sexta-feira, 6 de julho de 2012

Pudim de tapioca




Se você gosta de tapioca vai adorar este pudim. Calda de coco com leite condensado e pedacinhos de manga. A consistência é completamente diferente de um simples manjar de coco. A tapioca oferece resist|ência quando a mordemos e outra coisa é que ela satisfaz muito mais já que o amido é mais consistente. Definivamente, não é o tipo de doce que você quer repetir 3 vezes.

Mas enfim, você sabe, a tapioca, como qualquer outro amido dessa espécie, vem a nós consumidores em vários formatos. Pode ser granulada, flocada, em farinha, parcialmente hidratada, etc. E este pudim veio assim, como uma petulância minha. Eu queria pudim de tapioca, mas não encontrei nossa amiga flocada.

Então, resolvi experimentar com a farinha de tapioca. Seria o mesmo que fazer um manjar usando amido de milho do tipo maisena, mas eu usei farinha de tapioca de mandioca. Vocês não sabem, o poder de espessamento da tapioca é terrível. Eu que usei o saco todo, fix pudim também para a semana toda. rs

 
Ingredientes

Leite integral (2 caixas - 2 litros)

Açúcar refinado (1 xícara - 160 gramas)
Leite de coco (1 vidro - 300ml)
Farinha de tapioca (1kilo)
Leite condensado (1 lata - 395 gramas)
Coco fresco ralado (1 unidade de casca escura - 120 gramas)

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Unte uma fôrma para pudim com óleo e molhe com água fria. Leve à geladeira até firmar por cerca de 2 horas. Para desenformar, passe levemente sobre a chama do fogão. Misture o coco fresco com o leite condensado e decore com a manga.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP