quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Os segredos da massa podre

No exterior, ela tem vários nomes: pode ser pâte sablée, sucrée, caramelizée... O método, cremage, sablage e por aí vai. No Brasil, no entanto, ela ainda está muito restrita aos cafés. A dona de casa, adepta das comodidades e 'desinformada' pelo nosso incipente mercado culinário, não é exceção. No maximo, sabe moer uma bolacha para fazer base de quiche e cheesecake. Mas o que a maioria prefere fazer mesmo é a boa e velha massa líquida de liquidificador, que ainda fazem errada, semelhante ao crepe; nem por isso deixa de ser boa.

Massa podre que se preza deve ser feita à mão. Muito embora não haja relação, parece-me que existe todo um desestímulo a se consumir a batedeira e o processador. Precário nesse sentido, o país conta apenas com a Walita, agora aliada à Philips, nenhuma diferença fez ao consumidor. O que resta nas prataleiras, se brasileiro ou importado, ridiculamente caro. Ou seja, pães, tortas e bolos de liquidificador acabam sendo os que mais abundam na enfadonha matinê televisiva. Salvo Ana Maria e Katia Fonseca, não há estímulo algum a que se ensine na TV. Sabe-se a receita, mas não o método e a função do ingrediente. Trabalho desses fica relegado a escolas particulares de culinária; no momento, aparecem aos montes e montes a elas são pagos.

Enfim, só uma pausa para a reflexão. Gente, a massa podre, se é que foi inventada itencionalmente ou por descuido - como se deu à famosa tarte tatin - não foi criada com outra razão senão textura. Experimente comer uma torta de frango com massa de liquidificador e outra com massa podre para notar! A massa de liquidificador, por mais seco que fique o recheio, sempre tende a absorver sua umidade. Não muito diferente, a massa podre pode também umedecer na parte inferior, um grande dilema para a maioria dos chefs. Então, o que fazer para construir a perfeita massa podre? Esses e outros segredos você encontra aqui.


A proporção

Antes de tudo, você precisa saber que toda massa podre respeita uma proporção de ingredientes. Seja a massa podre brasileira, a flaky americana ou a quebradiça portuguesa, todas elas seguem: 3 partes de farinha, 2 partes de gordura e 1 parte de líquido. Ressalto, tudo pesado. Use uma balança, não caia nessa de colheres ou xícaras aqui! Uma variação de 10ml na parte líquida, deixa sua massa pegajosa; uma outra de 20g na farinha, deixa a massa seca. Muita gordura, e ela não ficará crocante, vai derreter na boca; não deixa de ser ótimo. O sal e açúcar saborizam, com a diferença de que o açúcar carameliza a torta mais facilmente.


A consistência certa

Está seguindo uma receita cujos ingredientes são pesados? Respeitou as quantidades? A receita é de fonte confiável? Você pode sempre corrigir a consistência: para adicionar líquido, nunca despeje, ele não se misturará facilmente. Molhe as mãos e incopore a umidade. Para adicionar farinha, faça sangère, salpique no ar em pequenas quantidades ou no granito. Nunca trabalhe a massa demais, não sove massa podre! A consistência certa: aperte entre os dedos e a massa deve rachar. Deve conter flocos de manteiga não totalmente incorporados pois isso ajuda na crocância.


A temperatura

A massa podre, durante toda sua confecção, deve ser mantida gelada pelo máximo tempo possível. Calor aqui prejudica tudo, da mistura ao forno. A gordura deve estar gelada, a água deve estar gelada, a farinha deve estar gelada, a massa deve gelar antes de moldar, gelar moldada para não encolher no forno e até mesmo descansar sob um rack para não criar vapor após sair do forno. Como vê, fora do forno, a regra é evitar o calor sempre que possível.


Sablage x Cremage

A nomenclatura francesa fala desses dois métodos. Na sablage, mais comum, mistura-se a farinha com a manteiga e a liga vem com ovos, leite ou outro ingrediente líquido que contenha gordura (capacidade de emulsão). O método resulta em massas mais densas, próprias para servirem de base ou envoltório a doces e salgados. Já a cremage, pede que se bata a manteiga com o açúcar, no que se adiciona o ovo e, posteriomente, a farinha. Muito comum nas padarias, Pulman e derivados, este último método é muito usado para bolos amanteigados e também é típico por desandar na batedeira. Se a sua talhou, basta adicionar uma colherzinha de farinha. Ah, mas e se a receita pedir que se bata os ovos com açúcar, adicionar farinha e a manteiga líquida e fria? Aí é pão de ló, tio...rs


Qual a forma certa de começar?

Veja o que pede sua receita. Para isso, o processador é ideal. Ele te dá um resultado rápido sem que você se suje ou derreta a massa. Para isso, pulse todos os ingredientes juntos até que se forme uma areia. Jamais mantenha o processador ligado após esta fase! Nao o deixe a massa virar uma pasta e muito menos o deixe funcionando nessa fase. É lindo e homogêneo, mas vai sobrecarregar seu motor e queimá-lo. Além do que, o próprio calor do motor aquece a base do processador e derreter a manteiga da massa. Acreditem, já passei por isso.

Caso você não tenha um processador, utilize a ponta dos dedos para obter efeito semelhante. Não use nunca a palma das mãos para fazer a primeira fase da massa podre! Nossa palma possui temperatura maior que a ponta dos dedos e a manteiga começa a derreter, liquefazendo a textura da massa. Dedos mergulhados em água com gelo e então secos são um coringa, inclusive para fazer trufas de chocolate.


O trigo

Esta é a parte mais substancial da sua massa. A farinha pode tem várias moagens, ser enrriquecida ou não, formar mais ou menos glúten. Semolina, farinha de milho, mandioca e muitas outras; todas elas levam a resultados diferentes. A gordura tende a enganar nossos olhos. Por ser altamente higroscópica, ela confere umidade à massa sem que se precise usar muita água. No entanto, esse excesso de umidade nos faz pensar que devemos adicionar mais farinha. Cuidado aí! Entre o crocante e o intragável, o caminho é tênue.


Os aromatizantes

Adicione raspas de cítricos (zest) ou cacau (1/3 na proporção da farinha). Exprimente nozes, amendoas, pistache ou avelã moídos (1/2 na proporção). Chocolate ralado, coco seco, frutas secas, granola, mel, aveia, quinua, todos servem para enrriquecer a farinha da sua massa e todos eles, se são sólidos e sem umidade (diferente do mel), podem e devem ser misturados e/ou diretamente à farinha. Faço uma ressalva em relação ao zest, porque gosto de esfregá-lo entre os dedos junto do açúcar. Efeito arrebatador!


Sucrée x Salée

A nomenclatura é confusa. Não é porque sua torta tem recheio doce que a massa será sucrée. Tortas do tipo pecan e de abóbora, por exemplo, não levam açúcar algum na massa e levam pitadinha de sal. Uma torta mousse de chocolate amargo talvez fique boa com pâte sucrée...outra de ganache (mais pesada em chocolate), talvez fique melhor com uma pâte sem açúcar. Todo caso, as variações da massa podre se concentram em 2 tipos: as que levam somente uma pitada de sal e as que levam açúcar com uma pitada de sal. Notou? O sal está sempre presente, mesmo se a massa for doce. Porque? Equilibrar o sabor.


A gordura

As receitas que pedem manteiga são, em sua maioria, originárias da França. A manteiga confere sabor à massa, mas a textura não fica perfeita. A gordura vegetal e a banha, por outro lado, são mais típicas do receituário americano. Ambas deixam a massa crocante e impermeabilizada para recheios úmidos. Por outro lado, a gordura deixa um residual horrível quando se engole a massa assada. A solução? Misturar ambas em partes iguais: 1/2 manteiga e 1/2 gordura vegetal ou banha. Os americanos têm uma técnica de ralar a gordura congelada. Porque você não experimenta?


O líquido

A terça parte da massa é composta por líquido. Lembre-se que os ovos são líquidos. Receitas de massa podre que peçam mais de 1 ovo não vão funcionar. A função do ovo na massa podre é dar liga, cor e enrriquecer a massa. Mais de 1 ovo e sua massa vai inflar como se tivesse fermento, ficará mais fofa do que crocante, entende? Por isso mesmo o ovo nunca vai inteiro, o que se usa é a gema. Raras receitas utilizam 1 ovo + 1 gema,  a mistura funciona muito bem.

Há variações nas receitas tanto quanto estrelas no céu: algumas pedem creme de leite, sour cream, óleo, vinagre, vodka, suco de limão... A verdade é que todos eles funcionam mas só o alcool tem a propriedade de deixar a massa mais crocante. Não é para menos que a cachaça é empregada na massa de pastel. A vodka aqui também serve. Então, o que usar? Uma mistura de 2/3 de água e 1/3 de alcool. Ou seja, em 100g de líquido, 70g são de água e 30g de alcool.

A gema deve ser batida na água gelada com o alcool. Esse líquido deve ser incorporado na massa até que ela solte das mãos. Nunca use todo o líquido que uma receita pede de uma única vez! As farinhas variam muito em enrriquecimento, os ovos em tamanho, a própria temperatura ambiente também influencia. Técnica americana: manter um copo plástico com água no freezer cheio até a metade. Quando quiser água gelada, encher o copo e usar.


A mistura

A mistura dos líquidos com a farinha e a gordura deve ser feita à mão. Já disse e vou repetir, mesmo uma Viking ou KitchenAid não foram feitos para sovar massas pesadas. Isso é ilusão vendida ao brasileiro em dólares. Além de que mais peso na massa força o motor e aumenta a temperatura do seu processador; resultado, a gordura começa a desandar e você deve voltar à geladeira.

A massa podre é muito diferente da massa para macarrão. Na massa podre, é possível continuar incorporando farinha mesmo depois da massa soltar das mãos: a gordura permite isso. Na massa de macarrão, não! Quando ela solta das mãos, você deve separá-la da farinha que ficou no fundo da tigela, ela não vai incorporar com facilidade.


O resfriamento

Quando sua massa estiver pronta, deve embalá-la em papel filme ou saco plástico e levar à geladeira por cerca de 20min. É muito importante não colocá-la na geladeira sem a proteção de um plástico. Isso causa uma crosta seca ao redor. Também não se deve usar o freezer nesta etapa. A massa fica dura por fora e mole por dentro.


O rolo de massa
Sua massa acabou de sair da geladeira. Trabalhe-a entre os dedos, transfira o calor para torná-la mais flexível para o rolo. Utilize farinha em pequenas quantidades, apenas para não grudar na superfície de trabalho. Coloque a massa entre 2 folhas de plástico e vá abrindo em direção às bordas com auxílio de um rolo de massa. A Cuisipro tem um excelente que pode ser preenchido com água gelada. Eu uso muito.

Quando os plásticos enrrugarem, solte o de cima e coloque-o novamente alisando com as mãos. Vire a massa do outro lado e repita o processo. Agora continue abrindo até alcançar a espessura desejada. Fazemos isso porque as ranhuras no plástico, além de atrapalharem na abertura da massa, também ficam feias na quiche assada, muito embora o plástico seja um grande aliado nessas horas.


Moldes e medos

Você já teve sua massa quebrada ao tentar colocá-la na forma, não é mesmo? Isso acontece quando ela não refrigerou o bastante, você não foi rápido(a) o suficiente ou forçou-a contra o molde, ou quem sabe sua receita não tem manteiga demais como a base de um gateau basque? Não se preocupe! Seguindo alguns passinhos simples, tudo dará certo:

Com o rolo: salpique farinha no rolo e na massa dos dois lados. Coloque o rolo sobre uma das bordas da massa sem apertá-la e gire-o trazendo a massa sobre ele, enrolando. A farinha que você jogou ajudará a não grudar e essa técnica funciona mesmo se sua massa tiver mais de 1 metro e for enrolada sobre si. Agora levante o rolo com a massa e gire-o no sentido contrário para soltar a massa sobre o molde. Forre a forma gentilmente e, o que sobrar, corte com o próprio rolo. Não tem erro. Se forem forminhas pequenas, espalhe-as com distância de 3 a 4cm entre elas. Coloque a massa sobre todas elas sem forçar. Agora aproxime-as entre si usando a massa, voce vai notar que os buracos vão começar a aparecer, é a massa entrando nas forminhas. Use uma bolinha da mesma massa e dê porradinhas nas forminhas para ajudar, tudo com delizadeza. Quando estiver moldado, passe o rolo e corte todas de uma só vez.

Com o plástico: a vantagem do plástico é que se consegue alcançar espessuras de até 3mm. Cá entre nós, massas mais espessas estão fora de moda. Agora, o mesmo plástico que usou para abrir a massa, use-o agora para conduzir a massa à forma. Vire rapidamente e use o plástico para forrar o molde (o que os franceses chama de fonçage). Esta técnica é excelente quando sua receita tem muita gordura. Nesse sentido, se sua massa grudar nas mãos ou se quebrar, leve tudo de volta à geladeira, retire e volte a moldar. O plástico deve soltar facilmente da massa. Caso isso não ocorra, sua massa não refrigerou o suficiente. Grudou o plástico quando você puxou? Geladeira!

Prefira sempre as formas de aro ou fundo removível. Se sua massa tem gordura na composição, não perca seu tempo untando a forma. É desnecessário! A própria massa solta da forma no forno quando retrai.

Agora gele sua massa na forma no freezer por 30min. Isso ajuda a evitar a retração da massa no forno. Após isso, fure-a com auxílio de um garfo, inclusive a lateral. Pincele com clara e leve ao forno na grelha mais baixa possível. A clara vai ajudar a impermeabilizar a massa para recheios doces. Efeito semelhante se obtém com o açúcar, glucose, Karo, xarope de milho e geléias.


Recheios doces com ovos

Misture gemas peneiradas com farinha de amendoas, açúcar, suco e raspa de limão para uma torta incrível. Adicione um ovo a uma ganache de chocolate bem líquida (chocolate + creme de leite fresco) e leve ao forno sem deixar o centro estufar, coloque pêras e nozes sobre ela. Faça um recheio de semolina com gemas, açúcar e rum no fogo para assá-lo no forno. Leve suco de laranja concentrado ao fogo com raspinhas, açúcar e manisena, deixe engrossar, incorpore gemas, passas e noz pecan picada e leve ao forno para assar. Você terá uma Funeral Pie, típica dos velórios americanos, também muito gostosa. Eu não deixo de fazer um doce porque ele é típico de um ritual. O Pan de los Muertos (mexicano), por exemplo, moldado em ossinhos, é uma delícia. Enfim, seja qual for sua opção de recheio, ela deve ir fria sobre a massa também fria e não há necessidade de pincelar com claras a massa por debaixo do recheio que irá assar junto dela, ok?


Recheios salgados com ovos

Misture 300ml de creme de leite fresco com 3 ovos, gruyère e cebolinhas. Procure o quanto quiser, todas as receitas nesta seção serão à base de creme de leite. Serão o que se conhece como 'quiches'. Farinha de pão torrado aqui é uma aliada para conferir corpo às tortas.


Recheios de frutas com açúcar

Soque frutas com açúcar ou salpique o açúcar sobre elas junto de zest e baunilha em fava. A caramelização cuidará do resto. Principalmente, se você fizer uma renda com a massa sobre as frutas. Aí você terá uma autêntica torta austríaca de nome Lintzer Torte.


O forno

Se você está assando a massa com recheio, observe se as bordas do recheio subiram muito rápido. Caso isso ocorra, abaixe a temperatura. O segredo é nunca deixar a parte central do recheio subir. Isso destrói toda a umidade do doce. A regra vale também para bolos do tipo 'flourless' (sem farinha).

Se você está assando a massa sem recheio, o que os americanos chamam de blind bake, pincele a massa gelada e crua com claras de ovo batidas (não é para fazer espuma). Isso vai ajudar a impermeabilizar a massa para recheios frios com muita umidade, quando ela sair do forno.

Outra técnica que os americanos usam e muito é colocar bolinhas de cerâmica ou feijões sob uma folha de papel alumínio. Isso evita que a massa suba no centro e rache. Como elas são difíceis de se achar no país, sugiro feijões ou colocar uma forma dentro de outra e apertar, sobre a última um peso.

Sua receita dizia para você assar a massa a 180ºC? A maioria delas dirá. Mas não se deixe enganar. Para a massa adquirir crocância suficiente, é importante que você pré aqueça o forno ao máximo, principalmente se for um residencial que vá até 250ºC. Essa técnica ajuda a evitar que a massa encolha porque não dá tempo da gordura derreter antes que a farinha torre. Imagine colocar o forno em 180ºC sem pré aquecer! A temperatura aumenta gradativamente, a manteiga da sua massa vai derretendo, a massa encolhe e fica com 0,5cm de altura. Não dá mais para colocar recheio nenhum. Entendeu?

Enfim, com a temperatura mais alta, quando perceber que sua massa está esbranquiçada, ela já estará fixa, não diminuirá mais de tamanho. Então, você pode agora abaixar para 180ºC para deixá-la dourar. Fique de olho, pois as bordas tendem a queimar antes da base, principalmente se você usou açúcar na composição. Isso facilita a caramelização da massa.

Outra coisa, não confunda uma massa queimada com outra caramelizada! Uma massa caramelizada tem coloração marrom escuro e sabor de amendoas ou roux amarelo, exala odor de nozes intenso. São maravilhosas tanto com ingredientes secos quanto doces.


Um ventinho vai bem

Ao sair do forno, você deve deixar a massa descansar sobre um rack dentro da forma por 5min. Então, retirá-la do aro e da base para deixar esfriar sobre o rack por mais 10min. Esse processo evita que a umidade se acumule na parte de baixo da massa. Não recheie a massa quente pois isso causa umidade na base. Espere a massa esfriar para utilizá-la.


Recheios doces com ovos para massas assadas

Se você pretendia fazer uma torta doce e a massa está fria, adicione agora seu creme patissier frio e as frutas, o chocolate, a mousse, a gelatina, o curd de limão, o chantilly. Isso tudo vai aqui. Não faça sua mousse de chocolate apenas batendo gemas com açúcar, pois há um enorme risco de Salmonella! Prefira fazer uma calda saturada de açúcar com pouca água e, quando chegar aos 114ºC, despeje-a em fio com a batedeira ligada no máximo sobre as gemas; incopore o chocolate derretido misturado a creme de leite e o fouettée (creme de leite batido, ponto antes de criar picos) para incorporar ar em sua mousse.


Recheios salgados sem ovos

Experimente refogar peito de frango ou peru cozido e desfiado com cebola, alho, especiarias e tomates; misturá-los a catupiry. Experimente misturar purê de batata com queijo e cebola picada. Ou quem sabe, refogar vegetais e sobre eles quebrar queijo de cabra. Essas são opções salgadas após a massa assada.


Conservação

Seja uma torta recheada ou não, se a massa tiver ovos, todas elas devem ser mantidas sob refrigeração. Os ovos deterioram tudo num prazo máximo de 4 dias. A massa assada, é mais interessante guardá-la na geladeira dentro de um saco plástico fechado. Se forem tartelettes, guarde num taperware fechado. Não espere crocância em bases assadas e previamente adicionadas de recheios no dia seguinte!

73 comentários:

Blog da Nô

Excelente post! Parabéns!
:o)

Unknown

Obrigado, Noêmia! Eu tentei ser o mais completo possível no assunto. Massa podre é discussão para dias, né? rs

Bjo

Anônimo

Cadê a receita com as quantidades?

Unknown

Aí vai uma receitinha que sempre faço(rende 2 tortas de 25cm, com tampa)


500g de farinha
300 de manteiga
1 gema
Água (1 dedinho no copo)
Pitadinha de sal


Esfarele a manteiga na farinha com os dedos. Misture a gema com a água. Coloque o sal, faça a bola e pronto.


Belezinha?


rs

Vera Freaza

Olá, adoreiiii o post!! Gostaria de uma receitinha de massa podre, mas daquelas que não são crocantes, gosto da quebradiça que derrete na boca e pelo o que você falou é massa podre portuguesa, né? Essa receitinha que você postou é de massa crocante??

Grata,

Vera Freaza

A vida é sempre uma COISA BÁRBARA!

Maravilhoso post, tudo que eu precisaav saber sobre a massa podre. Com essas técnicas eu percebi pq as minhas tortas não davam certo: ou ficavam quebradiças demais, ou secas, ou fofinhas demais.
Irei testar em uma torta de maçãs tipo "Lintzer Torte".
Super obrigada!

Luiz Carlos

quando vc diz alcool, é a vodka?

lucia helena

Adorei o post, vc conseguiu tirar todas as minhas dúvidas, foi uma senhora aula!! Cadê areceita?

Unknown

Oi Lucia! O blog está repleto de receitas de tortas...Dá uma olhadinha!

Unknown

Luiz, vodka fica perfeita!

Anônimo

Claro, objetivo, PERFEITO!
O que mais gostei e que se destacou de outros locais foi a precisão no assunto contando, também, um pouco de sua história. Começo, meio e fim.
Foi ótimo, meus mais sinceros parabéns.

Sonia Zókix

Parabéns pelo post.
Perfeito do começo ao fim.

Sonia Zókix

Parabéns pelo post.
Perfeito do começo ao fim.

Anônimo

Perfeitas as dicas, agora posso fazer uma massa podre com segurança, pois as pequenas dicas fazem a diferença.

Anônimo

Uauuuuuuuu!! Cara além de você ser muito gato, lindo de morrer, tem dicas super legais. Eu tentei fazer uma torta americana de maçã e a base é feita com dois ovos, da primeira vez que fiz ficou crocante, mas bem longe da massa podre. Da outra vez ficou muito fofa, sei lá... Você me aconselha colocar ovos na composição da torta de maçã?

Márcia

Olá Marcel!
Já perdi 2 tortas de maçã com massa podre, por falta de informações ou informações incorretas nas receitas.
Creio que agora depois destas explicações conseguirei minhas tortas de maçã, limão etc.
Tenho dúvidas, caso voce queira responder:
Massa podre, com ou sem fermento?( algumas receitas contém,outras não).
Iogurte na massa, sim ou não?( algumas receitas contém).
Obrigada por partilhar teus conhecimentos.
Ate mais,abraço

Márcia

Olá Marcel!
Já perdi 2 tortas de maçã com massa podre, por falta de informações ou informações incorretas nas receitas.
Creio que agora depois destas explicações conseguirei minhas tortas de maçã, limão etc.
Tenho dúvidas, caso voce queira responder:
Massa podre, com ou sem fermento?( algumas receitas contém,outras não).
Iogurte na massa, sim ou não?( algumas receitas contém).
Obrigada por partilhar teus conhecimentos.
Ate mais,abraço

Robério Marques
Este comentário foi removido pelo autor.
Robério Marques

Bom dia Marcel!. Gostei do Blog, da intenção. Sou de Fortaleza e me formo em Gastronomia ano que vem. Gostei da matéria sobre massa podre - Sablage Vs Cremage. Parabéns. Pegue meu e-mail para posteriores contatos. Abração
roberiomarques@hotmail.com

Anônimo

parabens pelo post...muito bem explicado.

Anônimo

Gostei demais, tirou todas as minhas duvidas!!!

Anônimo

qual a medida desse um dedinho de água???

Unknown

Boa tarde!
Adorei.Você tem alguma receita para indicar?

Unknown

Boa tarde!
Adorei.Você tem alguma receita para indicar?

tripalmezan

Bom dia Marcel..conheci o blog hoje e se tornará referência..fabuloso!!

Unknown

Olá Marcel, estou começando agora na arte da culinaria e curti muito o blog. Qual a dica para deixar a massa mais durinha e impermeável? Abs, Luciene

Anônimo

Comentários pedantes, preconceituosos e faltam com a verdade. O óleo não se mistura com água, todos sabem e isso é uma característica que impede se afirmar que a gordura é higroscópica, sou químico e cheff, sei disso, além de outras bobagens com uma arrogância que sai de baixo, subserviência cultural dá nisso ....

Anônimo

Não sei porque você ficou comparando sempre tudo com o que os americanos fazem ou deixam de fazer. "exprimente" ainda não é verbo da língua portuguesa. Achei o texto muito arrogante e cheio de comparações desnecessárias. Sem falar que não dei a receita no texto e sim nos comentários porque alguém perguntou.

Anônimo

achei o texto muito bom, só quem é formado em gastronomia sabe o pq né?! quem não é acha o texto ruim.

Anônimo

Muito legal suas dicas...Adorei tudo,só tenho uma observação a fazer: Walita agora aliada a Philips? Isso já faz mais de 20 anos.....

Unknown

Posso fazer um empadao com massa podre e gordura vegetal, deixando-o recheado e pronto na geladeira pela manha e assa-lo no fim do dia?

Anônimo

muito legal e muito gostoso

Re

No início do texto, achei seu conceito de dona de casa, um tanto quanto impertinente! Sou dona de casa por opção, sou graduada em Comunicação Social( Publicidade e Propaganda),e não faço parte deste padrão, creio que se refira as donas de casa de antigamente, pois estamos na era digital, e repletos de informações de todos os meios...Afinal o intuito é que você nos informe as receitas, e os procedimentos corretos, e não sua opinião generalizada sobre um grupo ou determinado assunto, pois ai o tema seria outro a ser abordado. Sem falsa modéstia.

simone

Adorei suas explicacoes. Gosto de cozinhar sabendo o porque das coisas ao inves de simplesmente seguir uma receita...parabens.

Marjorie Nasmoon

Boas dicas, porém, meu caro, sugiro que mergulhe para dentro de si e faça um treinamento para diminuir a sua arrogância e o seu preconceito. Donas de casa, hoje, na era digital, são, no mínimo, formadas em faculdades. Mesmo as mais antigas são dignas de respeito e consideração. E pare de citar americanos e franceses. No Brasil já temos excelentes profissionais da cozinha! "Abaixe a bola" e o seu 'site' estará entre os melhores 'sites' de culinária. Abraços, Marjorie.

Vivian

Boa tarde pessoal!! Vale a pena conferir essas dicas: http://guiadobemestar.blogspot.com.br/2014/06/16-dicas-para-voce-nao-engordar-no.html Abraços!

ruann

Oi, quanto a retirar a umidade da farinha levando a ao microondas ou fogo ? Fiz isso botei um minuto e meio no Micro e me assustei em ver o vapor saindo da farinha. Muita umidade q é prejudicial ao ponto da massa.

Unknown

Excelente conteúdo! Parabéns!

lore

Obrigada adorei

Unknown

"A dona de casa, adepta das comodidades e 'desinformada' pelo nosso incipente mercado culinário, não é exceção. No maximo, sabe moer uma bolacha para fazer base de quiche e cheesecake. Mas o que a maioria prefere fazer mesmo é a boa e velha massa líquida de liquidificador, que ainda fazem errada..."

Entrei neste blog por acaso, pequisa realizada no Google... e o que vi foi total desrespeito e pré-julgamento com donas de casa... acho que vc conhece poucas ou talvez se restrinja apenas ao seu círculo... ou talvez não, e este seja mesmo seu pensamento generalizado. Mas as muitas que eu conheço são excelentes cozinheiras e muitas Chefs... Se o nome Julia Child lhe rememora algo, deveria saber melhor...

Sua iniciativa de texto foi tão chocante que nem dei continuidade ao resto... espero que conheça mais donas de casas mas, se não conhecer, tente mudar um pouco seu olhar pobremente pré-estabelecido sobre elas.

Unknown

Para começar, o cara faz um post sobre culinária que mais parece um texto preconceituoso sobre cozinha brasileira e dona de casa. Depois ele diz que a solução para uma boa massa é misturar manteiga e gordura vegetal ou banha, e que nunca se deve usar medidas como colheres e xícaras, pois a massa pode dar errado. Tudo bem, mas cadê a receita?! Uma aula de massa podre sem a tal receita perfeita?!
Aí alguém pede uma boa receita e ele passa uma que só usa.manteiga (o bom não era misturar gorduras?) E que leva um "dedinho" de água no copo, como assim?! É tudo pesado meu bem, não use essas medidas!!!! Kkkkk sem mais...

carlos roberto batista de menezes

A muitos anos uma tia,apareceu com uma receita de um tal de Tareco, pelo sabor, a meu ver pelo sabor, Farinha de trigo, ovos e era uns rolinhos bem duros e depois pelo que mi lembro eram fritos e depois eles eram enrolados no açúcar União em guardados em uma tigela de louça e a a gente ia consumindo no café da manhã e era uma delicia, mas nunca ninguém ouviu falar do tal de tareco???????? e ai será que alguém sabe o certo como fazer?

Maria

Obrigada... Adorei!!!

Unknown

Nooossa,amei,agora entendi pq minhas empadinhas ficavam horríveis... obrigado pelas dicas.

Unknown

Lá na minha terra definiríamos esse blogueiro de plantão como "uó do borogodó", mas aqui podemos simplesmente classificá-lo com babaca! Talvez esteja tentando ser um humorista "blasé".... kkkkk

Unknown

Olá! Hoje minha massa ficou na consistência que eu queria. Mas não rendeu o esperado. Fiz somente com 700 de trigo peneirado, 2 ovos inteiros (pode ter sido o erro), 1/2 margarina e 1/2 gordura e acrescentei água em temperatura natural. Percebi a massa mais rígida e elástica, encolhendo no momento da abertura com o rolo. Me expliquem qual o erro cometido. Acerto quando não acrescento água. A massa fica sequinha, leve e fácil de moldar, pois não encolhe a todo momento. Gostaria de saber se para quantidade maior de trigo devo aumentar a quantidade de ovos como se faz com a gordura.

DAY

Olá. Boa noite. Meu gás acabou bem na hora de colocar pra assar, e são meia noite e não tem nada aberto. Tem problema deixar para o outro dia?

DAY

Olá. Boa noite. Meu gás acabou bem na hora de colocar pra assar, e são meia noite e não tem nada aberto. Tem problema deixar para o outro dia?

Unknown

Maravilhoso ensinamento. Gratidão.

Relicário dos antigos novos loucos

Olá, td bem, ainda ta respondendo os comentários? Tenho quatro dúvidas!

1 - Qual a diferença que dá na massa fazer com gordura vegetal ou com banha? Queria fazer uma massa podre parecida c a que minha mãe fazia, pra empada ela fazia dessas mais sequinhas que derrete na boca. Mas pro empadão (que é o que quero fazer) era uma massa que ficava mais molhadinha dentro, mais consistente (mas sem ser dura) e com uma capinha crocante (a capinha eu já entendi que é a questão do papel filme). Como faço pra conseguir esse resultado? Com gordura vegetal ou banha?

2 - A outra dúvida é quanto a pré-assar a massa. Consigo pré -assar a "tampa" do empadão e o corpo separadamente mas na hora de montar eu vou conseguir colar as duas massas? Pq se não for assim não tem como por o recheio depois de pré assar!

3 - devo esperar a massa esfriar depois de pré -assar pra por recheio e colocar no forno?

4 - Quando volta pro forno depois de pré - assada começo com 250 graus e depois diminuo o forno ou já colocou com 180 graus na hora de assar de fato?

Obs.: sou MT objetiva e n tinha lido a introdução do texto só fui ver dps dos comentários. Acho que foi meio preconceituoso da sua parte em relação às donas de casa (minha mãe mesmo pesquisava muito), mas fora isso o conhecimento passado foi incrível! Achei ótimo vc trazer exemplos de fora, afinal é uma questão de referência e a massa podre não foi inventada no Brasil! Não sei pq o povo reclamou tanto de ter esse conhecimento do original! É a mesma coisa que querer fazer acarajé com farinha de trigo e dizer que é acarajé! Não é. Assim como macarrão italiano com cebola e etc.

Se a determinado prato é típico de um lugar, pra ser feito corretamente tem que ser feito como se faz no lugar!

Quanto mais referência maiores as possibilidades de fazer bem feito.

Ter conhecimento não é ser arrogante, mas as pessoas que não gostam de aprender se sentem inferiores quando alguém tem mais conhecimento que elas ao invés de tentarem aprender junto! É mais fácil se sentir agredido e continuar nas ignorância!

Muito obrigado pelos conhecimentos, foram realmente MT valiosos! Parabéns de vdd texto técnico mais completo da Internet que achei! Ensina a pessoa saber avaliar o que está fazendo e se desenvolver sozinha!

Mas acho que faltou a receita no final Rs.

Agora sobre as donas de casa vc realmente vacilou! Tem q tomar cuidado c essas coisas pq as vezes por saber mais sobre determinado assunto a gente acaba achando que todos os outros sabem menos e acaba julgando uma realidade pelo pouco que a gente observar mas não vive pra saber! Não podemos tirar todo mundo pelo núcleo que a gente conhece. Poderia dizer isso se tivesse lido alguma pesquisa seria a respeito que parece que não foi o caso.

Mas normal, td mundo errado, só edita o texto, n faz mais e segue em frente!

Ansiosa pela resposta das minhas dúvidas!

Relicário dos antigos novos loucos

Corrigindo: ás pessoas que não tem autoestima

Cátia

Bem, lendo essa receita e comparando com sua publicação, não entendi a matemática. Não seriam 450g de farinha (3 partes) para 300g de manteiga (2 partes)?

Unknown

Nunca vi tanta arrogância e estupidez aliadas à falta de educação em um começo de uma materia. Nem vou perder meu tempo lendo o restante dessa, para mim, que é uma merda.

Unknown

Acho que fui injusto ao dizer merda. Não ficou legal. Retiro o que eu disse, afinal não é certo combater arrogância, estupidez e falta de educação com palavras de baixo calão. Só sei que você deveria saber como iniciar uma matéria sem ofender as pessoas pois assim com certeza teria muito mais repercussão, e não dez ou doze comentários positivos, o que é irrisório para uma matéria postada há mais de 10 anos. Quem você pensa que é para se gabar, um Jô Soares, que acha que é escritor, ou um Paulo Coelho que pensa que é mago, para diminuir as pessoas só porque teve sorte na vida ?? Reflita e tenha um pouco de humildade da próxima vez.

Unknown

Tbm pensei q no final iria vir uma puta de uma receita , só que Naum 🤷‍♀️

Unknown

Pq qndo eu asso minha massa fica dura

Unknown

Lendo talvez pareça um pouco rude mas a explicação, com detalhes e conteúdo, não achei melhor, viu.obrigada pelo esclarecimento, abraços

Unknown

Bom dia.
Estou tendo problemas com a camada de ovo que estou passando antes de ir ao forno. Não modifiquei nenhum procedimento porém atualmente está camada está soltando ou descascando facilmente. O que acha que estou fazendo de errado.

Anônimo

Eu adoro ler os reviews. Vejo a mistura de opnioes, e acredito que tenha que existir respeito com relação à isso. RESPEITO.
O cara quis publicar algo, que pelo visto, muitos leram. Nao gostaram? Ok, vai pra proxima. Mas falar que ele é arrogante, isso e aqui...poupem seus dedos. Li, achei interessante e to deixando um "obrigada por dividir sua opniao", e tenham uma vida maravilhosa. Beijos

Michael Wade

I really liked this book. I also like its title. It's one of those "I wish I had thought of that" titles. I can't tell you how many essay rooms I turned down or how many essay rooms I accepted and couldn't pass.history dissertation ideas is most helpfull ideas i have ever read and consultants.

Data Visualization

I recently read about the secrets of the rotten dough and was fascinated by the story. It's amazing how a simple recipe can be used to create such a delicious treat. I love the idea of using the dough to make different kinds of pastries and desserts. I'm sure this recipe will become a classic in my kitchen. Can't wait to try it out!

Anônimo

at home reading activities that I always share with parents to get kids reading at home...and loving it! All you need to implement these reading at home Best dissertation writing services uk

Hişam

https://bayanlarsitesi.com/
Tokat
Kastamonu
Tekirdağ
Gümüşhane
MJTE

Jared

bitlis
urfa
mardin
tokat
çorum
4İBİ

Anônimo

is sent to the correct and current mobile number. This reduces the risk of unauthorized access to your account by someone with access to your old phone dissertation writers in UK

SunshineCaptain50

ankara parça eşya taşıma
takipçi satın al
antalya rent a car
antalya rent a car
ankara parça eşya taşıma
İ3VZ3

Serendipity73

urfa evden eve nakliyat
malatya evden eve nakliyat
burdur evden eve nakliyat
kırıkkale evden eve nakliyat
kars evden eve nakliyat
FZMHR

B8CA4Jamie3C1D0

B0233
fat burner for sale
clenbuterol for sale
Tunceli Evden Eve Nakliyat
Osmaniye Evden Eve Nakliyat
halotestin
order boldenone
order pharmacy steroids
Çerkezköy Çatı Ustası
Van Evden Eve Nakliyat

6E18DLeanna03F2B

BD125
Erzurum Parça Eşya Taşıma
Sinop Parça Eşya Taşıma
Sakarya Parça Eşya Taşıma
Isparta Şehirler Arası Nakliyat
Mersin Şehirler Arası Nakliyat
Rize Parça Eşya Taşıma
Denizli Şehirler Arası Nakliyat
Ordu Şehir İçi Nakliyat
Mamak Fayans Ustası

Josh Butler

Dive into the mysterious world of Secrets of Rotten Dough with the expertise of a ghost writer ebook. Unveiling the hidden layers of intrigue and suspense, this collaboration brings the captivating story to life. Discover the magic of storytelling as the secrets unfold, guided by the skillful hand of a ghostwriter.

Anônimo

that the writer has experienced at a particular period. If you are thinking about where can I find a reference for my paper, you can take guidance from the mentioned examples or contact Online term paper writing service UK

Tyron Brooks

Transforming a batch of rotten dough into a work of art can be a challenge, but with the precision of Schmetz quilting needles 90/14, you can turn any fabric, even unconventional ones, into a masterpiece. Embrace the unexpected and let your creativity soar this season!

Takipci-Satin-al_______

FBBC3
katran sabunu
bitcoin nasıl üretilir
probit
bitcoin haram mı
kraken
ısırgan sabunu
deve sütü sabunu
https://toptansatinal.com/
btcturk

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP