sexta-feira, 18 de maio de 2012

10 dicas para comer de tudo, não engordar e ser muito feliz

Não, eu não coloquei uma imagem de uma mulher correndo ou fazendo Yoga. A idéia não é fazer propaganda da Nike aqui (ainda que me rendesse alguns vinténs, risos)... Mas sim, as pessoas vão perguntar o que você está fazendo, se está se matando na academia, tomando remédio e você vai rir delas... Duvida? Pois além de manter o peso, você vai ficar com muita disposição e rindo o tempo todo. Milagre? Não! Dieta. Essa palavra horrível, que todo mundo acha, tem a ver com cortar doce, gorduras e carboidratos... Quando, na verdade, quer apenas dizer: faça opções melhores!


1 - Durma com uma moringa e beba 2 copos de água fresquinha logo que acordar pela manhã. Vai limpar todo seu organismo e preparar o intestino para funcionar. Beba de 2 a 3 litros de água por dia. Beber durante as refeições, incha o estômago e confunde a válvula entre ele e o intestino. Para aplacar a falta de vontade de água, aromatize a jarra toda com carambolas, hortelã, laranja, canela em pau, água de laranjeira, água de rosas, etc. Carregue garrafinhas. Se odeia água mesmo assim, coma frutas ricas em água. Fuja de redrigerantes, principalmente Coca Cola! Odeie com toda sua alma Coka diet, uma combinação diabólica de corante, Coka, ácido e adoçante acessulfame K. Chás escuros tomados junto da refeição impedem a absorção do ferro, causam anemia. O cafezinho que você adora tomar depois da feijoada todo dia é ansiolítico. E mais,  pesquisas comprovam que não beber água leva ao espessamento do sangue e, por conseguinte, ao aumento da pressão arterial. Se o cortisol estiver alto, você pode estar sofrendo com a  ‘Síndrome de Cushing’, retendo sódio no organismo. Beba água demais, pelo contrário, e você terá desequilíbrio de eletrólitos. Pode matar e titio já passou mal disso.

2 - Massas recheadas devem preferir ricota e abóbora. Caso venham com queijos, adicione hortaliças como rúcula fresca picada ao molho. Massas sem recheio são excelentes combinando aliche, pimentão, alcaparras, frango desfiado, abobrinha, queijo branco, cogumelos secos ou frescos, vinhos, caldos do cozimento de carnes, etc... Parem de usar molho de tomate com carne moída, simplesmente porque é muito chatoooo! Adicione nozes, legumes ralados, cogumelos, etc. Molho branco é malvado. Creme de leite, mesmo em suas versões light, também. Prefira iogurte e cream cheese.

3 - Evite laticíneos densos, principalmente à noite. Aquele copo de leite americano de 300ml, fuja dele no café da manhã. Quer leite? Tome desnatado sem lactose ou de soja, sem achocolatados! Prefira cottage a ricota. Prefira queijo branco a amarelos. Se estiver com muita vontade daquele gorgonzola, brie ou queijo bola, coma com frutas frescas, coma na salada! Coma num wrap com verduras! Quanto mais curado e exótico o queijo, mais o organismo sofre para digeri-lo. Tonturinha e enjoo, melhor ir fazer um teste de tolerância. Arrotando demais? Intolerância!!! Pontadas no peito? Intolerância!!!!!!!!!!

4 - Feijão, grão de bico, lentilha, brócolis, repolho... Todos eles devem ficar de molho de um dia para o outro. Você sentirá sempre um fedor saindo da água. São as saponinas, presentes nessas classes de alimentos e que te deixam com aquele efeito barriga d’água, com gases o dia todo. Acabe com essas malditas! Vegetais ricos em fibras estimulam o trato gastrointestinal. Em termos leigos, isso quer dizer que você não vai ficar com aquela sensação de barriga cheia ou, pior, hemorróidas e fissuras. Sangrou no papel? Primeiro sinal para mudar a dieta!!!


5 - Troque carnes por pescados ricos em ômega 3. Salmão, atum, e sardinha são a bola da vez. Sardinha em escabeche, atum de pressão e salmão grelhado são meus prediletos. Sobras de peixe podem render salpicão, tortas e talharines deliciosos.

6 - Corte doces! Toda vez que você come alimentos ricos em carboidratos simples, seu pâncreas libera na corrente sanguínea insulina, te deixando com mais fome. É como se ele entendesse que você ainda é um homem das cavernas e que está nevando e que você precisou matar um búfalo. Então ele vai te deixar em estado de alerta, ansioso, ligadão, agressivo, com muita fome. Nada pára no estômago e logo você está pegando no sono compulsivamente. Corte o efeito açúcar com carboidratos complexos e fibras! Elas retardam a absorção da glicose, enganando o pâncreas. O resultado é o aumento da saciedade. Prefira sempre alimentos de baixo índice glicêmico, pois eles retardam a absorção da glicose. Melancia, milho, mel, alimentos sem fibras, farinha branca, fuja deles sempre que possível! Mascavo e orgânicos resolvem o problema do refino, mas não enganam seu pâncreas. Stévia e mel de agave, esses sim! Coma chocolate amargo, até 30g por dia. O cacau presente no chocolate atua na liberação de serotonina - que nos deixa mais felizes e relaxados -, e feniletilamina - que ‘simula’ o estado da paixão. Prefira amargos com nozes e cascas de cítricos a chocolate branco ou ao leite, muito ricos em gordura e açúcar. Use cacau em pó ao fazer doces. Não faça brigadeiro com achocolatado, pelo amor de Deus!

7 - Vamos às frutas! Prefira maçãs, peras, morangos, abacaxi e mamão a uvas, figos, abacate, laranja, banana e melancia. Coma abacaxi depois de carne e também depois de feijoada. Abacaxi auxilia os peptídeos a digerir as proteínas da carne. Tomate entra aqui porque é fruta. Evite comê-lo cru; fora as sementes nada digeríveis, é extremamente ácido. Prefira cozido e reduzido em molhos. Para quem tem estômago ruinzinho, cozinhe a banana no microondas para facilitar a digestão. Uva engorda, viu? E abacate, embora, mais calórico, é rico em gordura não saturada, do mesmo tipo que encontramos no azeite. Use em bolos para substituir manteiga. Aproveitando a deixa, margarina - embora industrializada - é sim, mais saudável que manteiga. Carambola, romã e cranberry podem ser inadequados a quem já tem deficiência renal.

8 - Cuidado com a saúde! Stress, ansiedade depressão têm como primeiro sintoma o intestino desandado, a alteração do apetite, da socialização. Preste sempre atenção ao humor e o estado de espírito. Não precisa se matar na academia! Pratique caminhadas diariamente tomando o cuidado de fazê-las após comidas leves. Observe se você come as palavras ao falar ou se está se habituando a fazer 3 coisas ao mesmo tempo. Fuja disso! O padrão repetitivo leva seu cérebro a um estado de alerta que te conduz a pânico e outros estados alterados tão típicos de quem mora em metrópoles. Observe as unhas, a boca se está secando com facilidade, o sono (se está com insônia), os sonhos (pesadelos indicam digestão pesada ou alterada), a consistência das fezes (verdes e flutuando na água são perfeitas). Fezes escuras e que afundam são ricas em açúcares e gorduras. Preste atenção não só que entra, mas também como sai... Pode soar engraçado, mas faz muito sentido!

9 - Embutidos e industrializados (frios, enlatados, molhos prontos, molhos para saladas, salgadinhos, caldinhos em tablete, petiscos, salgadinhos, tudo que tiver escrito gordura vegetal, corante tartrazina, emulsificante, INTOLERÂNCIA, ALERGIA, ENJOO, FALTA DE AR, SEDE EXCESSIVA, HIPERATIVIDADE, URTICÁRIAS NA PELE, OLHOS INCHADOS, UNHAS E CABELOS ENFRAQUECIDOS OU SEM BRILHO, SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL, ÁCIDO ÚRICO, GASTRITE... Eu continuo ou já está bom?

10 - Aposte em alimentos que estimulem serotonina e endorfinas em seu organismo: chocolate amargo, grão de bico, linhaça, peixes de água doce e profunda, maçã, banana verde, nozes, folhas escuras, vinhos tintos, leite, maracujá, arroz integral, alga desidratada. Pimentas frescas podem fazer mal ao seu estômago, mas a capsaicina presente nelas também estimulará a produção de endorfinas para aliviar a queimação na boca...rs



Saibam fazer suas escolhas!!!

25 comentários:

Anônimo

Sou testemunha de que isso realmente funciona!! Sempre fui magra, até que agora - com quase 40anos, fui ganhandoão peso... O pesadelo?? Sempre concentrado na região abdominal, q horror!! Bastou uma visita à nutricionista e ela me disse praticamente td o q vc postou. No início é um pouco difícil, mas compensa e muito!! Hoje me livrei da "barriga", como o que tenho vontade. E o melhor de tudo é que vc passa a fazer escolhas mais saudáveis SEM sacrifício. O corpo agradece!! Espero que muitas pessoas se sintam motivadas com o seu post.
Primeira vez que comento, mas leio sempre seu blog. Hj não resisti!! Parabéns,
Lala.

CÁSSIA

Acho que tudo depende de nossos escolhas sim. Mas ainda acredito na máxima de que "tudo que é demais faz mal". Se houver equilíbrio estará tudo bem. É certo que a alimentação industrializada, com certeza faz mal. Mas é um exagero o radicalismo contra amanteiga, por exemplo. Margarina é uma modificação do sabão. Isso é mais natural?? Não sou adepta a alimento cru, mas já é comprovado que o cozimento de alimentos ou o simples contato com a agua ou o ar oxida os alimentos e desequilibra nosso organismo com radicais livres.O problema é que cada organismo funciona de uma maneira. Obrigada pelas dicas!!!

Unknown

Nossa, galera! Obrigado! Nem imaginava que o post ia ter tantos acessos...E isso que a Cassia falou da oxidação produzir radicais livres é muito verdade!
Espero que ajude todos! Bjs

Anônimo

Oi Marcel, boa tarde.
Acesso sempre o teu blog e já fiz várias receitas... o bolo de cenoura americano é simplesmente divino, e os canolli são dos deuses..receitas pra lembrar!
Mas esse post acime que me motivou a te escrever hoje.. sempre tive uma alimentação equilibrada, mas a vida mudou, mudei de cidade, estado civil e fui 'errando' nas escolhas alimentares... O doce é meio 'entorpecente' e quanto mais a gente come, mais precisa, é um ciclo sem fim...daí comecei a perceber muitas coisas erradas (pele, cabelo, sensação de ter mil balões de ar no estômago, pesadelos..) e soou o alerta: estou me alimentando errado. Agora volto a uma alimentação mais feliz (costumo chamar assim, pq a gente realmente SE SENTE melhor!). Então, obrigada pelas dicas sempre úteis, e pelas receitas - maravilhosas! Sempre um acerto, não nos deixam na mão... Grande abraço, sucesso! Circe Boleman

Unknown

Oi, Circe! Que supimpa! Eu fico super feliz porque passei pelo mesmo que você, mudei minha dieta e estou inclusive mais feliz. Eu tinha ansiedade de ter que tomar remédio, tinha crises de pânico...não pegava no sono, muito irritado. Tudo porque não estava comendo os alimentos certos. Com quase 105 kilos, eu estava praticamente diabético.Minha vida mudou para sempre. E eu te confirmo, eu como mais hoje do que antes, como mais doces, me divirto, e exagero muito mais do que antes...mas eu sei como combinar os alimentos de modo que fiquem positivos na sua vida. Eu sei o que é uma fibra para meu intestino, o que é uma laranja chupada no lugar de um suco, uma maçã no lugar de um pão branco...Acredite, isso muda sua vida para sempre.

LILYS

Ui adorei a dica! PARABÉNS com letras maiúscula pra ti, rsrsr... Possa ser estranho mais é a primeira vez que vejo um HOMEM postando coisas tão legais como regulamentação alimentar. Tu é medico fofo? rsrsrs.... Obrigado mesmo SUCESSO! Ha deixo aqui o link do meu blog:
http://wwwmuitofofa-amarilys.blogspot.com.br/

Sonia Andrade

Boa noite Marcel!!! Gostaria de saber se for possível, se vc pode me indicar um livro sobre esse assunto de combinação dos alimentos. Achei muito bom o fato de perder peso combinando os alimentos. Grata. Aguardo sua resposta. Sonia Andrade

Anônimo

Oie Marcel! Adorei o seu post! Estou nessa mudança de desde setembro do ano passado e realmente é desafiador! Mas é fundamental se alimentar bem. Mudar hábitos nada saudáveis! Obrigada pelas dicas! Vou seguir a risca! Afinal, "saúde é o que interessa..." Beijos querido! Deus te abençoe!
Sara Barros

Anônimo

So um italiano,poderia dar dicas tao legais, a gente nunca sabe tudo e as vezes pensa de saber, descobri coisas incriveis e ate banais,que eu pensava de saber.( desculpe o jogo de palavras) lendo seu blog, e ja de agora vou seguir todas suas dicas, pra ver se perdo uns quilinhos que me estao encomodando. obrigado.
uma nova leitora.

Anônimo

Marcel ,

Adorei seu post , super verdadeiro e realista , ao mesmo tempo muito bem humorado !!!
Sabe , estou fazendo bem assim como vc postou ja a apenas uma semana , li seu post hoje , mas a uma semana eu comecei uma dieta assim ... tirei os queijos amarelos e troquei por minas e cottage , tirei pão frances e coloquei só integral , e acrescentei uma granola muito boa com pedacinhos de chocolate amargo ...
como ovo cozido as vezes pela manhã tb e coloquei mais proteína , peito de peru , etc ...

almoço , verduras , peixe grelhado , ou carne magra , ou peito de frango , azeite de oliva , muita salada verde , principalmente rúcula e agrião , alface americana , beterraba , cenoura ... etc , uso um molho com alcaparras alho e salsinha + azeite de oliva e pouco sal . frutas de sobremesa ou gelatina , lancho uma castanha do pará e duas de caju + queijo branco e suco , a noite um grelhado e salada só e depois SEMPRE uma sopinha , que eu invento com cabutiá , alho , agrião , couve , ervilhas , etc ... Bom .. p vc tr uma idéia em uma semana eu saí do manequim 40 para o 36 !!!
só com isso , e claro faço minha série de exercícios em casa mesmo sempre que acordo , antes do café da manhã .

na verdade , estou comendo até mais que comia antes , pois agora é de 3 em 3 hs . e tomo água é claro .mas ainda não tomo 3 litros ... pois não gostava de água , então chego a 1 e meio ao dia acredito , mas vou tentar seguir suas dicas de colocar um sabor na água ... um abraço e parabéns !!!!!!!

F.C mulher 35 anos 1.70 58 kg manequim 36

Anônimo

Adorei a Materia... com certeza vou indicar...
Obrigadooo...

Anônimo

Adorei a Materia... com certeza vou indicar...
Obrigadooo...

Anônimo

Nossa essas dicas sao maravilhosas vou praticar habitos saudaveis.. Obrigada...

Anônimo

Perfeito !!.. adooreiiii rsrs : ) ..

Unknown

Parabéns pelo incentivo e ótimas dicas!!!!
Estou na minha primeira semana de dieta...sei que tenho muito á aprender
e mtos hábitos pra mudar.

Unknown
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown

boa falel....

Vivian

Boa tarde pessoal!! Vale a pena conferir essas dicas: http://guiadobemestar.blogspot.com.br/2014/06/16-dicas-para-voce-nao-engordar-no.html Abraços!

Unknown

Muito legal esse artigo! :-)

Anônimo

CITRUS AURANTIUM 400MG

R$ 33,50

O Citrus Aurantium, também conhecido como laranja amarga ou de Sevilha é uma fruta cítrica importante em dietas para perda de peso por sua capacidade de aumentar o metabolismo e suprimir o apetite, e seus benefícios vêm conquistando cada dia mais a indústria da nutrição.

Clique abaixo para conhecer mais sobre este produto:
http://www.anaterrashop.com/fitoterapicos/citrus-aurantium-400mg.html

Anônimo

CASTANHA DO PARÁ 200G
R$ 15,40

Combate radicais livres, melhora o sistema imunológico, estimula glândula tireóide na produção de hormônio e remove do organismo metais pesados como o mercúrio.Previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

Para maiores informações sobre este produto, acesse:
http://www.anaterrashop.com/alimentos/castanha-do-para-200g.html

rui costa

Olá, quando fala no café ser ansiolítico após a feijoada quer dizer que devemos ou não tomar café após a refeição?
Mesmo que fora da refeição devemos tomar café?
Abraço

Anônimo

afffff que e isso? um diz que fezes que afundam sao as melhores outros dizem que sao as que boia? Sei nao viu.

Unknown

Pq melancia não?

https://www.customcollegeessays.com/blog/negative-effects-of-fast-food-eating-essay

The features of the cooking of each of the products also affect its beneficial properties. However, we should look for an alternative to unhealthy and fatty foods in order not to gain the weight.

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP