terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cinnamon cayenne ice cream (Sorvete de canela)




Não o subestimem no lugar dos triviais chocolate ou morango! Delicioso sorvete e este aqui leva ambas as canelas, em pau e em pó. Ainda não o fiz em minha maquininha, mas garanto a vocês, quando o provei, não conseguia parar mais...rs...Acompanha maravilhosamente bem uma tarte tatin ou simplesmente maçãs assadas. Antes, que tal apresentar a vocês estas maravilhosas maquininhas?





Para quem ainda não conhece, a Cuisinart tem este excelente produto e que está à venda no Brasil. Infelizmente, a cor vermelha é das mais difíceis. A branca, vocês encontram em lojas como a Doural, a Spicy ou a casa Santa Helena. Servem tato para sorvetes à base de custards ou merengues, como sorbets, gelatos e frozen yogurt (meu preferido)





Este é um dos modelos novos. A vantagem é que faz o dobro de sorvete em comparaçao com o modelo anterior






Já esta aqui é a top de linha. Chega a custar mais de R$ 2.000 em alguns lugares, mas garanto que vale muito a pena. A diferença neste modelo é que ele já possui uma câmara de resfriamento internamente. Ou seja, embora a capacidade seja a mesma que do primeiro modelo - no máximo 500ml -, ele reproduz as sorveteiras industriais sem que você tenha de levar suas misturas à geladeira.


Chega de papo e vamos encarar este sorvete!


Ingredientes

Leite Integral (225ml)
Canela em pau (1)
Gema de ovo (3)
Açúcar cristal (100g)
Canela em pó fresca (1 col. chá)
Creme de leite fresco (450ml)


1 - Leve o leite ao fogo com o pau de canela. Assim que o leite entrar em simmer, desligue o fogo e aguarde 10 minutos para a infusão de canela. Então retire o pau de canela.

2 - Num bowl, bata as gemas, açúcar e a canela em pó apenas para homogeneizar

3 - Agora tempere as gemas com parte do leite do quente e então despeje tudo. Volte à panela para cozinhar

4 - O custard ficará em fogo baixo de 8 a 10min. Preste atenção às costas da colher. Ele encorpa levemente, mas se permaecer tempo demais, o ovo cozinha. Lembre-se que não há nenhum espessante, como amido de milho para proteger as gemas. Então, olho na temperatura! Caso tenha um termômetro, não deixe passar os 65ºC.

5 - Seu custard está pornto, retire-o da panela ou ele continuará cozinhando. Faça um banho de maria com gelo e coloque papel filme por contato para não criar película.

6 - Lembra do creme de leite? Vamos batê-lo até o ponto de crème fouettée, ou seja, um ponto anterior ao de picos. Vamos lá, divida a mistura em 3 partes. A primeira delas, misture ligeiramente ao custard para que a densidade diminua. Agora será ainda mais fácil incorporar as outras 2 partes. Para cada uma delas proceda da mesma forma: usando uma colher ou espátula de silicone no lugar do fouet, vá de baixo para cima, dos lados para o centro sem exercer força ou rapidez. A idéia é incoporar o máximo de ar possível em seu sorvete. O Cordon Bleu, neste ponto, ao invés de creme de leite, sugere um meregue italiano (feito com uma calda de açúcar a 114ºC e claras, tudo batido em batedeira até que o bwol esfrie). É uma ótima sugestão, mas não para esta receita

7 - Certo, vamos levar o sorvete num recipiente de metal para o freezer. Caso você não tenha uma máquina de sorvete caseira, aguarde até que se formem os cristais por cerca de 3 horas. Retire a mistura e bata com o fouet, repita esse processo várias vezes e, se desejar, utilize um processador ou a batedeira para quebrar os cristais.

8 - Você não tem paciência? Ótimo! Faça uma calda, banhe uma fôrma de metal e leve o custard ao freezer para endurecer como um semifredo. Então, você terá um belo sorvete enformado e de corte, outra pedida muito boa

9 - Agora, para você que tem uma máquina de sorvete como eu, não basta jogar o custard frio no bowl de metal. Antes devemos proceder da mesma maneira que sem a sorveteira, deixar nosso custard no freezer até que crie cristais. Somente então, levamos essa mistura ao bowl e ligamos a máquina de sorvete

10 - Lembre-se, o que a máquina faz é abaixar a temperatura do custard enquanto nele incorpora ar simultaneamete. Esse é o segredo dos melhores sorvetes, sorbets e gelatos, independente se levam ou não estabilizante

11 - Olha aqui uma forma legal de servir aos convidados:







Espero que gostem, pessoas!

1 comentários:

Anônimo

Deixa de ser imbecil e pare de usar esses termos em inglês... Isso não faz vc parecer Cult...

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP