quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lemon Mousse Pie (Receita eleita pela Oprah)

Mais uma tradução...a foto, logo mais!

A torta de limão de Dorothy Lacefield’s foi premiada como a melhor na Feira Estadual do Texas, além de receber o título de ‘melhor das melhores’ no programa da Oprah Winfrey.


Para que gosta de doces azedinhos, o curd é uma excelente pedida. O limão se concentra e equilibra perfeitamente com o chocolate branco. As amêndoas e todo o resto só vêem enaltecer essa receita já muito bem sucedida.

A original, vocês encontram aqui



INGREDIENTES



MASSA

Amendoas (3/4 de xíc.) – vamos ferver para retirar a casca, tostar e moer
Manteiga (6 col. sopa) – derreta no microondas e não deixe ferver
Rosquinhas de leite (1 xíc. e ¼) – vamos moer no liquidificador
Raspinhas de limão (1 col. chá)



CURD DE LIMÃO

Açúcar (1 xíc.)
Gemas de ovo (4) – bata ligeiramente sem incorporar ar
Raspinhas de limão (1 col. sopa)
Suco de limão tahiti (1 xíc.)
Manteiga (1/2 xic.) – picada em cubinhos
Chocolate branco (250g) – picado
Creme de leite fresco (2 xíc.) – bater em ponto fouetteé (antes do chantilly)
Cream cheese (250g)


COBERTURA DE LIMÃO

Açúcar (1/2 xíc.)
Ovo (1)
Gema (1)
Manteiga (3 col. sopa) – picada em cubos
Suco de limão (2 col. sopa)
Raspinha de limão (1/2 col. chá)


 
MODO DE FAZER


1 – Pré aqueça o forno em 180ºC. Unte com manteiga uma fôrma de torta com fundo flaso na medida de 25cm.

2 – Num bowl, combine as amêndoas e as rosquinhas moídas, a manteiga e as raspinhas de limão, amassando com as mãos. Leve ao forno por 9 a 10min e depois deixe esfriar completamente. Não coloque o recheio com a base quente. Ele tem chantilly e chocolate, vai desandar. Já aviso!

3 – Vamos fazer o curd de limão. Esse aqui é um pouquinho diferente. Primeiro, vamos levar o açúcar, as raspinhas e o suco de limão numa panela pequena ao fogo médio. Remova do calor. Misture ligeiramente as gemas e incorpore-as nesta mistura aquecida. Vá com cuidado! Faça temperagem! Jogue um pouquinho nas gemas para aumentar sua temperatura e então jogue tudo de volta na panela. Cozinhe em fogo médio mexendo constantemente e com UMA COLHER DE SILICONE por 10 a 12 min. Seu curd vai ganhar consistência. Retire do fogo.

4 – Vamos adicionar a manteiga em 6 partes, mexendo constantemente e deixando que derreta aos poucos no próprio calor do curd. Isso dará brilho e ainda mais cremosidade.

5 – Agora passe seu curd amanteigado por uma peneira e rapidamente coloque-o num recipiente fechado com papel filme. FILME POR CONTATO, OK? Leve à geladeira por 3 horas.

6 – Após esse período, derreta o chocolate branco picado no microondas, potência média e num BOWL DE VIDRO. Faça em 3 etapas, retire e mexa, volte ao micro, retire e mexa. 5 segundos que você se vira, o chocolate queima ou passa do ponto. Cuidado!

7 – Na batedeira, vamos bater o cream cheese até que fique clarinho e fofo. Ainda coma batedeira ligada, vamos adicionar o chocolate quente em fio. Lembre-se de parar e passar a espátula dos lados. Mesmo uma kitchen aid não pega tudo. Agora adicione o curd gelado de limão. Retire essa mistura da betedeira e reserve.

8 – O próximo passo é adicionarmos o fouetteé (ponto antes do chantilly duro)e incorporarmos com um fouet, à mão.

9 – Vamos despejar esta mistura sobre a massa já fria e levar á geladeira por 3 horas.

10 – Para a cobertura de limão, vamos combinar açúcar, manteiga e suco de limão numa panelinha em banho maria. À parte, bata o ovo, a gema e as raspas de limão até estarem bem misturados. Então, adicione a mistura quente nos ovos vagarosamente e volte a misturar. Leve-a de volta ao banho maria mexendo constantemente por 10min. NÃO DEIXE FERVER. Assim que ganhar consistência, retire do fogo e bata bem para suavizar. Ponha papel filme por contato e deixe esfriar em temperatura ambiente.

11 – Retire sua torta da geladeira. Coloque sobre ela a cobertura de limão. Volte à geladeira por mais 1 hora.



Sirva com chantilly, limão e framboesas


Rendimento: 8 porções



.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP