quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Petit gâteau

Criado por acidente nos EUA, o petit gâteau resultou do descuido de um cozinheiro aprendiz ao aquecer demais o forno. Popular na Nova Iorque dos anos 90, ele chegou ao Brasil em 1996, hoje possuindo inúmeras variações de recheio; de doce de leite, goiaba, tangerina a outras frutas ou bebidas alcoólicas.
A denominação "petit gâteau", embora 'afrancesada', tem origem nos EUA e é desconhecida na França.

Lá no L'Hotel era bastante conhecida, pelo menos...rs...ai, eu fazia de 60 isso aqui.


Ingredientes

Manteiga sem sal (200g) - não adianta substituir por gordura vegetal ou margarina
Chocolate de sua preferência (400g) - usávamos Callebaut de laranja no hotel, à venda na Central do Sabor
Ovos (6)
Açúcar (25g)
Farinha (100g) - + para polvilhar as forminhas

Utensílios: 3 bowls, panela, fouet, colher de silicone, pincel, 12 forminhas de metal

Modo de fazer

Pré aqueça seu forno em 250ºC

1 - Unte as forminhas com bastante manteiga, não se esqueçendo de nenhum cantinho. Pulverize farinha e bata de ponta cabeça e com força para tirar o excesso

2 - Se o seu chocolate não é em gotas, vamos picá-lo na faca sobre uma tábua e levá-lo para derreter em banho maria junto da manteiga em pedaços. Não deixe espirrar água!

3 - Vamos separar clara e gema dos 6 ovos da seguinte forma: num bowl, vamos pôr as 6 gemas. Em  outro, irão apenas 4 claras.

4 - No bowl das 6 gemas, acrescente o açúcar e bata com fouet ou sua batedeira até o ponto de fita (esbranquiçado e o triplo de volume)

5 - No bowl das gemas, acrescente o chocolate derretido com a manteiga. Misture e, logo depois, coloque a farinha

6 - Por fim, bata as claras em neve e acrescente-as na mistura anterior, suavemente.

7 - A partir daqui, você é quem decide, se seus gateaus serão assados ou congelados. Para tanto, basta colocá-los sobre uma bandeja de metal e levá-los a freezer. Quando estiverem congelados individualmente, arrume-os num tapperware com tampa e valide por 1 mês.

8 - O petit gateau estará assado quando se formar uma película no topo do bolinho, mas ela cede ainda mole quando se toca com o dedo. Isso sinaliza que ele criou uma casquinha, mas ainda está úmido por dentro. No microondas, cozinhe-o na potência média por 22 segundos.

Rende 12 porções. Sirva e harmonize com sorvete.

Algumas pessoas erroneamente dizem que se trata de massa ainda crua em seu interior, quando na verdade é parcialmente cozida e repleta de umidade por meio da gordura do chocolate e da manteiga. Americano ou francês, o petit gateu é e sempre será muito apreciado no Brasil.

2 comentários:

Dani

Não querendo me meter, mas já me metendo...rs

Aprendi uma dica boa, assim que retirar a forma do forno, colocar em uma travessa com água fria e gelo, assim eles param de cozinhar, além claro de soltar com facilidade.

Até coloquei no meu blog essa postagem com as dicas.

Adorei descobrir seu blog.

Anônimo

Oie, gostei da receita e do blog em si.. Mas nesse caso acho que faltou a farinha para massa. Você descreve a farinha para as forminhas, mas não para a massa. bjus

Postar um comentário

Deixe seu comentário e sugestões!

Related Posts with Thumbnails

Canal Cozinha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP