sábado, 29 de agosto de 2009

Tapenade




A tapenade é uma espécie de antepasto italiano. Abaixo, a receita tradicional, mas você também pode inovar...fazer com hortelã, raspa de limão, misturar os ingredientes em composições saborosas, nutritivas e nada convencionais.

Ingredientes

 - Alcaparras (2 col. sopa) - deixe de molho na água para tirar o sal.
- Azeitonas pretas (150g) - compre as com caroço e tire, mais sabor.
- Anchova (3 filezinhos)
- Alho (1 dente)
- Azeite (a gosto)
- Limão (1/2) - vamos usar o suco
- Salsinha (a gosto)

Modo de fazer

Esta receita é mais velha que nossas trisavós. Então, se quiser se ater à história, faça na faca! Caso contrário, use um processador.

Cuidado apenas para não bater demais e virar um patê. Você deve poder ver os ingredientes da tapenade, ela deve ter um aspecto bem rústico.

Outra dica é na hora de higienizar as ervas. Seque-as bem com um pano de algodão ou crooshetch, perfex...Qualquer indício de água na produção maximiza o desenvolvimento de bactérias na receita e sua validade cai. Sem contar que você de quebra também contamina os outros alimentos na geladeira...rs! Eitah, nutrição!

A salsinha pode ser substituída por hortelã, se quiser um resultado mais fresco. Experimente hortelã com limão!

O alho fresco confere ardência. Use a gosto. Se quiser, retire o coração para deixar a receita mais suave. Pessoalmente, no me gusta!

O azeite aqui funciona não só como sabor, mas também conservante na sua receita.

A tapenade vai bem sobre carnes de toda espécie, serve até como molho de salada, comer com torradinhas, aquele pão italiano maravilhoso! Eitah, porra...já ganhei uns 3kg...ehehehhe!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP