quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bolo de limão do Terraço Itália




Hoje fui fazer entrevista no Terraço Italia. Para quem não gosta de elevadores e altura (tipo assim, eu), pode ser um tantinho ameaçador. Nada como um elevador que alcança 40 andares em poucos 15 segundos. Ou quem sabe uma assessorista que te diz: 'Ah, pára sempre... Agora mesmo tem um parado!' rs... Enfim, a vista que se tem lá do topo sem dúvida compensou esse trauminha... Gente, é estonteante! A decoração, primorosa, obedecendo ao que costumamos ver em finas casas de tradição italiana.

Sabendo que iria fazer essa interview no dia seguinte, entrei no site e eis que lá me deparo com uma receita para lá de simples, porém muito bem idealizada, um bolo de limão. Eu já havia feito bolos em que se tem de regar com uma calda assim que saem do forno, como este bolo de de fubá, limão e alecrim. Então já imaginava no que ia dar.

Imaginem só, um bolo amanteigado, mais denso... Assim que saí do forno, uma calda de limão farturosa, encharcando sua estrutura. E eu nem começei.... Você vai comer este pecadinho com nada menos que um curd de limão bastante diferente, à base iogurte. Caso não tenha iogurte, como eu, aposte no creme de leite. Vamos lá?



Bolo de limão com curd de iogurte



Massa

Manteiga integral sem sal (175g - 3/4 da barrinha + 1/2 da última barrinha)
Açúcar refinado (200g - 1 xíc + 1/4)
Raspas de Limão (1 col. sopa)
Ovo (3)
Farinha de trigo (410g - 3 xíc + 1/2)
Fermento em pó (15g - 1 col. chá)

Calda

Açúcar refinado (125 - 3/4 xíc)
Suco de Limão (150ml) - limão puro, sem água, ok?

Curd de limão

Açúcar refinado (250gr - 1 xíc + 1/2)
Suco de Limão (200ml)
Manteiga integral (115gr - 1/2 barrinha + 1 col. sopa)
Ovo (3 un.)
Iogurte integral (400g 2 potes) ou creme de leite sem soro (395g - 1 lata)


 
Modo de fazer


1 - Bater a manteiga com o açúcar até ficar cremosa e branquinha. Adicionar as raspas de limão.

2 -  Adicionar os 3 ovos. Se a massa talhar, não se preocupe. A farinha o corrigirá.

3 - Peneire a farinha junto do fermento. Adicione à massa. Assar em forma (25cm) untada e enfarinhada em forno pré aquecido a 175ºC por 25min.

4 - Deixe a calda pronta. Leve o suco e o açúcar ao microondas e aqueça apenas até o açúcar dissolver. Não é necessário ferver. Apenas chegue numa calda mais consistente.

5 - Para o curd, leve ao fogo, a manteiga, açúcar e o suco de limão. Enquanto isso, bata os 3 ovos. Quando a mistura de manteiga e suco entrar em simmer (bolinhas e a manteiga derreteu), faça a temperagem: verta o líquido quente sobre os ovos batidos devagar (para subir sua temperatura) e sem parar de mexer.

6 - Não vai erraragora, hein? Você deve voltar essa mistura ao fogo baixo, mexendo sem parar. Ela engrossa, fica brilhante e, em hipótese alguma - deixe que isso ferva. Não queremos subir a temperatura para além dos 60ºC, ou nossos ovos cozinharão e você terá omelete boiando em suco.

7 - Assim que cobrir as cóstas de uma colher, desligue o fogo e adicione o creme de leite ou iogurte, mexendo até homogeneizar. Cubra com filme por contato e refrigere em banho maria invertido. Esse curd engrossa, fica brilhante e bem amarelinho.

8 - Seu bolo cresceu? Não deixe dourar!!! Dê um tapinha com a mão e note se ele responde como ua esponja, consistente. Se ainda estiver mole ao centro, você sentirá. Quando estiver pronto, retire do forno e fure-o imediatamente por completo. Despeje a calda sem desperdiçar uma gota. Garanto que não fica doce nem molhado. O bolo absorve tudo.

9 - Aguarde bolo e curd esfriarem. Sirva juntos.





3 comentários:

Gilda e Manuela

Olá! Gostei muito do seu blog! E das receitas e dicas! Cheguei aqui pela referência às formas da nordic ware, que eu tenho, e já voltei várias vezes pelas receitas.
abraços
Gilda

Ivi Artes

Acho um luxo seu blog, sou seguidora dele. Se possivel for eu gostaria de te pedir uma receitinha, apesar de tantas maravilhosas que tem por aqui. Será que vc poderia me enviar a receita daquele pão de mel? Ele está com uma cara mto boa rsrs, merece uma atenção especial. Desde já meu mto obrigada.
Abraços, Ivone.

evelyn

achei esse bolo de limaõ nogento

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP