sábado, 9 de janeiro de 2010

Pan de higo (Pão de figo)





Típico da Espanha, o pão de figo nada tem a ver com um pão como o conhecemos. Espécie de salame de chocolate com nozes, nele o sabor do figo seco casa maravilhosamente com o chocolate meio-amargo. A receita original leva licor de aniz, amendoas e avelãs tostadas. Contudo, pode também ter zest de cítricos, pistache e inclusive outras frutas secas como banana passa ou tâmaras. Quem sabe não fique bem com cerejas? Tenho meu próprio licor de aniz em casa, mas também já coloquei do meu limoncello. E você?

Vamos fazer um de chocolate banco com pistache torrado e limão? rs


Pan de higo


Ingredientes

Figos secos (250g) - não é o rami, ok?
Amêndoas(30g)
Avelãs (25g)
Canela em pó (Q.B.)
Cravo da Índia (01u)
Limão (1) - retirar o zest
Laranja (1) - zest
Chocolate ½ amargo (50g)
Licor de anis (5ml)
Açúcar de confeiteiro (50g)
Açúcar de confeiteiro (10g) - este é para finalizar
Papel alumínio


Modo de fazer


1 - Vamos primeiro torrar todoas as nossas nozes. Lembre-se de deixá-las espaçadas na fôrma e não subir mais que 170ºC. Lembre-se, basta você virar as cóstas, que elam torram muito rápido.

2 - A próxima técnica é retirar a pele tostada com uso de uma peneira. Vá passando os dedos entre as nozes ainda quentinhas sobre a assadeira. A casca vai caindo como uma chuva de neve.

3 - Certo, agora, se você tem um processador ou um liquidificador potente como o da Cuisinart ou Viking, vá a partir daqui. Senão, pique os figos e as nozes à mão. Adicione também o zest dos cítricos. Lembre-se que devem ser rusticamente picados!

4 - Ok, agora vamos pegar o chocolate e derretê-lo em banho maria. Lembre-se de retirar quando ainda houver um bom pedaço e continuar derretendo com o calor da própria tigela. Recomendo vidro, mas preste atenção porque a temperatura sobe rápido demais e pode queimar o chocolate.

5 - Seu chocolate derreteu? ótimo! Vamos colocar as especiarias e então o licor de aniz para mexer vigorosamente até que se forme uma ganache bem resistente. É o momento de adicionar os 50g de açúcar de confeiteiro, incoporá-lo bem no chocolate.

6 - O próximo passo é adicionar os figos e as nozes. Então, use as mãos e vá sovando a mistura da mesma forma como você procederia com uma massa de macarrão fresca.

7 - Por fim, gire o pão de figo até que se forme um cilindro. Deposite-o sobre uma folha de papel alumínio e salpique os 10g restantes de açúcar para envolvê-lo antes de embrulhar. Feche o papel apertado e refrigere.

Se o seu pão de figo ficar resistente ao corte, deixe-o um pouco fora da geladeira antes de servir. Acredite, se não derrete aos dedos, escorre da boca...rs. Acompanha muito bem um Banyuls.



 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP