terça-feira, 24 de julho de 2012

Risoto de abóbora à provence


Risoto de abóbora assada com manteiga de ervas e lavanda. Respire os campos da provence em mais esta minha criação para um risoto leve e descomplicado. A lavanda é opcional, além de calmante, dá uma nota floral incrível a esta composição. Eu peguei esta idéia do Gordon Ramsay, que assa a abóbora e com ela também faz um lindo purê lisinho; ou seja, um risoto de abóbora ABÓBORA mesmo. Aí, eu como chef teimoso que sou, resolvi incrementar essa abóbora assada com sementes de cominho e páprica picante.


Ingredientes

Fundo de ave (2 litros) - aprenda abaixo
Manteiga integral (10 gramas)
Folha de sálvia picada (Quanto Baste)
Folha de alecrim picada (Quanto Baste)
Abóbora moranga com a casca (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Abóbora moranga descascada e picada (1/8 unidade - 100 a 150 gramas)
Páprica picante em pó (1 colher de café)
Sementes de coentro (1 colher de café)
Azeite extra virgem (Quanto Baste)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta em grão (Quanto Baste)
Arroz arbóreo (1 xícara - 180 gramas)
Cebola pêra picada finamente (1 unidade - 200 gramas)
Vinho branco Charddonay (80ml)
Queijo de cabra ralado fino (100 gramas)
Sal refinado (Quanto Baste)
Pimenta preta moída em grão (Quanto Baste)



Para fazer o fundo de ave, utilize tabletes de caldo de galinha ou cozinhe 1 carcaça de ave (cou ou sem a carne) em água fria fogo baixinho junto de legumes, ervas e especiarias de sua preferência. O fundo estará pronto quando pegar a cor e o sabor dos ingredientes. Coe, apertando bem e mantenha aquecido em fogo baixo.

Aqueça a manteiga no micro por 15 segundos Potência Média até o ponto de pasta. Pique a sálvia e o alecrim, adicione-os à manteiga e a refrigere no freezer. Reserve.

Pré aqueça o forno na temperatura mais alta possível. Descasque a abóbora e pique em cubinhos. Tempere com a páprica, as sementes de coentro, o sal e a pimenta, envolva com o azeite. Cubra com papel alumínio e asse em forno 180°C até amolecer ao toque do garfo. Reserve. Com o outro pedaço de abóbora, leve para cozinhar na pressão com bem pouca água. Assim que pegar pressão, conte 15 minutos, desligue e aguarde até acabar a pressão. Tire a polpa da abóbora, bata no liquidificador com água ou processe. Coe o purê para ficar lisinho. Reserve.

Sue a cebola no azeite até dourar. Acrescente o arroz, envolvendo com a gordura. Mexa sem parar. Quando começar a pegar no fundo, afaste do fogo e despeje o vinho. Mexa até umedecer os grãos e voltar a ver o fundo da panela. Volte a panela ao fogo médio e mexa para evaporar o álcool do vinho. Comece a adicionar o fundo de ave em fogo mais alto, mexendo vigorosamente. Adicione o fundo sempre que o risoto secar. Continue esse processo até restar 1/3 do fundo na outra panela. É o momento de adicionar o purê de abóbora para dar cor ao nosso risoto. Agora continue com o fundo até chegar ao ponto desejado. Coloque o queijo de cabra. Adicione a manteiga de ervas e, ao fim, do risoto, os pedacinhos de abóbora assada. Sirva imediatamente.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP