quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bem casado feito com emulsificante





Lá estava eu à procura de uma fácil receita de bem casado quando me deparei com esta, que peguei emprestada do blog 'Toca dos Gatos'. Bem casado de milho verde é a original, mas confesso que cedi aos prazeres do doce de leite de pressão. Quem é que não gosta desse troço, hein? HEIN?

Pois então! Eu queria uma receita de bolinho macio no lugar de um biscoito chato. Esta, além dessa característica, também é feita com uso do bom e velho amigo emulsificante. Aconselho, terminantemente a utilizarem. As massas ficam lindas, crescem de modo surreal, douram por igual, ficam fofas e aeradas, além do bom rendimento e validade.



 

INGREDIENTES DA MASSA

1 e 1/2 xícara de açúcar refinado
2 xíc. de farinha de trigo
8 ovos inteiros - lembre-se de passar as gemas pela peneira, ok? E não forçe com a colher!
1 col. café de fermento em pó
1 col. sobremesa de emulsificante
2 col. sopa de amido de milho
1 col chá de essência de baunilha


INGREDIENTES DA CALDA

2 xíc. de açúcar refinado
1/2 xíc. de leite fervido
1 col. sopa de essência de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar.


INGREDIENTES DO RECHEIO

2 latas de leite condensado





 
MODO DE FAZER

Antes de tudo, vamos colocar as duas latas de leite condensado na pressão. Se houver rótulos de papel, retire! Não se preocupe se a ipressão for diretamente no alumínio. Coloque água até ultrapassar as latas em 1 dedo. Ligue o fogo baixo e aguarde 30min. Lembre-se, quanto mais cozinhar o leite condensado, mais escuro e consistente ele ficará; então, você poderá rechear os bem casados generosamente sem que o doce de leite escorra para fora, ok?


 
1 - Jogue os ingredientes da massa na batedeira e ligue por 15 minutos. Mas é só isso, tio? É!

2 - Seu forno está pré aquecido. Unte e forre duas fôrmas (30 x 40 - eu usei a minha maior e outra um pouco menor) com papel manteiga (eu usei papel de arroz...funciona que é uma beleza!)

3 - Leve para assar a 180ºC e retire assim que ficarem fofinhas ao toque. Não deixe dourarem demais, ok? O idéia do bem casado é ser branquinho. Enquanto isso, prepare a calda, misturando os ingredientes.


4 - Agora utilize um cortador com 5cm de diâmetro para cortar os bem casados da massa. Passe-os na calda e disponha-os onde bem quiser. Passou todos na calda? Sapique o açúcar de confeiteiro generosamente e deixe-os secar por cerca de 30min.

5 - Ótimo! Se o seu leite condensado já foi cozido na pressão, você já pode rechear os docinhos.

6 - A última etapa é a embalagem. Na Chocolândia você encontra papéis de bem casado em jogo de 40 unidades. Estão na moda as cores cítricas, bolinhas, vintage e metalizados. A Camicado e a Matsumoto na  25 de Março (R. Barão de Duprat) me parece que têm preços melhores. Abuse de laços, flores de tecido ou palha, como no caso da minha amiga da Toca.

E saia vendendo como eu!



Rendimento: cerca de 30 unidades

8 comentários:

Sandra Peres

Eu ainda não tive coragem de bater nenhum bolo com emulsificante, sempre acho que tem um emulsificante especifico, que o de sorvete não vai dar certo.
Acho que vou começar pelo bem casado, adorei as fotos, são uma tentação!!!

Akemi

Oi, Marcel! Vi que vc dobrou a receita do original da Toca dos Gatos mas a quantidade do emulsificante permaneceu 1 colher de sobremesa, é isso mesmo?
Agradeço se retornar!
Adorei seu blog e tem sido muito útil para mim, pois recentemente comecei a vender guloseimas por encomenda como vc. Parabéns! Abraços!

Marcel Dias Pitelli

Oi, Akemi!

Obrigado por sua visita! Eu não costumo dobrar o emulsificante, pois ele é como fermento. Se colocamos a mais, não dá certo.

Sua função é agregar ar aos ovos, nada mais. Tanto que a maioria das receitas pede 1 col. de sobremesa, igual ao fermento.

Todo caso, faça o teste! Nunca dobrei emulsificante, mas já coloquei 1 col. de café a + e os resultados não mudaram em nada.

Em alguns casos, os bolos podem solar.


Bjos

rosilene

olá MARCEL,VC PODERIA ME DIZER COM QUANTO TEMPO DE ANTECEDENCIA POSSO FAZER OS BEM CASADOS ?

hyvana

Muito obrigada, realmente ficou DIVINO, Jesus te ilunime sempre.

hyvana

Muito obrigada, realmente ficou DIVINO, Jesus te ilunime sempre.

Patricia Mara

fica perfeito...virou meu queridinho!
Obgda por cpt

João Henrique

Bom dia ! Sabe me informar a validade ??

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP