domingo, 31 de janeiro de 2010

Borrachuelos de Málaga



Naturais de Málaga, na Espanha, Borrachuelos são guloseimas fritas em azeite e cuja massa leva, além do próprio azeite, casca de laranjas amargas, vinho, especiarias e gergelim... Submersos numa calda de mel e água, são então escorridos e passados no açúcar de confeiteiro.

Este doce tem um significado muito especial, pois, no passado, servia para superar os desgostos e desentendiments entre as famílias. Por ser feito de vinho (ou outro destilado), o doce entorpecia as pessoas para as triztezas; daí a primeira parte da palavra 'borracho' (de embebedar-se). 'Chuelo', por sua vez, faz referência a algo muito antigo. Por essa razão o doce é dito em Málaga como mais velho que os tataravós de todos os habitantes.


Vai um café preto aí?


Ingredientes

1 kilo de farinha de trigo
1 kilo de mel
1 copo de vinho suave
1 copo de vinho seco
1/2 litro de azeite
10g de matalahúga (aniz em pó)
10g de ajonjolí (gergelim)
150g de acúcar de confeiteiro
Suco de 2 laranjas amargas
A casca inteira de 1 das laranjas
Azeite para fritar




Modo de fazer

1 - Vamos colocar o azeite numa panelinha e fritar a casca de laranja. Deixe a casca no azeite até que amorne. Remova a casa e acrescente o aniz, o gergelim, os dois copos de vinho e o suco de laranja.
2 - Agora que tudo está misturado, adicione a farinha aos poucos e vá mexendo até formar uma massa. Ela não pode ficar dura.
3 - Faça o desenho que quiser. A receita pede que se corte pedaços de 5cm para uni-los e fritar no azeite. Ressalta também que o azeite não pode estar quente demais.
4 - Uma vez fritos, deixe esfriar por 24 horas. No dia seguinte, esquente o mel com ½ litro de água. Para servir, coloque os borrachuelos frios numa bacia e adicione esse mel dissolvido em água ainda quente, deixe escorrer numa grade e passe-os em açúcar de confeiteiro. Ai meu Deus! rs

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP