sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Brigadeiro de capim santo no copinho


Gente,

Esse brigadeiro é uma delícia! Sempre faço e sai muito. Espero que gostem, pois além de muito gostoso é também calmante.


INGREDIENTES


1 caixinha de leite condensado
200g de chocolate branco
1 col. sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de leite
10 folhas de capim santo fresco
Creme de leite UHT
Açúcar cristal fininho
Corante verde folha ARCOLOR


MODO DE FAZER


1 - Higienize as folhinhas, seque-as e pique com uso de uma tesoura direto sobre o liquidificador. Jogue o leite e pulverize. Use um coador de malha não muito fechada. Lembre-se de deixar passar um pouco das fibras, mas apenas o suficiente para seu brigadeiro artesanal. Fibras demais alterariam a textura.

2 - Certo! Agora leve esse leite para ferver e reduzir até 1/3 de sua capacidade. Quanto mais conseguirmos retirar a água dos ingredientes melhor será a validade do nosso brigadeiro. Reserve.

3 - Pique o chocolate branco o menor possível e reserve longe de umidade.

4 - Leve o leite condensado com a manteiga para ferver em fogo baixo e cozinhe até poder ver o fundo da panela. O ponto é o de ondinhas e se você erguer com a colher o creme cai com certa dificuldade, em pelotas.

5 - Desligue o fogo e coloque sua panela sobre o granito! Acrescente o chocolate branco e deixe-o derreter com o calor residual da própria panela. Mexa até harmonizar tudo.

6 - Acrescente a redução de capim santo

7 - A última etapa é o creme de leite UHT. Lembre-se de dar preferência aos de caixinha no lugar do creme de leite em lata que possui soro. A quantidade é à gosto, se você prefere mais consistente, de colher, ou se mais molinho para comer direto do copinho. Geralmente, eu coloco entre 1 e 2 caixinhas.

8 - Finalize com açúcar cristal fino tingido com o corante verde folha e decore com o capim santo.

O rendimento é de cerca de 20 copinhos (4,5cm de altura). Há 3 tamanho no mercado: o minicup, o médio (nosso caso e que se encontra em várias cores) e o maior (com menos opções de cores nos fornecedores)





1 comentários:

Anônimo

Adorei a receita...

Esse brigadeiro dura quantos dias fora da geladeira?

Att,

Carol

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP