quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pão de mandioquinha







 
Esta receita é da minha avó, Dona Hermínia. Para quem gosta de pães fofinhos e leves, com sabor neutro, este aqui tem ótima validade e combina com tudo. O rendimento é excelente, eu fiz 3 fôrmas grandes e uma pequena de papel. Por isso, se desejar, faça apenas a metade da receita. Eu garanto, se você vive em família, tem filhos, esses pães somem em menos de 1 semana. Mas caso você não queira consumí-los prontamente,também congelam muito bem. Vamos fazer?



Olha que fofinho!


INGREDIENTES

Mandioquinha (10 a 12u.) - vamos usar as pequenas e médias
Leite (2 copos) - o integral e o desnatado darão resultados diferentes
Óleo de canola (1/2 copo)
Açúcar refinado (1 col. sopa cheia)
Sal (1 col. sopa cheia)
Farinha de trigo (1,2 Kg) - Renata para pães e Sol para bolos, ok?
Fermento seco FLESHMANN'S (15g) - para o biológico, seriam 2 tabletinhos



MODO DE FAZER


1 - Coloque água para ferver e, enquanto isso, descasque as mandioquinhas. Cozinhe com a panela semi tampada até que fique bem macia. Lembre-se, não queremos ponto 'fork tender' aqui; queremos que ela fique mole para melhor incorporar na massa, muito embora ela também retenha mais água. Vamos corrigir isso com a farinha lá na frente, ok?

2 - Utilize uma bacia de bom tamanho! Agora passe as mandioquinhas por um espremedor de batatas. Aguarde até que amorne.

3 - O próximo passo é entrarmos com o leite e batermos. Um fouet ajuda muito. Lembre-se de deixar um dedinho do leite para dissolver seu fermento fresco. Se for o seco da Fleshmann's, misture-o à farinha, ok?

4 - Estramos agora com o óleo. Com os ovos, lembre-se de bater ligeiramente. Coloque o sal e o açúcar.

5 - Se você estiver usando Fleshmann's, o fermento entra agora com a farinha, na primeira porção.

6 - Você vai chegar num resultado mole e pegajoso. Não se assuste!

7 - Limpe sua bancada e sobre ela despeje essa massa.

8 - Utilize a técnica de 'rasgar a massa'. Faça uma garra com os dedos e rasgue-a sem receio. Quanto mais você trabalhar o gluten, melhor será o resultado.

9 - Não se iluda! Essa massa não deve ser adicionada de farinha até soltar das mãos. Como se trata de amido cozido em água, a mandioquinha reteve muita umidade. Se você exagerar na farinha, seu pão não ficará fofo.

10 - Você deve continuar adicionando farinha até perceber que ela mudou a consistência, pesou aos dedos e quase quer desgrudar, mas não desgruda. Ela continua mole e grudando nas mãos.

11 - Lembra daquela bacia onde você começou a fazer a massa? Se ela estiver limpa, unte-a com óleo. Coloque aí a massa para descansar e filme tudo sem deixar entrar ar.

12 - Agora vem outro segredinho. Vamos simular uma fermentadora em casa. Yesss!!! Ligue seu forno em 50ºC e coloque um pano de prato segurando a porta. Não se preocupe, 50ºC não é suficiente para derreter o filme ou sua bacia. Eu usei uma de plástico, acredite!

13 - Certifique-se de que há bastante espaço no forno, pois o filme vai inchar e criar uma abóboda sobre a bacia. Seu pão vai crescer em torno de 10 a 15min. Assim que chegar a esse resultado, retire-o do forno e dê um murro no condenado! rs

14 - Agora é a hora das fôrmas. Vamos untar nossas fôrmas com óleo, sem exagerar, hein? Óleo demais e o pão frita.

15 - Vamos pôr os pães e voltá-los ao forno sem filme, novamente a 50ºC. Lá se vão eles a crescer novamente. Assim que chegar a esse resultado, retire seu pão e passe sobre ele o 'eggwash' (1 ovo + água).
A textura não é suficiente para se fazer desenhos. A massa fica extremamente leve e aerada, quase cremosa.

16 - Volte agora seus pães ao forno a 180ºC e só os retire quando estiverem bem douradinhos

17 - Assim que saírem do forno, os pães devem descansar sobre grelhas ou correm o risco de criar umidade sob a fôrma. Após 20 minutos, retire-os das fôrmas e deixe terminarem de esfriar sobre a grelha.



CONSERVAÇÃO: Utilize anti mofo ou sorbato de potássio para estender a validade. Todo caso, não se esqueça de fechar seu pão num saco plástico e guardá-lo no escuro, longe de umidade. Jamais o feche no saco quando ainda estiver quente ou morno!


CONGELAMENTO: primeiro você congela o pão e depois o coloca num saco que volta ao freezer. Deve durar uns 2 meses.

E essa é a autora do pão, minha avó




ESPERO QUE GOSTEM!


 


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP