sábado, 9 de janeiro de 2010

Torta de limão Mikimba

Irmã da minha tia Marizelli, Mac aprendeu esta receita com uma senhorinha lá do sul... O legal aqui é usar fermento em massa podre. O efeito é muito interessante. O fermento deixa a massa mais aerada e então ela recebe a umidade do recheio, ficando ainda mais saborosa. Qualquer semelhança com a torta do Viena não e pouca bobagem! No mais, a base é muito versátil, podendo ser acrescida de sal no caso de tortas salgadas. Vamos hacer, chicos?


Ingredientes: fôrma de 30cm ou uma retangular de 20 x 30cm


Para o creme

Leite condensado (2 a 3 latas) - coloque mais se sua fôrma for mais alta

Limão Tahiti (6 a 9) - extraia o suco e não esqueça de reservar o zest (as raspinhas)

Lembre-se que são 3 limões para cada lata


Para a massa

Farinha de trigo (300g)

Margarina (200 a 220g)

Fermento em pó (1 col. sobremesa)


Para o suspiro. Você também pode fazer merengue italiano

Claras (3 a 4)

Açúcar (6 a 8 col. sopa sobremesa) - lembre-se de usar 2 colheres para cada clara



Modo de fazer

1 - Faça primeiro o recheio: misture o leite condensado com o suco dos limões. Então, leve o creme à geladeira para endurecer

2 - Faça agora a massa: misture a farinha e a margarina e, por último, a margarina. O fermento vai por último. Lembre-se: a margarina dá resultado muito melhor nesta massa do que a manteiga.

3 - Quando a massa estiver bem homogênea, forre uma fôrma e fure-a toda com garfo. Então, coloque papel alumínio de contato e cubra com feijões para evitar que estufe. Leve ao forno entre 200º a 220ºC.

4 - Enquanto isso, vamos fazer o merengue. Com ou sem batedeira, o procedimento é o mesmo: bata primeiro as claras em ponto de pedra com ajuda de uma pitada de sal. Só então adicione o açúcar aos poucos áté que se forme um suspiro.

5 - Maravilha! Sua massa está pronta e quente. Não espere esfriar para colocar o recheio! Coloque o merengue e leve direto ao forno para dourar. Por fim, jogue raspinhas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP