segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bolo de abóbora com caramelo




Maravilhosa receita de Joanna Farrow, para aqueles que veneram um bolo recém saído do forno e que persiste úmido por dias. Mais uma coisa, eu dobrei a receita. Você vai precisar de uma fôrma de 30cm e o papel manteiga é opcional. Vai por mim, não durou 1 dia em casa.

Ingredientes

Abóbora Cabocha (500g) - a receita sugere ralada, eu cozinhei.
Manteiga sem sal (350g) - em temperatura ambiente.
Açúcar mascavo (350g)
Farinha de trigo (350g)
Amendoas (150g) - Vamos moer. Não se esqueça de deixar uns chunks, pedaços maiores.
Ovos (6) - temperatura ambiente.
Fermento em pó (2 col. chá)
Coentro (2 col. chá) - eu quebrei sementes no pilão.

Modo de fazer

1 - A receita diz para ralar, eu cozinhei. Pré-aqueça seu forno a 160ºC.

2 - Enquanto isso, vamos untar a fôrma com manteiga ou óleo. Não precisa enfarinhar. Fica a seu cargo se quer colocar papel manteiga. Bolos como este que levam uma boa dose de manteiga na composição se desprendem facilmente da forma ao esfriarem.

3 - Certo. Se sua manteiga ainda estiver um tanto fria, coloque-a na batedeira com o batedor em fita. Caso contrário, vamos batê-la com o açúcar mascavo até que ganhe volume. Velocidade mais alta na batedeira.

4 - O próximo passo é adicionar a abóbora que você já cozinhou. A esta altura, a água da abóbora e a manteiga que você adicionou antes entram em suspensão. A massa parece talhada, e você acha que estragou a receita. NÃO SE DEIXE LEVAR POR PRIMEIRAS IMPRESSÕES!

5 - Vamos colocar os ovos, um a um. As amendoas e depois o coentro

8 - A farinha e o fermento, você pode peneirá-los juntos e mexer com sua espátula. Ou, adicione na batedeira e use a velocidade mais baixa se não quiser parecer uma gueixa...rs!

9 - Enquanto seu bolo assa, vamos fazer o caramelo que vai sobre ele.

Ah, você acha que vai ficar enjoativo? Não se esqueça que fez o bolo com mascavo, ele é menos doce que um refinado, ok?

Caramelo

Ingredientes

Açúcar refinado (200g)
Água (um chorinho) - coloque o suficiente apenas para transformar o açúcar numa areia molhada. Se você pôr muito, vai demorar mais para caramelizar.
Creme de leite (1 caixa do UHT) - o fresco pode ir à fervura, caso vc queira acertar o nappé (consistência)

Modo de fazer

1 - Use uma panela pequena e mais alta. Coloque o açúcar e a água, mexa e dissolva bem qualquer grumo

2 - Fogo médio e não volte a mexer mais. NUNCA MAIS! rs. Agora vc ergue a panela e gira quando necessário. Não se acanhe, o primeiro caramelo dificilmente dá certo.

3 - Ao seu lado, um copo com água e um pincel de silicone ou conta gotas. Vc vai jogando gotinhas de água conforme percebe a fervura esbanquiçar. Não deixe esbranquiçar. O açúcar cristaliza e gruda na panela. Aí voce tem que ferver água para soltar.

4 - Se quiser controlar a temperatura, a solução vai estar por entre 190ºC. Assim que começa a escurecer, afaste a panela do fogo. E não se engane, ele continua cozinhando no calor residual da própria panela.

5 - Rapidamente e com cuidado, despeje o creme de leite. A fervura vai levantar. Pegue a panela pela alça e gire, tomando cuidado para que não espirre. Você terá uma linda cobertura que pode também jogar sobre banana, sorvete... Os americanos colocam manteiga para dar brilho, fica a seu cargo.

Sirva com chá verde, como o que meu amigão Daniel sugere em seu blog, Panela de Cobre !

Experimente outras variedades de abóbora, torre as amendoas, use outras especiarias e então venha me contar como ficou o seu!


Espero que gostem!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP