sábado, 13 de fevereiro de 2010

Bolo de framboesa e doce de leite com marshmellow


  




Gente,

Este é um pão de ló de emulsificante maravilhoso. Cresce muito e fica muito fofinho. São 2 recheios, um de framboesa e outro de doce de leite. Reguei com calda de especiarias e decorei com marshmellow matizado e uma caldinha de gelatina. Espero que gostem!



PÃO DE LÓ COM  EMULSIFICANTE

6 ovos
3 xíc. de farinha de trigo
2 e 1/2 xíc. de açúcar
1 col. (sopa) de fermento em pó
1 col (sopa) de emulsificante
1 xíc. de água



RECHEIOS

2 caixinhas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite UHT
10 colheres de leite em pó (Ninho)
5 colheres bem cheias de maisena

PARA O DE FRAMBOESA

200g de framboesas frescas ou congeladas

PARA O DE DOCE DE LEITE

300g de doce de leite



CALDA PARA REGAR O BOLO

200g de açúcar refinado
400ml de água
1 maçã vermelha
3 anis
2 canelas em pau
5 cravos
casca de 1/2 laranja
1 chorinho de água de laranjeira



MERENGUE ITALIANO (MARSHMELLOW)

170g de claras de ovo - 5 claras de ovos grandes e 6 dos pequenos
340g açúcar
120ml de água
50g de glucose 



CALDA VERMELHA PARA DECORAÇÃO
1 xíc. de água
1 col. sopa de maisena
1 pacote de gelatina sabor morango




MODO DE PREPARO

1 - Peneire as gemas sem forçar a colher. Acrescente as claras e os demais ingredientes. Ligue a batedeira e deixe bater por cerca de 15 a 20 minutos até que a mistura triplique de volume e fique bem branquilo.

2 - Enquanto isso, deixe seu forno pré-aquecido a 180º C e unte e forre uma forma de fundo removível (com 25cm de diâmetro) com papel manteiga. Despeje a massa e leve para assar até que doure por igual e a massa volte ao dar um tapinha.

3 - Para fazer o recheio leve todos os ingredientes a uma panela, menos a framboesa e o doce de leite. Misture bem com um fouet e cozinhe até que o amido solidifique a mistura. Coloque papel filme por contato e leve para refrigeração. Após cerca de meia-hora, seu creme estará bastante consistente para que você lhe acresça algum aromatizante, no caso, doce de leite e framboesa.

4 - Aromatize metade do creme com os 300g de doce de leite. Com a outra metade do creme base, proceda da seguinte forma: processe metade das framboesas no liquidificador até resultar em uma pasta. Misture essa pasta ao creme e finalize com a outra metade de framboesas inteiras. O creme de doce de leite deve ficar marrom clarinho. Já o creme de framboesa deve ficar em um tom rosa pálido.

5 - Para fazer a calda, leve o açúcar ao fogo para caramelizar. Logo depois, acrescente água e continue com o fogo ligado até que todo o açúcar se disperse na água, formando uma calda de cor âmbar. Nesse exato momento, acrescente a maçã cortada em 4 com a casca e sem as sementes, as demais especiarias e a casca de laranja sem a parte branca. Deixe que ferva em fogo abaixo até adquirir nota de chai. Você terá uma calda rala, porém extremamente aromática. Assim que desligar o fogo, acrescente a água de laranjeira com parcimônia.

6 - Já podemos montar nosso bolo. O primeiro passo é aguardar até que o pão de ló esfrie para que você possa cortá-lo. Nosso bolo tem altura suficiente para ser cortado em três partes. Você já tem os três recheios prontos e a calda. Proceda da seguinte forma: na mesma fôrma onde voc^assou o bolo, regue o pão de ló com a calda e coloque o recheio de sua preferência. Coloque mais uma camada de páo de ló regada, o outro recheio, finalize com a última camada de pão de ló regada e coloque um disco de papel. Envolva tudo com papel filme e leve para gelar.

7 - Para fazer o marshmellow, pese os ingredientes e coloque as claras na batedeira. Enquanto isso, leve o açúcar, a água e a glucose ao fogo baixo sem mexer até que a calda atinja 114º. Antes mesmo disso, quando a calda estiver em torno de 112˚C, ligue a batedeira no máximo até a clara ganhar volume. Então, você pega a calda a 114˚C e despeja em fio com a batedeira ligada no máximo. Ao fim da calda, aguarde 20 minutos ou mais, até que o bowl da batedeira esfrie. 

8 - Para fazer o efeito matizado, utilize um palitinho de dente para formar uma linha dentro do saco de confeiteiro. Assim, o marshmellow sai todo matizado.

9 - Para a calda, leve a água e a maisena ao fogo até engrossar. Desligue o fogo e acrescente a gelatina. Agora é só se divertir inventando sua decoração.




Depois vem me contar, hein?





 

2 comentários:

caroliny

olá!!parabéns!!que linda feste de casamento,delicioso!!
caroliny!!

Cláudia Coely

"Nossa deve ser delicioso...dá água na boca só de ler a receita!

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP