quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Roast Beef & Yorkshire Pudding (Carne assada e pudim Yorkshire)



Em meados do século XVII, a reputação de 'amantes da carne' dos ingleses estava muito bem solidificada. Reflexo disso, Londres resplandecia através dos açougues e casas de comida quente, vendida a quem quer que estivesse em movimento. Assim relatam as memórias e observações de Henri Misson sobre sua estadia na cidade, no ano de 1698: que "é prática comum, mesmo dentre as pessoas mais abastadas, comer uma enorme peça de carne assada aos domingos, que elas engolem até não poderem mais e comem o resto frio ao longo dos outros seis dias da semana.
Essa associação entre o homem e a carne tem seu apogeu no período elizabetano. O apetite voraz dos homens ingleses é mesmo legendário, como apontam as notas da policia francesa ao Duke de Orleans: "Dê-lhes grandes pratos de carne... eles comerão como lobos e lutarão como demônios".
Hoje em dia, tamanha é a associação da carne assada à identidade inglesa, que os franceses a ela se referem como 'les rosbifs'. Da mesma forma, assim que se deu inicio o surto de vaca louca, o prato também foi o principal alvo das diretrizes na União Européia.
Quanto ao pudim de Yorkshire, foi o escritor e cozinheiro georgiano Hannah Glasse, autor do "A Arte da Culinária" (1747) quem primeiro o chamou dessa forma. Até então, era mais conhecido com 'pudim que pinga'. Mas qual seria a origem do nome?
Antes do aparecimento da carne, o pudim era oferecido como refeição de entrada. Ele era assado em baixo da carne, ficando impregnado com os sucos do cozimento; dessa forma, também seria servido com um pouco da gordura da carne. Com exceção à uma minoria de casas - onde o pudim era servido depois da carne -, a idéia era satisfazer o estômago com o 'pudding' de modo que apenas uma pequena porção de carne fosse suficiente ao comensal. Os estudiosos comparam esse rito ao que faziam e ainda fazem os chineses através do arroz.
Enfim, uma vez frio, o pudim Yorkshire podia também vir como sobremesa, acompanhado de geléia, salpicado com frutas secas ou creme. Embora a massa não fosse doce, de qualquer forma, tinha uma textura semelhante a um bolo, o que de longe já servia como uma excelente base para algo mais adocicado.


Para saber mais: http://www.icons.org.uk/

Ingredientes

Contra filé (500g)
Mostarda Colman's (5g)
Molho ingles (10ml)
Azeite comum (30ml)
Alho roxo (2 dentes)
Caldo de carne industrializado (50g)
Páprica picante (QB)
Noz moscada (QB)
Pimenta em grão preta (QB)
Alecrim fresco (QB)

Farinha de trigo (200g)
Ovo (2)
Leite integral (150ml)
Óleo de canola (50ml)

Modo de fazer

Para a carne assada

1 - Uma vez limpa a peça de carne, misture num bowl a mostarda, o sal, molho inglês, o azeite, pimenta, alecrim, a páprica, os dentes de alho picados e o caldo de carne esfarelado

2 - Aplique esse tempero na carne e a envolva com PVC, papel filme. Deixe na geladeira por 30min.

3 - Sele a carne numa frigideira ou chapa com pouco óleo e em fogo alto. Depois, finalize a peça em forno pré aquecido a 300º C (ou o máximo que seu forno residencial suportar).

4 - Retire do forno e deixe a peça esfriar para que os sucos retornem ao seu centro.

Para o pudim de Yorkshire

1 - Em um bowl, peneire a farinha e o sal. Adicione os ovos e a metade do leite, até que a mistura fique homogênea.

2 - Coloque o leite restante e deixe descansar na geladeira por 20min

3 - Pré-aqueça o forno a 120ºC e unte forminhas de muffin (papel) com óleo até 1/8 da forma

4 - Leve as forminhas ao forno sem a mistura, para que aqueçam. Preste atenção nesta etapa!

5 - Misture a massa mais uma vez e agora a despeje nas forminhas até 90% da capacidade

6 - Asse por 15min até que os puddings estejam dourados

Acompanha mostarda preta!

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP