terça-feira, 22 de maio de 2012

Panna cotta com frutas vermelhas

Resolvi fazer esta panna, pois me arrependi com a versão do estaurante Galetos. Adoro o galetinho deles, mas a panna assada e com ares de cozinha industrial realmente deixou a desejar. Nesse ímpeto, vou ensinar a vocês como fazer uma autêntica panna cotta italiana, fácil de fazer, barata e deliciosa. Restaurantes finos chegam a cobrar R$ 12,00 por esta sobremesa à base nada mais do que creme de leite. E au ainda vou ensinar como vocês podem fazê-la diet e light. Preste atenção, pois a verdadeira panna cotta não leva ovos nem fécula na composição. Eu utilizei 3 folhas de gelatina e servi na própria tigela, pois gosto ela molinha, derretendo na boca. Você, que gosta de desinformar, utilize 4 folhas, mas tenha em mente que ela ficará mais durinha.Vamos para a cozinha?

História

Típica da região do Piemonte na Itália, panna cotta quer dizer ‘creme cozido’. A história não foi generosa com a sobremesa. Os únicos vestígios são o uso de nozes nacomposição.. Antes da invenção da gelatina, usava-se ossos de peixe (blergh!) para endurecer a preparação. Anos mais tarde, a sobremesa evoluiu para o uso de gelatina, frutas frescas, baunilha e tantas outras variações.

Ingredientes

Creme de leite Lata Light (4 unids.) - pode substituir por creme de soja,
Iogurte Desnatado (1 un.) - o iogurte aqui dá uma leveza incrível
Adoçante Finn Sachê (10 a 14 saquinhos) – use Stévia, açúcar, mel
Limão tahiti (3 unids) - o limão serve para quebrar a gordura junto do iogurte
Gelatina em folha (3 unids.) - não tente substituir por gelatina em pó, não fica a mesma coisa
Frutas vermelhas variadas (200g) - eu estou fazendo uma calda de frutas vermelhas
Adoçante Finn Sachê (7 a 9 saquinhos) - experimente 1 col. sopa mel junto do Finn. Diabéticos, não!
Hortelã (opcional) - você pode colocá-lo na calda, usar na decoração fica lindo


Técnica

Começe com a calda! Coloque as frutas e o adoçante (açúcar) para ferver. Acrescente algumas gotinhas de limão à calda e as frutas brilharão como novas. Junto dele, experimente um ramo de hortelã para uma nota mais expotica! Para a panna, despeje o creme de leite e o iogurte na panela. Mexa apenas até homogeneizar. Adicione o adoçante (ou açúcar) e o suco de limão. Agora experimente! Não pode ter gosto de creme de leite, não pode ficar doce demais e nem azedo demais. Corrija até chegar em seu paladar! Certo, ligue o fogo baixinho e observe bem. O líquido vai entrar em simmer, ou seja, vão formar aquelas pequenas bolinhas no canto da panela. Não deixe ferver em hipótese alguma, pois o limão pode talhar o creme de leite! Agora que entrou em simmer, leve o líquido aos lábios, perceba se está aquecido. Este é o momento de adicionar a gelatina. É aqui que a maioria dos chefs aromatiza a panna cotta. Lembra da calda de frutas vermelhas? Em nosso caso, ela irá por sobre a panna cotta, decorando. Mas e se você quisesse fazer a panna de frutas vermelhas, o que você faria? Fácil! Processe a calda e passe por uma peneira. Basta adicionar a gelatina à calda de frutas ainda aquecida e dissolver bem. Então, juntar a calda de frutas ao creme de leite com iogurte. Lembre-se, as folhas de gelatina devem ser hidratadas em água fria e depois espremidas entre os dedos. Você não quer água alguma em sua preparação. Caso você não queira aromatizar a panna, simplesmente adicione a gelatina ao creme de leite e decore com a calda. Despeje a panacotta em forminhas de plástico e envolva com papel filme. No momento de servir, desenforme e jogue a calda. Esse prato em forma de maçã rendeu uma super apresentação. Experimente adcionar amêndoas moídas à panna de creme de leite, fazer uma calda de maça ou tangerina. Que tal usarrmos frutas brasileiras? Graviola, por exemplo! Aí você faz uma calda com chocolate amargo. Enfim, divirta-se!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP