quarta-feira, 2 de maio de 2012

Petit Gâteau de doce de leite




Petit gâteau é outra dessas sobremesas popularizadas pelo EUA mas com nome francês. Aí, o engano é achar que a receita se deve aos europeus, quando, na verdade, ela é de Los Angeles, autoria de um chef que fez uma burrada daquelas, mas que acabou dando muito certo. Para saber mais sobre a história do petit, leia aqui. Pois é, eu sempre achei doce de leite enjoativo na segunda colherada. Então, resolvi fazer este petit utilizando manteiga com sal. Arautos da confeitaria e nutricionistas, gritem o quanto quiserem! Mas foi aí que encontrei um petit verdadeiro de doce de leite, rico e denso; ainda assim, dispensando sorvetes mirabolantes. Gente, a coisa mais fácil do mundo é fazer uma sobremesa melada e jogar um sorvete de creme ao lado. A maioria dos restaurantes faz essa ‘iguaria’ e ainda têm a capacidade de chamar de sobremesa...rs! Eu quis dar para vocês um petit autêntico, para que o saboreassem sem maquiagens, caldinhas, etc... Petit é fácil de fazer, barato e dá para congelar. Vale a pena tê-lo no freezer, pois é exatamente assim que os hotéis e restaurantes o fazem. Assando o petit congelado, a caloria não chega ao seu interior, mantendo a cremosidade de que todos gostamos. Você que gosta de novidades como eu, veja a receita do petit de chocolate Callebout de laranja que aprendi no L’Hôtel. Aguardem, pois a próxima será o doce de leite com flor de sal. Adoro muito tudo isso!



 

Ingredientes (A receita rende 10 bolinhos) (eu fiz dobrada) (usei forminhas de 7cm, altas)


Doce de leite pastoso (400g) - agora você pode encontrar diet e light. Eu usei Aviação.
Manteiga com sal (200g) - manteiga Président ou de qualidade semelhante vai bem
Açúcar refinado (120g) - mascavo e orgânico caem bem também. Pode substituir parte
Farinha de trigo (80g) - peneire 3 vezes. Você quer usar farinha integral? Use 25%, 20g
Ovo integral (4 un.) + Gema (2 un.) - 6 gemas num bowl e 4 claras no outro. Gemas na peneira!
Baunilha em pasta (1 col. Sopa) - esta é legal, porque deixa os pontinhos.




Técnica

Pré aqueça seu forno na temperatura mais alta possível, geralmente 250ºC. Unte as forminhas com muita manteiga e farinha. Bata para retirar o excesso. Eu usei forminhas de 7cm com fundo falso. O petit sai facinho. Leve uma panela média com pouca água ao fogo e, sobre ela, uma tigela de vidro ou metal sem tocar na água. Nessa tigela, coloque o doce de leite junto da manteiga e vá mexendo até homogeneizar. Para separar os ovos, coloque numa tigelinha 6 gemas e, na outra, coloque 4 claras. Passe todas as gemas na peneira. Agora junte as 4 claras e as gemas. Bata os ovos com o açúcar de ligeiro, apenas para quebrar a albumina das claras. Não há necessidade de dissolver a granulação do açúcar. Adicione esses ovos à mistura anterior, assegurando-se de que não está quente. Adicione a farinha e, por fim, a baunilha. Despeje a massa de petit com uma leiteira, fica mais fácil. Deixe de 1 a 1,5cm de espaço na forminha para o petit crescer.





Agora, leve-os ao freezer até endurecerem. Os que você deixar por 24 horas vão ficar ainda melhores. Certo, vamos assar! Coloque os petites bem gelados e duros no forno bombando, na grelha do meio. Se tiver opção de ligar ventoinha em seu forno, o calor vai se distribuir de maneira uniforme, mas o petit vai dourar e crescer super rápido, não tire os olhos do forno! O petit vai dourar e estufar em cima. Para saber se está pronto, mova a forminha. Se a massa se mover líquida abaixo da crosta dourada, deixe mais um pouco. O ideal é que se mova bem pouquinho. Não fique abrindo o forno, pois o petit precisa de muito calor. Se dourar rápido demais, pode abaixar para 200°C até o fim do processo. O forno não deve durar mais que 20 minutos. Retire ainda quente e vire o prato de ponta cabeça. Use luvas! Assim que sair da forminha, o petit assenta e perde altura, pois o líquido quer vazar pelas paredes. A própria pressão e a gravidade, quando você furar a paredinha, o interior ainda líquido vai explodir.



2 comentários:

Rosilene

vou enviar pra minha sobrinha Flávia tentar fazer desse modo, ela já errou por 2 vezes. Obrigada!

Cláudia Coely

Começar o dia com essa delicia é tudo de bom!!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP