quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Pão de fruta




Ingredientes

Farinha de trigo (250g)
Sal refinado (uma pitada) - é para dissolver o fermento
Manteiga integral (25g) - derreta no fogo e não deixe ferver
Uva passa (75g)
Limão tahiti (1) - o limão aqui é para usarmos as raspinhas, jogue-as na farinha
Laranja cristalizada (25g)
Açúcar refinado (25g)
Fermento biológico (10g)
Água mineral (150ml)
Ovo (1)
Chá preto (1 sachê)
Açúcar refinado (10g) - vamos usar esta segunda quantia de açúcar para dar cor ao pão

Modo de fazer

1 - Ferva os 150ml de água para o sachê de chá. Isso feito, deixe as passas pegarem gosto nessa solução por uns 15 minutos. O chá também deve estar mais morno, ele vai logo no inicio da massa, junto do fermento. Se estiver muito quente, estraga o fermento, ok?
2 - Com o chá já frio, façamos a massa: dissolva o fermento com o sal. Acrescente o chá e misture.
3 - É hora de entrar com a farinha já com o zest de limão, a manteiga derretida, as uvas passas demolhadas, a laranja cristalizada e os 50g de açúcar.
4 - Sove a massa numa superfície enfarinhada. Segure com uma mão e com a outra, estique e rasgue-a com os dedos. Prossiga, acrescentando mais farinha até que ela desgrude da palma da mão, adquira elasticidade e homogeneidade. Estamos formando glúten aqui, uma malha que vai conter o gás carbônico resultante da fermentação e dar mais volume e leveza a seu pão.
5 - O próximo passo e já pegar a fôrma onde você vai assar o pão e untá-la com bem pouco óleo. Lembre-se de retirar o excesso com um papel. Não queremos que o pão frite no forno.
6 - Molde seu pão, coloque-o na fôrma e deixe descansar coberto com papel filme, se possível, próximo a uma fonte branda de calor (como o topo da sua geladeira)
7- Após 30min de descanso, agora leve seu pão ao fôrno com um pano de prato preso à porta e deixe-o aquecido por mais uns 15 a 20min em temperatura baixinha, algo em torno de 60º. Com isso, estamos simulando uma estufa de panificação, onde as bactérias são forçadas e reagir com o fermento, liberando gás carbônico e dando ainda mais volume ao seu pão.
8 - Asse seu pão agora a 180ºC por 30 min. Logo depois, a segunda quantia de açúcar, 20g, dilua com um pouco de água e pincele sobre o pão. Volte-o ao fôrno e dê-lhe uma cor ainda mais linda e brilhante.


Rende 1 pão. Não fica doce e pode servir facilmente para um café ou chá da tarde

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP