente, pois não usa água. Parece que a água do método anterior prejudica o atrito entre os dentes, fora, é claro, de contribuir para diminuir a validade. Por outro lado, você não consegue fazer grandes quantidades de uma vez.


3 - Faca

Este método serve apenas para o alho que se descasca na hora, no momento da preparação. Coloque seu dente de alho sobre a tábua, pode estar com pele e tudo. Vire a faca de lado e aperte com o punho. Isso vai rachar o alho e já soltar a pele. Você pica a usa para fazer aquela farofinha. Este método não é eficiente para grandes quantidades.


4 - Espremedor

Este utensílio já está muito bem difundido em boa parte das lojas de cozinha em São Paulo. Além de separar a pele do dente de alho, já pica, tudo ao mesmo tempo. Tem 2 desvantagens. A primeira delas é a força, você tem que usar as duas mãos para espremer o alho. Pessoas como a minha mãe, já não têm força para isso. Boa parte das mulheres ao atingir a maturidade parece que segue o mesmo caminho, perde a força nas mãos para esse tipo de trabalho, ou sentem dor nas juntas. Eu não me admiraria se este utensílio tiver penetração mais com o público jovem. Passou da hora de inventarem algo para facilitar a vida das cozinheiras de plantão.




5 - Microondas


Este é o meu método favorito. Ele tem suas vantagens e desvantagens, é claro. Para fazer, coloque as cabeças de alho no micro-ondas, por 20 segundos, potência Média-Alta. Bem no finzinho, você vai ouvir um chiadinho. São os dentes perdendo umidade. Quando tirar do micro, os dentes descascam que nem manteiga, mas cuidado porque estarão quentes ao toque. Quando cozinha um pouquinho, o alho fica mais suave ao paladar. Para quem não gosta daquele gosto forte, taí uma boa pedida. Outra coisa. Vocês já repararam que existe uma tendência nas cozinhas de se fritar o alho depois da cebola? Isso ocorre porque o alho, quando vem primeiro, tende a queimar muito facilmente. Se usado depois da cebola, no entanto, ele dificilmente queima, mas também não vai dourar. Para quem já está acostumado, como eu, o alho de micro-ondas é interessante porque já está parcialmente cozido; ou seja, pode muito bem vir depois da cebola. A última desvantagem é que sim, pode haver perda de nutrientes no microondas. Deixo para as nutricionistas responderem. Por favor, meninas da Chia, do Ômega, revelem seus poderes! rs


6 - Fouet

Este é o nome chique afrancesado para o batedor de arame. Esta técnica está aqui porque eu quis mencionar. Ela é legal de se ver, mas o resultado não é tão ótimo quanto a técnica do microondas ou da tigela. Ela começa assim: você joga água fervente sobre as cabeças de alho e aguarda 2 minutos. Depois, você vem com o batedor e literalmente estrangula o alho, bata mesmo nesse danadinho! Boa parte deles se solta da cabeça e perde a pele. Por outro lado, este é o método em que o alho mais perde sabor. Boa parte vaisimbora na água quente, tipo canja...rs...Mas de novo, se você gosta de alho suave, go for it!


Por fim, eu quero mencionar que também existem aparelhos que fazem todo esse trabalho por você, mais eles podem ser industriais, grandes, pesados e caros e trambolhões na sua cozinha. Ou seja, antes de sair por aí, comprando relíquias num tal de AliExpress, saiba que podem haver impostos e toda uma dor de cabeça que nem o chá de alho vai curar nessa hora. Trabalhe seu alho, divida com os amigos e a família e use-o em suas preparações. Alho fresco é saudável e ajuda a controlara pressão. Aos hipertensos, guardem a água do alho e bebam como chá. Dipirona natural.





quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pudim de Pão Inglês





Olá! Como vai você? Hoje vamos de pudim de pão...mas não um pudim qualquer. Este aqui é especial, tem gosto de Natal, gosto de três reis magos...leva noz moscada, passas, manteiga...receita antiga..Você não vai querer perder essa, né? Vamos aos nossos ingredientes!

Ingredientes

Creme de leite fresco (500ml) - pode substituir por creme de leite de latinha, que funciona, ok?
Leite integral (500ml)
Gema de ovo (8 unidades)
Açúcar refinado (200 gramas) (+ 100 gramas para polvilhar)
Pão de forma branco e sem casca (1 pacote)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Noz moscada fresca (1 unidade) - isso aqui faz toda a diferença, nem pense em substituir pela em pó!
Canela em pó (quanto baste)
Passas (50 gramas)

Modo de fazer

A primeira coisa a fazer é deixar as passas de molho em água. Você pode usar alguma bebida se quiser. Rum fica legal, licor de laranja também...licor de anis pode ser interessante.

Certo! Vamos começar aquecendo o creme de leite junto do leite em fogo médio.  Enquanto isso, separe as claras das gemas e guarde suas claras se quiser. Pode congelar.

Bata as gemas com  açúcar até ficar branquinho e não se preocupe com película porque vamos cozinhar as gemas. Você notou que não usamos baunilha até agora? Ela nem vai sobreviver perto da noz moscada, o sabor que deve imperar aqui.

Agora que as gemas estão branquinhas e os líquidos já começaram a ferver, despeje a mistura de leite e creme de leite lentamente nas gemas enquanto bate. Volte a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar até notar que não há mais espuma ou que espessou levemente. Você não sabia, mas está fazendo um creme inglês, base também para sorvetes.

Para acertar no ponto, faça o teste da colher, como indico no vídeo. Se passar dos 60°, as gemas cozinham e vira omelete. Em teoria, não tem problema porque vamos levar ao forno. Ou seja, vai cozinhar por completo. Caso ocorra com você, pode coar para deixar lisinho. Não tem problema!


Ok! Agora vamos montar. Eu fatiei os pães em triângulo, porque acho mais bonito, mas, por favor, faça como bem quiser. Vai ficar ótimo de qualquer jeito. Esta receita é deliciosa.

Vamos começar untando uma forma com manteiga. Pode ser forma de vidro, metal ou cerâmica. Unte generosamente. Agora vamos colocar as passas que estavam de molho e por sobre elas vão as fatias de pão. Mas não ainda...você deve preparar o pão!

Cada uma dessas fatias deve ser pincelada com manteiga, pulverizada com açúcar e, depois, rale noz moscada por cima. Agora sim! Coloque as fatias de pão e por sobre elas, jogue o restante do creme inglês. 

Salpique açúcar e canela e leve ao forno pré aquecido 180°C até dourar. Não! Não precisa cobrir com alumínio nem usar banho da dona maria...Isso aqui é prático, gentee uma delícia! Coma quentinho!

E divirta-se!


 



quarta-feira, 29 de julho de 2015

Shepherd's Pie ou Escondidinho de Mandioca





Deu uma vontade de fazer a Shepherd's Pie que eu comi em Orlando! Humm...ela é como um escondinho de carne moída. Os ingleses usam batata. Nós vamos usar mandioca e fica incrível. Outra coisa que os ingleses não costumam fazer, mas eu vou (risos), é ralar um queijinho antes de levar isso ao forno. Vamos usar Gruyère, que eu adoro. Mas fique à vontade se quiser usar até gorgonzola, parmesão, etc. Cream cheese é uma pedida que eu também já experimentei em purê de batatas e fica divino.


Ingredientes

Mandioca (2kg)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Leite (1 Litro)
Alho (5 dentes)
Cebola (1 unidade)
Açúcar (1 colher de sopa)
Carne moída (1/2 kilo)
Cenoura (3 unidades médias)
Ervilha cozida (1/2 lata)
Molho de Tomate (1/2 xícara)
Queijo Gruyère (200 gramas)
Salsinha fresca (quanto baste)
Sal (quanto baste)
Pimenta (quanto baste)


Modo de Fazer

Vamos cozinhar a mandioca até o ponto em que o garfo atravesse facilmente os pedaços. É muito comum alguns pedaços ficarem mais duros que outros. Se você, como eu, usar um amassador de batatas, pode correr o risco de quebrá-lo. Sim, aconteceu comigo! (risos). Então, vamos tomar cuidado e separar as mais durinhas para cozinhar mais. Você também pode usar a panela de pressão. Acho que ajuda bastante a amolecer a mandioca.

Se você tiver um processador, é bem mais rápido. Só lembre de não bater demais, porque desenvolve o amido e vira uma gosma. O mesmo vale para purê de batatas feito em processador. 

Para quem não tem processador e quer usar o liquidificador, você pode bater a mandioca ajudando com o leite. Também funciona, mas deve ser feito em partes. Se você usar este método, pode derreter a manteiga no próprio leite.

Eu vou seguir a receita para processador, ok? O próximo passo é levar a mandioca batida para uma panela e adicionar toda a manteiga. Vocês vão ver pelo vídeo que eu faço uns cortes. Isso ajuda bastante a incorporar. Vamos adicionar o leite e misturar bem. Um batedor de arama aqui ajuda muito. Corrija o sal, a pimenta e reserve coberto. E lembre-se de evitar o sal se você adicionar gorgonzola ou qualquer outro queijo forte aqui.

Vamos fazer nossa carne

Pique o alho, a cebola, a cenoura e reserve. Sue o alho e depois a cebola. Adicione o açúcar e abaixe o fogo. Vamos caramelizar a cebola e iso pode levar uns 10 minutinhos, mexendo de vez em quanto. Agora que sua cebola já está mais escurinha, adicione a carne e continue mexendo. A carne deve cozinhar até não haver mais líquido na panela. A partir desse momento, ela estará fritando e grudando no fundo da panela, o que vai dar ainda mais sabor.

O próximo ingrediente é a cenoura. Adciione à carne frita e tampe para pegar vapor. Quando estiver macia ao garfo, adicione o molho de tomate para dar cor, as ervilhas e a salsinha. Misture e finalize com o sal e pimenta.

Para montar

Coloque o recheio de carne numa travessa e espalhe bem. Sobre ele, coloque o purê de mandioca. Ao fim, rale seu queijo no ralo grosso e leve ao forno para gratinar. Sirva com arroz branco e salada.

Mais detalhes, vocês conferem no video. Espero que gostem!




terça-feira, 28 de julho de 2015

Bolo de Caneca ou Mug Cake - 4 versões




Olá, meus amigos! Hoje vamos fazer bolos de caneca para microondas. São 4 sabores: Blueberry, Chocolate, Maçã e Banana Funcional. Bastante fáceis de fazer e que ficam prontas em torno de 1 minuto no microondas. Vamos começar com uma receita base, da qual você podem derivar outros sabores. E se vocês gostarem da idéia, podemos dedicar o espaço para mais sobremesas de caneca. Que tal?


Vamos aos nossos ingredientes!


Receita para a Massa Base
Rendimento (1 caneca)

Manteiga derretida (1 colher de sopa) 
Leite (2 colheres de sopa) - pode substituir por leite de soja, leite de arroz, suco de frutas
Ovo (1 unidade)
Açúcar refinado (2 colheres de sopa)
Farinha de trigo (3 colheres de sopa)
Sal (1 pitada)
Fermento em pó (1/2 colher de chá)

Opcional: canela em pó (1/2 colher de chá)

Variações de sabor (rendimento para 1 caneca):
Banana madura (1/2 unidade)
Blueberry (2 colheres de sopa)
Cacau em pó (1 colher de sopa)
Maçã descascada (1/4 de unidade)


Receita para a Farofa (Crocante)
Rendimento (4 canecas)

Farinha (2 colheres de sopa)
Manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
Açúcar (2 colheres de sopa)

Opcional: nozes, macadâmia, aveia, etc (quanto baste)


Modo de Fazer (Massa)

Derreta a manteiga no microondas, em torno de 10 segundos. Adicione o leite ou líquido de sua escolha para ajudar a manteiga a esfriar. Se quiser usar baunilha, coloque agora. Se quiser adicionar raspinhas de laranja, coloque na manteiga já derretida para soltar os óleos.

Depois do leite, coloque o ovo. Misture os líquidos com um garfo e adicione o açúcar. Mexa novamente. Adicione a farinha, junto do fermento e sal e misture levando o garfo até o fundo. Esta etapa é essencial. Nunca misture o bolo de caneca demais ou ele poderá ficar duro.

Leve ao microondas agora Potência Média-Alta por 1 minuto exato. A maioria dos bolos de canela cresce além da xícara, pode até passar um pouquinho e vasar. É normal! Se acontecer com você, limpe a bordinha e sirva imediatamente.

Modo de Fazer (Farofa)

Seja lá qual for o nome, se vem dos EUA ou da Alemanha, a receita é basicamente a mesma: manteiga, farinha e açúcar em proporções iguais, sempre. Por exemplo, se usar 50g de açúcar ou 1 colher, vai usar a mesma quantidade da farinha e da manteiga. Se você é como eu e adora Colomba Pascal, não vai ficar sem esta farofinha. Ela vai em cima da massa crua na xícara, direto para o microondas e fica crocante sobre o bolo. 

O legal da farofinha é que você pode variar, usar açúcar mascavo junto do refinado, adicionar aveia, cereais, o que for, e ela sempre vai te supreender. Pode ter certeza! E claro, se você quiser usar a farofa sobre uma receita de bolo sua, fique à vontade! Tenho certeza de que vai combinar super bem! Para bolos de maçã e banana, a canela é básica, mas fique à vontade se quiser experimentar aquela pitada de cravo em pó, sal, etc.

Tem várias formas de fazer a farofa. Se fizer com as mãos, lembre-se de usar apenas as pontas dos dedos. As palmas aqui, da mesma forma que com a massa podre, podem aquecer a manteiga e você não vai alcançar o resultado desejado. A farofa estará pronta quanto parecer uma areia com grumos. Ela não pode ficar lisa, perfeita. Então nada de esfarelar usando as palmas.

Você pode usar um processador, que acelera bastante o processo, ou um garfo, como eu fiz no vídeo. O ideal é você gelar um pouco a farofa antes de usar. Então, sim pode largar um tempinho no freezer, se o tempo estiver curto. Somente então, salpique por sobre a massa crua do seu bolo de caneca e leve ao forno.


Variação de Chocolate

Para fazer o bolo de chocolate, basta que você troque uma das colheres de farinha pela de chocolate. Eu usei cacau em pó e sim, como ele é mais alcalino e amargo, a tendência é este bolo ficar mais sequinho. Você pode compensar isso colocando mais manteiga ou leite. 

Outra opção legal aqui é adicionar um pouco de café. Vai ressaltar o sabor do chocolate e dar aquele 'up' logo cedo para ir ao trabalho. O resto da receita segue como a massa base.


Variação de Blueberry

O Bolo de Caneca de Blueberry fica bastante parecido com um cupcake. E se você a farofinha nele então, lembre-se de caprichar na canela e nas nozes, Castanha do Pará combina super bem. Uma boa farofa deixa este bolo de canela incrível.


Variação de Banana (Funcional)

A idéia com o bolo de banana é trazer uma opção funcional ou com teor calórico reduzido. Por isso, mesmo a banana vem aqui em substituição à manteiga. Se for a sua primeira opção para café da manhã, você pode deixar a massa pronta de dia anterior, adicionando o fermento na hora. Você também pode evitar o açúcar e substituir as 3 colheres de farinha branca por 2 de farinha de aveia. O resultado é mais parecido com uma panquequinha e pode ser frito também em frigideira, servido com frutas.

Passas aqui podem ajudar a substituir o açúcar. Nozes vão trazer um tom de terra para a banana, delicioso. Sementes de Chia e Linhaça também são ótimas aqui.

Não use farinha integral sem usar a branca junto. Não vai desenvolver legal e o sabor também, ruim. Substituia 1 das colheres de farinha por integral ou farinha de aveia.

Agora se você for glutão mesmo, adicione gotas de chocolate na massa. Nutela, se você quiser, precisa ir no meio da massa e sem misturar, fica como recheio.

O bolo de banana também tem uma parte separada porque ele começa com a banana. Não adianta nada você adicionar a banana no fim. Ela precisa vir logo no começo da receita porque você vai amassar com o garfo. E nada de amassar muito! Vamos deixar pedaços, ok? Logo em seguida, você pode adicionar os demais ingredientes da receita, deixando de lado a manteiga e o açúcar, como sugeri. Não esqueça da farofinha e da canela. Fundamentais aqui.


Variação de Maçã

Assim como o bolo de banana, este também começa pela fruta e substitui a manteiga. Vamos precisar de 1/4 de maça, picada na faca e cozida. Você pode cozinhar essa maçã no microondas, na mesma caneca onde vai fazer seu bolo. O tempo é de apenas 15 segundos. Fique à vontade se quiser manter a casca.

Isso feito, adicione os demais ingredientes, menos a manteiga. O açúcar aqui pode ser substituído também por passas. E se quiser adicionar nozes, com certeza vai ficar ótimo! 

A farofinha aqui e com bastante canela é fundamental.



Espero que gostem! 


segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cheesecake Cup Light de Microondas



Esta é uma receita de Cheesecake em xícara, light e para microondas. Fica muito parecida com a original, só que esta não leva creme de leite, manteiga, farinha...enfim, coisas gostosas que nos matam aos pouquinhos, né? Quer mais? rs... Na verdade, eu desenvolvi a partir daqui

É bastante fácil e você pode fazer variações em cima da receita mestra. A receita que sugiro abaixo rende 3 xícaras ou uma forma média. Para NY Cheesecake, agregue 50g de chocolate meio amargo derretido. Faça swirl com purê de framboesa ou chocolate branco. Adicione purê de abóbora. Ou faça como a Gemma e adicione biscoito Oreo quebrado. O Oreo na base também fica legal e você pode amassar com o recheio, o biscoito, já vai dar liga. 

Pessoalmente, gosto de combinar cheesecakes com cítricos. Então sim, você pode colocar 1 colher de chá de suco de limão ou decorar com uma geléia de frutas vermelhas. A Gemma usa farinha para dar liga. Eu não vejo necessidade alguma, já que tem clara.



Ingredientes


Biscoito quebrado (1/3 xíc.) - adicione farinha de chia, cookies integrais, aveia moída, etc.
Creamcheese light Philadelphia (115g)
Iogurte desnatado ou de sua preferência (1 pote) - geralmente, eles têm 75g
Acúcar refinado (4 col. sopa rasa) - substitua por adoçante de fogão, agave, estévia, etc.
Clara de ovo (2 unid.) - se vai clara, é porque será cozido, ok? 
Essência de baunilha (quanto baste)
Frutas de sua preferência, geléia ou mel

Modo de fazer

Amassar o biscoito num saco plástico. Se quiser, pode adicionar algo para dar liga, como um suco, mel ou mansteiga. Reserve. Misture o creamcheese com o iogurte até ficar uniforme. Adicione o açúcar. Bata levemente as claras sem aerar e adicione na mistura. Finalize com a baumilha. Bata para tirar as bolhas de ar. 

Leve ao microondas, potência média alta por 30s a 1min, dependendo da potência do seu forno e do tamanho dos recipientes usados. Lembre-se de cozinhar de 15 em 15 segundos até as bordas ficarem com bolhas, levemente erguidas, mas o centro ainda estiver se movendo. Refrigere por 4 horas 3 sirva com frutas de sua preferência.

E não exagere! rs

sábado, 18 de julho de 2015

Reinauguração e uma crítica

Hoje é dia 19 de Julho de 2015. Após uma série de reviravoltas e algumas más decisões, decidi voltar a publicar no Canal Cozinha. Eu havia me dado um tempo para seguir com alguns objetivos e nisso, havia também deixado de lado o que mais gosto de fazer, criar. A cozinha está dentro disso, mas não é o único nicho onde consigo manifestar minha criatividade.

Eu já contei a vocês que publiquei um livro, ou que me especializei em confecionar sabonetes artesanais, vasos de flores artificiais? A próxima meta agora, segundo um grande amigo me sugeriu e sem, é claro, deixar de cozinhar, é voltar a interagir mais com o físico e menos com a mente. Sair em busca de estímulos para as mãos que não sejam apenas a comida, escrever, por exemplo.

Vocês vão dizer, mas o contato com esse self do lúdico para um chef é algo que se faz naturalmente. É tarefa que não exige esforço, uma vez que a criatividade em nós brota como uma verdadeira fonte de chocolate, se renovando e sempre propocionando algum momento de prazer, não é? Aliás, se me permitem, é exatamente o que um chocólatra faria, uma fonte dessas como exemplo para qualquer coisa (risos).

A vida é repleta de tentações e como todo bom criativo, eu também estava em busca das minhas. Nesse percurso, não tinha apenas deixado o Canal Cozinha de lado, como também havia interrompido a arte de cozinhar. E nisso, me enganando, acreditei que deixando de provar novas coisas, eu poderia cuidar mais de mim, da saúde, dos meus novos objetivos. Eu estaria centrado. Como eu estava enganado! Não se pode separar o todo das partes, assim como as cores do espectro. Assim ilustra o dia a dia frenético que todos levamos na cidade grande, de relações cada vez mais complexas e ao mesmo tempo tão efêmeras. Qualquer um facilmente subverte aos caprichos do comodismo, sai em busca de prazeres mundanos com que saciar a ansiedade, a fome, os desejos que todos temos e não sabemos expressar. A fonte de chocolate novamente, sua imagem está clara como exemplo para tudo neste momento. Quem não gostaria de molhar o bico numa dessas agora mesmo?

Pois é amigos! O melhor jeito de lidar com nossas frustações é encararmos as mesmas de frente. Se o erro está na forma de comer, então que se encontrem novas formas, e não que se deixe de comer,. Comer não é apenas por prazer, é social e fisiológico.

São 00:30h...Minhas mãos se agitam para escrever novas receitas, novos posts que os agradem com idéias fresquinhas que estão brotando neste exato momento em todos os cantos do mundo. Nesse percurso, algo me diz que devo reinaugurar o espaço com uma crítica, um jeito de botar para fora o que está aqui dentro entranhado e prejudica a tal da criatividade. No mais, aquele lugar me deixou insatisfeito; não, me deixou com raiva, isso! Não porque o alto preço era desproporcional à falta de mão e tempero, ou porque o atendimento era péssimo, mas porque estava cheio. Agora, imagine uma cena dessas no Mercado Municipal! Vocês conseguem? Eu não...Pode fazer sentido para alguns cobrar bem para servir mal quando se trata de uma marca com esse peso. Eu, no entanto, não vejo isso como uma discussão do quanto temos na carteira ou de um reflexo da crise. Mas afinal porquê estamos cada vez mais nos contentando com tão pouco?

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP