quinta-feira, 30 de julho de 2015

Pudim de Pão Inglês





Olá! Como vai você? Hoje vamos de pudim de pão...mas não um pudim qualquer. Este aqui é especial, tem gosto de Natal, gosto de três reis magos...leva noz moscada, passas, manteiga...receita antiga..Você não vai querer perder essa, né? Vamos aos nossos ingredientes!

Ingredientes

Creme de leite fresco (500ml) - pode substituir por creme de leite de latinha, que funciona, ok?
Leite integral (500ml)
Gema de ovo (8 unidades)
Açúcar refinado (200 gramas) (+ 100 gramas para polvilhar)
Pão de forma branco e sem casca (1 pacote)
Manteiga sem sal (100 gramas)
Noz moscada fresca (1 unidade) - isso aqui faz toda a diferença, nem pense em substituir pela em pó!
Canela em pó (quanto baste)
Passas (50 gramas)

Modo de fazer

A primeira coisa a fazer é deixar as passas de molho em água. Você pode usar alguma bebida se quiser. Rum fica legal, licor de laranja também...licor de anis pode ser interessante.

Certo! Vamos começar aquecendo o creme de leite junto do leite em fogo médio.  Enquanto isso, separe as claras das gemas e guarde suas claras se quiser. Pode congelar.

Bata as gemas com  açúcar até ficar branquinho e não se preocupe com película porque vamos cozinhar as gemas. Você notou que não usamos baunilha até agora? Ela nem vai sobreviver perto da noz moscada, o sabor que deve imperar aqui.

Agora que as gemas estão branquinhas e os líquidos já começaram a ferver, despeje a mistura de leite e creme de leite lentamente nas gemas enquanto bate. Volte a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar até notar que não há mais espuma ou que espessou levemente. Você não sabia, mas está fazendo um creme inglês, base também para sorvetes.

Para acertar no ponto, faça o teste da colher, como indico no vídeo. Se passar dos 60°, as gemas cozinham e vira omelete. Em teoria, não tem problema porque vamos levar ao forno. Ou seja, vai cozinhar por completo. Caso ocorra com você, pode coar para deixar lisinho. Não tem problema!


Ok! Agora vamos montar. Eu fatiei os pães em triângulo, porque acho mais bonito, mas, por favor, faça como bem quiser. Vai ficar ótimo de qualquer jeito. Esta receita é deliciosa.

Vamos começar untando uma forma com manteiga. Pode ser forma de vidro, metal ou cerâmica. Unte generosamente. Agora vamos colocar as passas que estavam de molho e por sobre elas vão as fatias de pão. Mas não ainda...você deve preparar o pão!

Cada uma dessas fatias deve ser pincelada com manteiga, pulverizada com açúcar e, depois, rale noz moscada por cima. Agora sim! Coloque as fatias de pão e por sobre elas, jogue o restante do creme inglês. 

Salpique açúcar e canela e leve ao forno pré aquecido 180°C até dourar. Não! Não precisa cobrir com alumínio nem usar banho da dona maria...Isso aqui é prático, gentee uma delícia! Coma quentinho!

E divirta-se!


 



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP